Classifico na categoria diferenças culturais a questão “os franceses e seus dentes”. Meu olhar é antes de tudo sociológico sem qualquer outra conotação.
A diferença é brutal na comparação entre brasileiros/franceses e seus dentes.
Desde que aqui cheguei, há anos, anos atrás, a falta de preocupação dos franceses com a estética bucal me intriga. Desde 1983 até hoje tive tempo suficiente para observar os mesmos problemas em classes sociais as mais diversas. Como me casei com um cirurgião dentista francês, tive também tempo de sobra para discutir a questão com um profissional da área.
Um ponto preciso me intriga nos franceses, sejam eles ricos, pobres, cultos, incultos: a falta, não diria sistemática mas frequente, do pré molar. No primeiro grande e alegre sorriso, lá está o buraco logo após o dente canino.
Nunca fiz pesquisas sobre o assunto, mas não erro em dizer que encontramos, no Brasil, o mesmo caso nas parcelas mais pobres da população. Aquelas cuja falta de recursos abole a questão estética.
Ora, não é o caso na França. Tenho amigos queridos, pessoas que fazem parte da elite econômica e cultural francesa, que possuem o sorriso desdentado. Para eles, imagino, fato irrelevante ou problema inexistente. Eles possuem um aguçado sentido estético em relação à outros aspectos corporais, frequentam os melhores cabeleireiros, cuidam do corpo com dietas, ginásticas e esportes. Estão sempre elegantes, roupas e acessórios que marcam a posição social, apartamentos bem decorados e vida social animada. Como explicar a questão?
Outro fato me intriga também. Até hoje, aqui na França, eles não chegaram no uso sistemático do aparelho para correção estética. Aparelho aqui é somente em casos graves, em situações consideradas patológicas. Olha que já sou do time de “uma certa idade” e, no Brasil, a minha geração toda apresentou, por razões estéticas, o famoso sorriso blindado.
E quando perguntei para o marido porque, citando os nomes de inúmeros amigos e conhecidos, os franceses não ligavam para a falta do molar ou para dentes encavalados e tortos ele ficou alguns instantes sem resposta. Em seguida justificou dizendo que os seguros não pagam implantes dentários e correções estéticas.
Hoje ele sabe que a questão não se esgota aí. No Brasil, com seguro ou sem seguro, nós exibimos um sorriso sem falta.
A idéia deste post surgiu ontem quando li no site Aujourd’hui le Brésil artigo sobre os brasileiros e seus dentes impecáveis, sobre os 2.96 bilhões de reais que gastamos em consultórios dentários. O artigo explica que apresentar dentes brancos e perfeitos faz parte do nosso quotidiano, assim como o cabeleireiro e a manicure. Por isso nos transformamos no segundo maior mercado do mundo em higiene bucal.
Se em outros países encontramos distribuidores de preservativos nas farmácias, de biquines nas piscinas e de bebidas nos corredores do metrô, no Brasil encontramos distribuidores de fio dental e de Listerine nos restaurantes mais chics. E para a felicidade dos dentistas, esta profissão se tornou a segunda mais bem remunerado do país.
Pena que meu marido não exerceu sua profissão no Brasil!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
194 Comentários
César
Quando cheguei em Paris, foi uma das primeiras coisas que notei. Garotas jovens, bonitas e aparentemente saudáveis com dentes horríveis! Inclusive sem um dos incisivos frontais. E aparelho por lá não é nada comum.
Ana Paula
Notei isso tambem. Nao tanto em Paris, mas na Italia. Impossivel nao chamar a atencao para algumas pessoas com aqueles dentes desalinhados e sujos (nao sao todas as pessoas, nao estou generalizando).
Me fez lembrar de um amigo que morou muito tempo na Franca e os colegas de trabalho dele achavam engracado que ele escovava os dentes depois do almoco.
