A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.
A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.
Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.
Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.
Se seu documento for reconhecido – tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.
Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.
Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.
Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.
Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.
Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.
Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.
Maiores explicações no site da douane francesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
97 Comentários
Silvia Martins
Como o tópico é sobre “evitar”, sugiro que evitem os serviços do http://paris.airport-shuttle.com
O motorista da VAN que nos levou para o Aeroporto Charles de Gaulle surrupiou uma das nossas malas quando desembarcando passageiros no Terminal 1.
Como eramos os últimos, e no Terminal 2, ele, na maior desfaçatez, disse que provavelmente um dos passageiros anteriores teria apanhado a mala por engano.
Isso seria possível, sim, se não houvesse uma extranha passageira que o acompanhava na frente, e que, somente após o desembarque dos passageiros no Terminal 1, foi alertada pelo motorista para descer: provavelmente uma cumplice.
Bem arranjado o plano: quem deixaria o check in para procurar uma ajuda policial e se submeter a uma longa burocracia de um B.O. (boletim de ocorrência policial)?
Ele foi embora dizendo que iria ao Terminal 1 para resgatar a mala, e não mais voltou.
A companhia não responde aos meus emails.
Muito cuidado com esses marginais.
Carlos Paiva
Uma pergunta: minha mulher comprou duas bolsas na loja da LV em Lugano na Suiça, o atendente deu todos os papeis e pediu que ela carimbasse os documento na saida ( fronteira com a Italia, estavamos de carro) No aeroporto de Orly, fomos muito mal recebidos e via de consequencia não recebemos o reeembolso. Pergunto : a compra foi em 10 de setembro de 2010, até quando é possível receber o reembolso ? posso mandar por correio ou espero até voltar a algum paises europeu ???
Jeferson
Amigos,
voltei ontem de Paris.
O procedimento de recebimento ‘e bem simples.
Primeiro sempre que vc fizer uma compra maior que 175,00 euros vc pede ao vendedor que quer o tax free. ele vai lhe dar uma nota em que ser~ao preenchido alguns de seus dados. Nao esqueca de pedir seu imposto em especie.
Alguma lojas como a Sephora, eles lhe dao o imposto na hora em forma de imposto.
Ao chegar no CDG, vc tera que ir para o primeiro andar, o andar do embarque, la tera um guiche. Entregara os documentos, inclusive aquele em que ja te deram o imposto em forma de desconto. No meu caso a atendente so perguntou se estava com os materiais e nem pediu para mostrar nada. Dai vc vai para um posto de cambio da Travel ao lado do portao 12 no msm andar. La vc recebera seu imposto em especie e sera informado que APENAS as notas em que vc recebeu o imposto como forma de desconto sera colocada em uma caixa do correio essa no 2 andar.
Pessoal desculpem os erros de portugues, meu teclado esta horrivel mas me vi na obrigacao de vir aqui para passar essa experiencia depois de absorver tantas informacoes de vcs.
abracos
Paloma
quanto é o valor do desconto??
Lívia Mattos
Dúvida p/ Lina ou amigos
Voltei de Paris em 27/08. As compras foram feitas nas Galerias Lafayette de Marselha. Lá não havia opção de receber a detaxe em cash. Eles me entregaram a nota e o envelope carimbado da loja p/ q eu desse entrada no CDG. Lá fui no ‘setor de detaxe’ (imagino q seja a alfândega a q vcs se refiram). Lá eles fizeram o procedimento necessário (sinceramente não me recordo qual) e de lá fui orientada a enviar o pedido pelo correio (na caixinha ao lado). Já faz quase dois meses. Não fiquei com nenhum tipo de comprovante. Como posso ter controle disso? E qual é normalmente o prazo? Muito obrigada pela ajuda!!!
conexaoparis
Lívia
Você deveria ter guardado uma via para você.
Qual forma de pagamento escolheu?
Crédito em conta?
Chèque?
O crédito chega no máximo prazo de 3 meses. Chèque pelo correio no endereço que forneceu.
Fabiana Storino
Muito obirgada!!!
Beijos
Fabiana Storino
Oi Lina!
Adoro seu blog, estou sempre acompanhando!
Estou com uma grande dúvida em relação ao detaxe.
Tenho cidadania portuguesa e pretendo entrar na Europa com o passaporte português para evitar uma passagem desnecessária pela alfândega. A questão é: como não sou residente na Europa eu tenho direito ao detaxe? Além do passaporte europeu estarei levando o brasileiro também, mas este estará sem o carimbo de entrada…
Sabe me dizer isso?
Desde já grata,
Fabiana
conexaoparis
Fabiana
Mostre seu passaporte brasileiro na détaxe. Eles não olham os detalhes de carimbo. O que querem saber é se a mercadoria saiu da França.
Patricia
Lina,
Acabo de chegar de Paris. Recebi o Detaxe, em cash,no aeroporto, mas uma nota me foi devolvida porque nos papeis da loja nao havia a possibilidade de pagamento em dinheiro. Como ja estava na hora do meu embarque, nao deu tempo de coloca-la no correio. Esta nota ja está carimbada mas nao sei para onde devo envia-la e se e necessario mandar algo por escrito,tendo em vista o fato de eu ja estar no Brasil.
Desde ja, obrigada.
Patricia.
conexaoparis
Patricia
Esta nota veio acompanhada de um envelope com o nome e endereço da loja.
Senão, você envia para a loja onde efetuou a compra.
LE
Salut, Lina!
Por um dia deixei de te “encontrar” aqui no seu blog, espero que tenha
boas ferias!! Aproveite bem e descanse bastante.
Nao sei se outras pessoas poderiao me ajudar nessas duas duvidas:
1o. – Se pagar a vista (em cash) o valor acima de 175,01 euros somos
reembolsados na hora nas grandes lojas e/ou como citado acima, na
Galeries Lafayette ou Printemps?
2o. – Talvez nao seja o local correto, desculpe, mas no free shop do
CDG antes de embarcamos, nao pagamos taxa nenhuma nela, claro
que as opcoes deveram ser menores que nas lojas de Paris e caso
compre perfumes, vinhos ou mesmo doces e chocolates o pessoal
antes de entramos na aeronave nao vai reclamar por estar levando produtos liquidos acima de 1 litro ou uma sacola a mais alem da
bagem de mao e bolsa? Ou comprando no free shop estamos
liberados deste regulamento?
Obs.: Vou e volto pela Air France e parece que eles sao bem rigorosos.
Agradeco antecipadamente pelas informacoes.
Le
Bruno
Bom dia pessoal,
Gostaria de saber se alguém sabe o horário que abre a loja do amex para eu receber o dinheiro do detax? Eu posso usar na França e retirar o dinheiro em Portugal? Meu voo sai as 07:00 de Parias e vai para Lisboa, antes de vir ao Rio de Janeiro.
Grato.