A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.
A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.
Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.
Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.
Se seu documento for reconhecido – tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.
Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.
Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.
Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.
Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.
Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.
Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.
Maiores explicações no site da douane francesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
97 Comentários
Laura
preciso saber se é possível fazer DETAXE em farmácias, com notas de cosméticos.
obrigada.
conexaoparis
Laura
Nem todos os comerciantes fazem detaxe. Os que fazem sempre anunciam com um poster.
Juliana
Lina queria te perguntar se vc conhece essa casa de câmbio em Paris, Comptoir Change Opera… pelo que eu vi tem três lojas, uma dela na Avenue de l’Opéra… eu estava pesquisando e vi que o câmbio é bem mais em conta lá e estava pensando em trocar o dinheiro lá ao invés de trocar aqui, mas não sei se é uma boa idéia, se é de confiança… vc tem como me dar alguma dica sobre isso? Muito obrigada!
conexaoparis
Juliana
Uma casa de câmbio situada nesta avenida só pode ser de confiança.
Renata
Lina, na Sephora e na Marrionaud do Champs Elysées você paga sua compra no cartão só o valor já sem o imposto. Bem mais prático já que receber Euros quando já se está deixando a Europa não ajuda tanto. Você só tem que carimbar o formulário no aeroporto e postar o envelope. É super fácil: depois de carimbado o formulário, vc fecha o envelope e coloca numa caixa de correio. Se não fizer o procedimento eles cobram no seu cartão o valor do imposto que você deixou de pagar.
bjs
Beth
Lina
A minha fórmula é bem simples, risos.
E acho que vc também usa…
Bjs.
Andréa
Oi Denise e todos os participantes,
Obrigada pelo esclarecimento e dicas.
Lina, obrigada pelo seu blog, além das suas dicas podemos participar e ajudar uns aos outros.
Andréa
Jose Mauricio
Achei um link de “O Globo” com instruções para recuperação das taxas para vários países da Europa, além do Canadá e alguns locais nos USA.
http://oglobo.globo.com/viagem/planeje/compras04.asp
Está bem explicadinho, inclusive com os valores do VAT em cada país.
teresa casali
Realmente concordo,haja paciencia pra tanta burocracia,ja estou meio cansada de papel pra ca e pra la,estou preferindo mesmo as lojas que ja dao o detaxe na hora,ou entao compro no free shop.Depois de muitas andancas cheguei a conclusao que da quase no mesmo,perfumes entao da ultima vez comprei em uma loja em Paris,ate bem conhecida, que no final das contas com a detaxe(que me deu o maior trabalho pra pegar de volta,alfandega,caixa de correio etc…)quando cheguei no free shop os perfumes ficavam no msm preco ,e os cremes ficavam ate mais baratos …
bissoussssssssssss
Nice
Bom dia! Adorei as dicas, como sempre.
Quando fui a Paris, no ano passado, não tive problema algum com o Detaxi. Eu e meu marido compramos óculos na grand optical, na Champs Elyseés, pedimos desconto à vista (pgto em espécie) e, ainda, recebemos o Detaxi. Lá, o gerente fala português ou espanhol, não lembro exatamente, mas o atendimento é ótimo. No CDG não tivemos problemas. Mostramos a nota e, mesmo sem falar nada de francês, deu tudo certo. Não sei se foi sorte de principiante, mas deu certo msm. Em Buenos Aires, porém, não recebi o Taxi Free porque não sabia que em espécie só devolvem a partir de 50 pesos, de modo que o turista tem que ter em espécie o que remanescer. Só que, antes de ir para o setor, fui ao Banco e troquei tudo por dólar para gastar no Free Shop. Detalhe: para receber o crédito no cartão, os dados respectivos na “tarjeta” devem estar em alto relevo e a impressão do meu cartão não estava assim. Então, fiquei sem meus 28 pesos. Não é muito, mas era meu. Uma pergunta: Vi alguns de vcs falando que os preços de perfumes na “Le Parfum de l’opera” são bons. Então, são melhores do que no Free Shop ou os produtos são diferentes? Vcs acham que fica mais em conta comprar no Free Shop ou na Sephora, por exemplo? Qdo fui o euro estava em torno de R$ 2,7 e hj está em torno de R$ 2,4. Então, como no Free Shop era em dólar, achei que comprando cosméticos no Free Shop sairia mais em conta, porque praticamente os números correspondiam (i.e., um lápis MAC era U$17 no Free e na Sephora 17 euros). O que acham?
Beth Lima
Mara e Marco,
Obrigada pelas informaçoes.
No final acho que vai dar tudo certo!
Beijos a todos
Marco
Mara atendendo o seu pedido.
Todas as loja que fornecem o Tax_Free nas cidades européias podem ser reembolsados no último aeroporto que voltamos para Brasil, exemplo fiz umas compras em Berlim guardo os comprovantes que a loja me fornece, vou para Genebra e compro mais alguns produtos guardo as notas e assim vai até quando embarcamos de volta, se o último for Paris somos reembolsados no Charles de Gaulle. Quem viaja pela Tap com certeza deverá trocar suas notas no aeroporto da Portela. Obs é sempre bom chegarmos com antecedência para o reembolso. Nas estações de Trem não fazem reembolso.