Bom, podem dizer que somos povo tupiniquim, mas 2 banhos por dia e escovar os dentes apos as refeicoes, ainda continua sendo meus habitos tupiniquins que mais gosto hehe
maria josé
Meu prof de Francês, que nasceu lá e vive cerca de 1 ano no Brasil, pegou o hábito dos seus alunos, que escovam os dentes, depois de cada refeição, usam fio dental, mesmo almoçando fora de casa, nos restaurantes, deixando sempre à disposição os apetrechos necessários para a limpeza. Alguma coisa ensinamos a eles!
Maria Luiza Moreira
Incomoda mesmo, a falta de preocupação com a estética do sorriso, na maior parte da Europa. Na Inglaterra,quando eu fazia intercâmbio, meu professor me perguntou sobre a preocupação dos brasileiros com dentes perfeitamente alinhados. Ele achava isto um absurdo…rsrsrs
Monara
Isso mesmo, só que vc não falou da gengivite que eles têm por falta de higiene mesmo com os dentes, vai além de estética… Para encontrar fio dental não foi fácil, preciso ir a grandes farmácias porque no mercado não tem… E escovar os dentes depois do almoço?! Que?! Vc está doente?! inúmeras diferencas entre estas duas culturas…
Carla
Sempre me intrigou também.realmente não é questão só de.estética,o que já é estranho por s.Parece descuido de saúde mesmo.Quando morei aí no fim dos anos setenta,um dos pavores era ter que ir ao dentista.evitamos pois muitos diziam que a qualidade da formação e o nível profissional ,que ainda os métodos da França eram outros… Ficamos três anos sem ir!depois teve aquela importação dos dentistas brasileiros para Portugal,mostrando que a questão não era só na França.vejam os ingleses,até.atores como Hugh Grant têm até hoje .dentição horrível,suja mesmo.talvez ai TB esteja parte da explicação.Quem dera tivéssemos seu.marido como dentista a época.
Mévia
Percebi a mesma coisa no Japão, a quantidade de gente com dentes tortos é impressionante, e conversando com uma brasileira que mora na Espanha ela me disse que nós somos os mais higiênicos na questão bucal.
luiz manoel da silva guimarães
Excelente estudo… Muito boa informação…Excelente a observação!!!! Parabéns!!!
Quero ir à França (e talvez fique por lá) com um sorriso imponenete!! Mesmo sendo prótese!!!
Está saindo um pouco caro, mas vale a pena…Meu dentista é excelente… e não é no Rio, mas em Niterói…
abraço
PS Mantenha esse blog nesse caminho!!
Julio
Há um certo ufanismo com a odontologia brasileira (sou dentista e com vasto histórico de pesquisa/ensino), inclusive de achar que nossa odontologia é a melhor do mundo. Não é e nunca foi. O que há no Brasil são algumas boas escolas e um seleto grupo de excelentes profissionais. A beleza do sorriso do brasileiro está em grande parte associada à sua preocupação com a higiene e não à qualidade dos seus dentistas. Seguimos, claro, a escola americana que privilegia a aparência do sorriso à saúde bucal, o oposto da escola europeia. Com a ideia de disseminar a saúde bucal a toda a população, os países europeus relegaram a segundo plano a estética e a população, na minha opinião, se acostumou com isto. Mas por trás de um belo sorriso podem existir problemas ocultos graves que, por terem um curso lento e insidioso, demoram a aparecer para o paciente: este é o principal problema com o qual os brasileiros se deparam hora ou outra em sua vida.
Mary
Legal o texto. Ausência dentária pode não só trazer questões estéticas ao paciente, mas funcionais tb. A odontologia brasileira é referência mundial mas, como todo cuidado com saúde, está longe de ser acessível à maior parte da população, que tb não é dona de um sorriso branco e alinhado em sua maioria , infelizmente. Sobre ser a segunda profissão mais bem paga do país, afirmo que está longe desta posição privilegiada. Sobre oferta de fio dental e bochechos em restaurantes, isso não é algo comum nem entre restaurantes chiques. Observa-se mais em restaurantes finos especializados em carnes. E, mesmo nesses locais, não raro deixam de repor a oferta desses itens quando deixa de ser novidade.