A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.
A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.
Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.
Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.
Se seu documento for reconhecido – tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.
Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.
Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.
Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.
Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.
Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.
Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.
Maiores explicações no site da douane francesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
97 Comentários
Mara
No meu último comentário troquei reembolso por desembolso: falha minha!
Beth, 35 anos!.Então o nome veio a calhar, pois, por aqui, conhecemos de longa data as historinhas das filas dos “benefícios”, né não?
Beth Lima, as informações que recebo é de que a détaxe é reembolsada no último itinerário do MCE, e sempre fiz assim. Será que alguém tem experiência distinta? Por favor, a informação será bem-vinda.
Yvanna Machado
A gde maioria das lojas ( BOM MARCHÉ, GALERIAS LAFAIETE, C&A, ZARA e outras ), já tem sistema de restituição na hora . E o que vale mesmo a pena é não precisar mostrar as mercadorias no aeroporto.
Sulamita Machado
Olha só, gente; se Lina me der licença vou relatar minha experiência que tem sido assim: se fiz compras na GL (ou Bon Marché ou Printemps, etc..) acima de 175 euros, desci com as notas até o subsolo com passaporte e paciência. Eles preencheram uma ficha com os meus dados e dados da compra e me devolveram dentro de um envelope para que eu o apresentasse na alfândega do último porto de saída do Mercado Comum Europeu. No meu caso, foi Paris. Como pedi o reembolso em cash, não foi necessário colocar nada no correio pois a agencia do Amex faz o pagamento e fica com as notas, embora eu receba cópia de tudo. Vale dizer que o pagamento é feito pela agência do Amex imediatamente em frente à Alfandega no CDG, mas não é necessário que vc. tenha usado o cartão Amex.
Agora, se vc. quer o reembolso via fatura de cartão de crédito, (qualquer bandeira) aí sim, vc. tem que colocar na caixa do correio (ao lado da Alfandega) as cópias das faturas que a Alfândega devolveu dentro do envelope devidamente carimbadas.
A alfândega pode pedir para ver a mercadoria a que se referem as notas fiscais, portanto tudo isso tem que ser feito antes do check-in.
Cheguei bem mais cedo no aeroporto para não ter problemas mas voltei com os preciosos euros que levarei este ano para Paris, novamente…
Espero ter ajudado, e se ficar muito confuso, Lina, por favor, sinta-se à vontade para não postar. Abraços, S.
Beth Lima
Alguém pode me informar?
Depois de Paris pegarei um vôo para Lisboa e ainda ficarei alguns dias em Portugal. De lá virei para o Brasil.
Posso pedir o detaxe no aeroporto de Paris ou é obrigatório que seja no último aeroporto europeu?
Obrigada.
Beijos!
conexaoparis
Beth Lima
No último aeroporto europeu antes de despachar as malas. Esta é a frase que se encontra no site da alfândega francesa.
Beth Lima
Oi pessoal!
Ótimas dicas pra quem nunca foi à Paris.
Esse blog é o máximo! Vou anotar mais essa.
Beijos a todos!
Denise
Uma boa dica para quem vai comprar perfumes e quer ser reembolsado, é comprar na loja da REgina,( Le Parfum de l’Opera 3 rue Helder 75009 Paris – metro Opera – A Lina escreveu um posto sobre ela).Além de ter um preço bom, simpáticas funcionárias que falam português , vc é reembolsado na hora, deixando apenas uma nota de cartão de crédito como garantia, caso vc não consiga passar pelo alfândega no aeroporto.
Denise
Acho que toda esta burocracia é para evitar que as pessoas peçam o dinheiro de volta. Várias pessoas desistem pelo tamanho da fila, burocracia, etc.
Uma vez eu deixei de receber quando voltava por Lisboa, pois a fila para o check in e da alfândega eram enormes.
Denise
Andrea,
Ano passado eu estive em Paris e fui embora por Madrid. Guardei todas as notas e apresentei no Aeroporto de Barajas, em Madrid. REcebi tudo na hora e não peguei qualquer fila.
Beth
Mara
Esse “benefício” já existe há uns 35 anos, risos.
Ruim é conseguir ser beneficiada…
Abs.
Deni,se
Andréa