Classifico na categoria diferenças culturais a questão “os franceses e seus dentes”. Meu olhar é antes de tudo sociológico sem qualquer outra conotação.
A diferença é brutal na comparação entre brasileiros/franceses e seus dentes.
Desde que aqui cheguei, há anos, anos atrás, a falta de preocupação dos franceses com a estética bucal me intriga. Desde 1983 até hoje tive tempo suficiente para observar os mesmos problemas em classes sociais as mais diversas. Como me casei com um cirurgião dentista francês, tive também tempo de sobra para discutir a questão com um profissional da área.
Um ponto preciso me intriga nos franceses, sejam eles ricos, pobres, cultos, incultos: a falta, não diria sistemática mas frequente, do pré molar. No primeiro grande e alegre sorriso, lá está o buraco logo após o dente canino.
Nunca fiz pesquisas sobre o assunto, mas não erro em dizer que encontramos, no Brasil, o mesmo caso nas parcelas mais pobres da população. Aquelas cuja falta de recursos abole a questão estética.
Ora, não é o caso na França. Tenho amigos queridos, pessoas que fazem parte da elite econômica e cultural francesa, que possuem o sorriso desdentado. Para eles, imagino, fato irrelevante ou problema inexistente. Eles possuem um aguçado sentido estético em relação à outros aspectos corporais, frequentam os melhores cabeleireiros, cuidam do corpo com dietas, ginásticas e esportes. Estão sempre elegantes, roupas e acessórios que marcam a posição social, apartamentos bem decorados e vida social animada. Como explicar a questão?
Outro fato me intriga também. Até hoje, aqui na França, eles não chegaram no uso sistemático do aparelho para correção estética. Aparelho aqui é somente em casos graves, em situações consideradas patológicas. Olha que já sou do time de “uma certa idade” e, no Brasil, a minha geração toda apresentou, por razões estéticas, o famoso sorriso blindado.
E quando perguntei para o marido porque, citando os nomes de inúmeros amigos e conhecidos, os franceses não ligavam para a falta do molar ou para dentes encavalados e tortos ele ficou alguns instantes sem resposta. Em seguida justificou dizendo que os seguros não pagam implantes dentários e correções estéticas.
Hoje ele sabe que a questão não se esgota aí. No Brasil, com seguro ou sem seguro, nós exibimos um sorriso sem falta.
A idéia deste post surgiu ontem quando li no site Aujourd’hui le Brésil artigo sobre os brasileiros e seus dentes impecáveis, sobre os 2.96 bilhões de reais que gastamos em consultórios dentários. O artigo explica que apresentar dentes brancos e perfeitos faz parte do nosso quotidiano, assim como o cabeleireiro e a manicure. Por isso nos transformamos no segundo maior mercado do mundo em higiene bucal.
Se em outros países encontramos distribuidores de preservativos nas farmácias, de biquines nas piscinas e de bebidas nos corredores do metrô, no Brasil encontramos distribuidores de fio dental e de Listerine nos restaurantes mais chics. E para a felicidade dos dentistas, esta profissão se tornou a segunda mais bem remunerado do país.
Pena que meu marido não exerceu sua profissão no Brasil!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
194 Comentários
Iara
O que mais me impressiona não é a falta do pré molar, os dentes desalinhados ou o tártaro provocado pelo fumo e pela falta do uso do fio dental, o que mais me impressiona é o mal hálito muito frequente entre os franceses. Às vezes fica difícil até conversar com algumas pessoas, mesmo sendo elas extremamente inteligentes, cultas e agradáveis, como alguns amigos que tenho. Quanto à questão do alinhamento dos dentes, isso não é só uma questão estética e sim de saúde bucal MESMO, pois o acavalamento provoca nevralgia e incômodo.
Camila
Olá,
Iniciei um tratamento dentário aqui no Brasil e há 3 meses estou usando aparelho fixo. Segundo a minha dentista, terei que usá-lo por dois anos. Tenho um projeto de fazer intercâmbio na França no semestre que vem (por 10 meses). Seria melhor interromper totalmente o tratamento e conclui-lo quando retornar ao Brasil ou é mais viavel encontrar um ortodentista por lá que dê continuidade? Agradeço a ajuda.
Rodrigo Lavalle
Camila, converse com a sua dentista, ela é a pessoa mais indicada para aconselhar. Nós não temos qualificação profissional para tal.
Abraços.
Isis
Ola! Estou sempre acompanhando o Conexão Paris, mas não tinha visto este texto ainda! Comecei um tratamento ortodôntico no Brasil que foi interrompido quando me mudei pra ca…Você poderia recomendar um bom ortodontista (gostaria de colocar aparelho interno), e/ou me passar os contatos do seu marido por e-mail?
Obrigada a vocês pelo excelente conteudo!
Analucia
Sinceramente!!!!! Nesse aspecto estamos cem anos na frente de qualquer Pais, inclusive dos americanos. Que se bata palmas para nossas conquistas e no que se refere a odontologia , pelo menos metade das minhas amigas vao para o Brasil arrumar seu dentes, por confiança e respeito profissional.
Analucia
Realista.. Lembro que vc fez severo agravo aos dentistas brasileiros, os melhores do mundo!!!, lembrando que cada post está ligado a um endereço eletronico e podemos sim!!!! Responder judicialmente por difamaçao e calunia quando afrontamos determinada pessoa ou categoria . Os dentes estao relacionados a saude geral , jamais a lambuzamentos!!!!! Eu tenho meus dentes bem cuidados pq absoluta necessidade de mastigaçao, para uma boa fonaçao e um sorriso bonito..
Analucia
Sinceramente… Nossa odontologia é a mais avançada do mundo!! Por habilidade e por estudo cientifico.O uso do fluor na agua , na pasta de dentes reduziu em muito a doença carie dentaria .. So nao concordo com essa epidemia de g
Dentes neve!!! Dente nao é branco!!! Tudo que se destaca no corpo, no rosto, claro!!!!! Ta chamando atençao para um defeito ou erro.?
Realista
O nível de importância que se dá aos dentes é indiretamente proporcional ao grau de desenvolvimento de um povo. Quanto mais se importa, menos desenvolvido é o povo. Evidentemente, os dentistas se “lambuzam” com a ignorância do povo que exige estética a qualquer preço. Só que estes mesmos dentistas não informam corretamente possíveis efeitos colaterais dos seus “tratamentos baseados em evidências monetárias”…
Iasmim
Fiquei assustada também com a quantidade de sorrisos amarelos que vemos aqui, não um um simples amarelo, aquela tonalidade natural de muitos dentes, mas sim um super amarelão. Também já ouvi comentários de amigos de amigos que disseram que usavam fio dental uma vez por ano e olha lá. Fora a falta de hábito em escovar a língua, que é o maior causador de mau hálito. Faltar o molar tudo bem, mas mau hálito?
Sandra Holanda
Fiquei decepcionada com os dentes dos franceses e dos Europeus achei horrível .