A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.
A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.
Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.
Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.
Se seu documento for reconhecido – tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.
Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.
Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.
Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.
Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.
Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.
Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.
Maiores explicações no site da douane francesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
97 Comentários
Louise
Lina, minha pergunta é: A temperatura nos teatros de Paris são a temperatura normal, ou são climatizados? Como se adquiri o champanhe para o intervalo do espetáculo? agradeço antecipadamente.
conexaoparis
Louise
Os teatros são aquecidos. Quase todos tem um bar.
CARLOS
Lina,
Obrigado. E quanto a Orly, tem onde receber em cash, caso eu faça opção na loja?
conexaoparis
Carlos
Tem sim.
CARLOS
Alguém sabe dizer se em Orly dá pra receber o détaxe em cash? E se você indicar que quer receber em cash e caso não tenha um caixa no aeroporto ou esteja fechado, dá pra enviar o envelope carimbado e receber via cartão de crédito?
conexaoparis
Carlos
Você tem 3 meses para enviar o envelope carimbado e receber o desconto na sua conta bancária.
Patrícia
Lina,
Gostaria de saber se a Apple tem o détaxe, pois estou comparando os preços do Ipad para ver onde vale mais a pena comprar. E, se afirmativo, qual é a taxa?
Desde já, obrigada.
Patrícia.
conexaoparis
Patrícia
a détaxe é um desconto fixo para todos os produtos. Não sei ao certo quanto. No artigo acima deve ter este valor.
Beth
Madá
Vc está certíssima, o valor da compra tem que ser acima de 175€!
Eu acho que conseguir ou não detaxe depende também de sorte e atenção.
Madá
Beth, Laura, o valor é o que a Lina indica no post, acima de 175 euros num mesmo estabelecimento e no mesmo dia.
Emilia, isso já aconteceu comigo e eu mandei 2 meses depois e recebi o valor correspondente no cartao de credito, que foi a modalidade escolhida no momento da compra.
Infelizmente em minha ultima viagem o trem atrasou, a conexao ficou muito curta e na alfandega havia hordas de orientais na fila e tive que desistir para nao perder meu voo. Creio que nesse caso vou perder, pois nao saí da UE com os forms carimbados e mesmo voltando antes dos 3 meses nao terei a mercadoria para mostrar caso seja solicitada …
Emília Bahia
OI.Lia
Muito ,obrigada.
Sim eles já estão carimbados,pelo que entendi posso mandar pelo correio daqui do Brasil.
Adorei saber
Um ótimo fim de semana,que bobagem dizer isto,pois estando em Paris certamente será ÓTIMO.
Emília Bahia
Oii Beth e Lina
Fui no início do mês para Paris passar 10 dias(fiz o tal bate e volta à Londres).Fiz compras (muiiiitas) no Ville Europe,no outlet.Pedi o détaxe para algumas lojas pois só me lembrei de fazer isto no meio do dia.Me enrolei toda na alfandega.Entrei na fila carimbei as notas mas o rapaz estava muito apressadinho,tirei tudo dos envelopes para facilitar e me danei,pois depois não sabia o que pertencia cada envelope.O que eu descobri coloquei lá na caixa do correio(tenho dúvidas se estavam certo,mas…)Outros 3 envelopes,fiquei sem saber a que loja pertenciam e também não tinha visto que as lojas não tinham preenchido os meus dados e outras pessoas dando paupites,começou o meu check in foi uma danação só,o marido achando bobeira,eu preocupada com a perda do MEU dinheiro.Paupiteiros falaram q eu mandasse pelo BRASIL no nosso correio para não perder dinheiro.CONCLUSÃO,SOCORRO preciso saber se eu posso mandar por aqui,pois hoje que eu descobri quais notas pertenciam a cada envelope e se trata de reeembolso razoável.Desde já muito obrigada pela atenção.Bjos
conexaoparis
Emilia
Você tem 3 meses para enviar estes envelopes para as lojas. Eles são válidos se carimbados pela alfândega.
Beth
Laura
Em princípio, a detaxe funciona para compras acima de 150€ feitas num só local…