A Catedral Notre Dame de Paris é passagem obrigatória para todos aqueles que desembarcam aqui pela primeira ou pela décima primeira vez.
A Notre Dame é uma das mais importantes catedrais da Europa e faz parte da história de Paris desde seus primórdios.
No seu exterior, são milhares de detalhes arquitetônicos para descobrir; no interior, esculturas, vitrais, sinos e relíquias para conhecer.
A catedral foi o palco de quase todos os fatos importantes da vida de cidade: todos os grandes nomes da história aí se casaram, foram coroados ou velados e os principais eventos foram aí festejados.
A catedral indica o centro geográfico da cidade. Uma pequena placa no solo marca o ponto zero para o cálculo de todas as distâncias. Uma foto com o pezinho no point zero é uma das clássicas do circuito turístico internacional.
Um pouco de história
Quando estiverem diante da Notre Dame, a vinte metros do solo, você verá 28 personagens representando os reis da Judéia. Cada estátua mede 3.50m de altura.
Em 1793, durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas. Os revolucionários confundiram os reis da Judéia com os reis da França. Mais tarde, as cabeças foram redesenhadas e reconstruídas.
Em 1977, durante a construção da sede de um banco na rue Chausée d’Antin – perto das Galeries Lafayette – os operários descobriram 21 cabeças, todas elas originais. Elas ficaram séculas esquecidas.
Hoje, estas cabeças podem ser vistas no Musée National du Moyen Âge de Cluny.
A catedral de Notre Dame de Paris possui uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da Coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.
A história desta relíquia remonta aos evangelhos de São João, na passagem onde ele relata a coroação de Cristo. A veneração desta lembrança da Paixão de Cristo é mencionada à partir do século IV pelos peregrinos que visitavam Jerusalém.
Mais tarde, a relíquia foi transferida para Constantinopla e guardada na capela dos imperadores bizantinos. Em 1238, Louis IX, rei da França, comprou do imperador de Bisâncio a coroa de espinhos. Um ano depois ela chegou em Paris e foi guardada na Notre Dame. Desde 1896 ela está conservada dentro de um tubo de cristal e de ouro. A relíquia é apresentada, aos fiés, a cada primeira sexta feira do mês, às 15h, e na sexta feira santa das 10h às 17h.
Leia o texto sobre as relíquias da catedral e veja as fotos no site oficial da Notre Dame de Paris. Clique aqui.
Os sinos da Notre Dame são famosos. Durante a revolução francesa, quase todos eles foram fundidos. O único sobrevivente foi o famoso sino Emmanuel. Emmanuel pesa 13 toneladas e não toca todos os dias. Desde 1685 seu som anuncia a chegada de datas importantes para os cristãos e também os maiores eventos que caracterizaram nossa história, como por exemplo, o fim das duas guerras mundiais.
Mas Emmanuel não está mais sozinho. Com grande entusiasmo, a catedral inaugurou, o ano passado, um conjunto de sinos idêntico ao existente nos séculos passados.
Concertos e recitais
Não sei se você já escutou um recital de orgão na Catedral de Notre Dame de Paris. É um programa que vale a pena. O impressionante interior da catedral, a luz externa colocando em relevo os seus maravilhosos vitrais, o silêncio do público aos primeiros acordes de um concerto de música sacra, garanto para você, é um grande momento de emoção.
No site da catedral você encontra o calendário dos concertos. Mas fique sabendo que todas as noites de sábado, a Notre Dame oferece aos fiéis ou melômanos concertos de orgão com grandes organistas intecionalmente conhecidos. A entrada é livre, não existe venda de tickets. A Catedral pede somente uma pequena contribuição a cada visitante.
Saiba também que nas festas religiosas como Natal e Páscoa, a oferta de concertos de música sacra é relevante.
Clique aqui para ter acesso ao programa musical da Notre Dame.
O orgão foi restaurado recentemente. Após 10 meses de trabalhos, o orgão voltou a funcionar dia 12 de dezembro 2012 para as festas de comemoração dos 850 anos da Catedral.
Torres da Notre Dame
A visita à catedral Notre Dame de Paris é gratuita. Mas a visita às suas torres é paga. Vale a pena subir? Nós achamos que vale muito a pena subir os 422 degraus até o alto das torres. Lá de cima você verá Paris emoldurada pelas gárgulas desenhadas por Viollet-le-Duc.
