A agressão sexual pode ser verbal. Ela pode ser apresentada como uma bricadeira entre amigos ou colegas, uma piada leve ou um comentário espirituoso de um superior hierárquico.
A lei francesa considera que toda proposição ou comportamento repetitivo com uma conotação sexual é uma situação hostil e uma agressão à dignidade da vítima.
Caros colegas, a lei lembra à vocês que as alusões sexuais repetitivas provocam um sofrimento repetitivo.
Caros colegas, a lei lembra à vocês que uma canditata ao emprego não é uma candidata à proposições sexuais.
Caros colegas, a lei lembra à vocês que o assédio sexual não é nunca uma brincadeira e sempre uma violência.
…
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Valdeir
No Brasil não iria funcionar, muito seriam presos! kkkk
Maurício Christovão
O assédio(moral, sexual, psicológico) é uma grossa covardia que deve ser combatido por todos os meios. Hoje em dia está um pouco melhor, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.
Cristiane Pereira
Ótima iniciativa. Esse tipo de assédio metido a “engraçadinho” é super-comum no Brasil e entre colegas, e, a meu ver, é muito inconveniente, muito desagradável. E, se não incomoda a algumas pessoas, a outras incomoda demais, até mesmo a quem não é alvo da ‘brincadeira’ (geralmente dirigida às mulheres). Queria muito que uma campanha dessas – e a lei – desse certo no Brasil. Mas falta muito ainda pra chegarmos nesse ponto…
Celso
Na cabecinha do brasileiro, a homossexualidade é motivo de piadas. Seria bom que houvesse uma lei criminalizando a homofobia, assim os humoristas e os brincalhões seriam obrigados a criar piadas e brincadeiras mais inteligentes.
Lenna
Uma excelente medida do governo francês! Na área de recursos humanos das empresas, se tem conhecimento de absurdos que acontecem. Parece mentira, mas com toda as conquistas das mulheres no trabalho, continuamos vulneráveis a estas situações. Seria ótimo se esta lei fosse sancionada aqui no Brasil!
Sophia
O problema é que quem assedia de forma mais “sutil” não considera o que faz como assédio sexual – portanto, não acha que a campanha seja endereçada para ele.
De qualquer forma, o esforço é válido e seria uma boa campanha também no Brasil: haja jogo de cintura para escapar das investidas…