As torres estão abertas todos os dias da semana. Fechadas no dia 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. O Museum Pass dá acesso às torres.
As torres não são acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida. Nós temos um artigo sobre os monumentos acessíveis em Paris (leia aqui).
E se você ainda não leu o livro O Corcunda de Notre Dame, leia. nossa resenha do livro (clique aqui).
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Marina
Olá, gostaria de uma informação. Estou interessada em concertos de órgão no mês de junho, na Catedral de Notre Dame. Já verifiquei as datas dos concertos que me interessam, pois estarei por três dias de junho em Paris. Você diz que são gratuitos, o que é muito bom. Mas pergunto: como e por onde é a entrada? Estive em maio de 2014 na Catedral e havia uma fila quilométrica para entrar. Para assistir os concertos a entrada é por essa mesma fila? Se for, deve ser bem difícil conseguir entrar a tempo de ver os concertos. Agradeço se puder me responder. Grata. Marina.
Rodrigo Lavalle
Marina, sim, é a mesma entrada. Sugiro que você chegue com uma certa antecedência.
Abraços.
Letânia Chaves
Óbvio que a vista vale a pena. Vale muito mais do que a vista da torre Eiffel, afinal, a própria Eiffel é a graça das vistas mais bonitas. Mas precisam fazer advertências para os claustrofóbicos! O esforço de subir é pouco perto do esforço de manter a sanidade naquela escada apertada e sem janelas. Sofrido, angustiante. Sinceramente, até hoje não sei como consegui.
VirginiaAmorim
Bem, a primeira vez que visitei Notre Dame fui levando o meu livro do Fulcanelli “o mistério das Catedrais ” .queria entender e será simbologia que nela encerra.
Ela é um livro aberto, é só interpretar.
Subi os 422 degraus e minhas pernas tremeram na descida. Foi barra.
Aconselho a visita e a leitura preliminar sobre a simbologia da arquitetura gótica desta obra inigualável.
É uma vigem inesquecível!
Irene marcelli
Atraves da Conexao viajo todo mes em ninha mente. Relembro os museus, me atualizo relendo as explicacoes,que as vezes estao adormecidas. Paris esta na minha mente para sempre.Amo Paris toda! A Franca que conheco, historias dos reis, dos museus,catedrais,enfim,fico feliz!!merci.
Cristina Setter
Na minha opinião, a vista do alto da torre de Notre Dame é uma das mais bonitas de Paris. Visita imperdivel!
Lucia Lebre
É linda demais! Visitei-a em 2010 e o efeito que ela causou em mim, ainda permance.
Sabrina Nunes
Vi no site da igreja que nos finais de semana de maio e junho eles fazem um espetáculo com coral (?) e projeção de imagens na fachada da igreja. Infelizmente a informação que encontrei foi do ano passado: http://www.notredamedeparis.fr/spip.php?article1866. Será que vocês teriam como verificar se este tipo de espetáculo ainda está acontecendo? Visito a cidade mês que vem e com certeza algo desse tipo seria imperdível.
Se a resposta for positiva, #ficaadica para uma postagem.
Beijos e sucesso!!!
Rodrigo Lavalle
Sabrina, todo sábado e domingo dos meses de maio e junho acontece a “ópera de imagens” RÉJOUIS TOI, MARIE: http://goo.gl/cdOYUd.
Abraços.
Augusto
Lina,
Blog maravilhoso. Sempre bom retornar a Paris mesmo de forma virtual. Toda vez que penso nesta cidade maravilhosa associo ao Conexão.
Anna Cláudia Nantes
Visitei Notre Dame e foi uma das melhores experiências que tive em Paris. Maravilhoso! Os sinos tocando, os vitrais, a arquitetura. Muito lindo. Vale a visita.
Mauricio Christovão
Preciso tomar vergonha na cara e encarar os 422 degraus. Sempre dou a desculpa da fila muito grande, mas com a compra antecipada pelo CP, acho que vou ter que subir mesmo… Reparei que as letras “T” e “Z” do PoinT Zero estão mais desgastadas do que as outras. Haja pé de turista!!!