Visitamos o Museu Camille Claudel, situado na cidade de Nogent-sur-Seine, perto de Paris. Leia nossas impressões.
Nossa visita
Por mais cansativo que uma viagem bate e volta possa ser, é sempre um prazer e uma emoção – pelo menos para nós que vivemos em Paris – escapar um pouco da rotina da cidade e mergulhar no interior da França.
Há cerca de duas semanas fomos visitar o Museu Camille Claudel, situado na cidade de Nogent-sur-Seine, a cerca de 1 hora de trem de Paris. OK, não é super interior da França mas, mesmo assim, é um programa fora de Paris.
No dia da nossa visita – um dia que começou cinza – a cidade estava praticamente deserta. Fizemos sozinhos o caminho de ida e volta entre a estação de trem e o museu. Nele havia poucos visitantes, o que é sempre bom para o turista.
Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Pesquise os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
O Museu Camille Claudel
A visita ao Museu Camille Claudel é uma experiência intimista e introspectiva. Não há o impacto da arquitetura esplendorosa e da vastidão monumental do castelo de Versailles e nem a exuberância quase erótica dos jardins de Monet em Giverny. O museu é minimalista e seco, bem distante do romantismo do Museu Rodin ou do Museu Bourdelle.
Tudo isso, mais o fato de termos tido dificuldades em publicar as stories no Instagram por causa do 3G fraco, deixou o passeio um pouco melancólico.
O grande trunfo do Museu Camille Claudel é conseguir mostrar a evolução do trabalho da artista desde às suas primeiras obras (sob o monitoramento de Alfred Boucher), passando pela época de Rodin até chegar ao momento em que ela se afastou deliberadamente da companhia e da influência do grande escultor.
Ao todo, estão expostas cerca de 40 obras de Camille.
Além de Camille, o museu presta homenagem também a outros três escultores que, durante o século 19, tiveram ligações com a cidade de Nogent-sur-Seine: Marius Ramus, Paul Dubois e Alfred Boucher. Há também uma grande seção sobre a escultura francesa do século 19, considerado a Idade de Ouro dessa arte na França.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Nossa conclusão sobre o Museu Camille Claudel
Esse é um programa para os turistas que já conhecem os pontos turísticos de Paris e as atrações mais famosas ao redor da cidade (citamos várias delas nesse artigo). Ou então para aqueles apaixonados por Camille Claudel e sua obra.
Se sobrar tempo entre o final da visita e a partida do trem para Paris, passeie pelas imediações do museu e sinta o clima de calma de Nogent. Caso não sobre, não fique triste, não há nada imperdível.
Clique aqui e leia nosso outro artigo sobre Camille Claudel e seu museu.
Informações práticas
Museu Camille Claudel: 10 rue Gustave-Flaubert, Nogent-sur-Seine, França.
Na Gare de l’Est em Paris pegue um trem com destino a Nogent-sur-Seine (clique aqui e compre suas passagens). A viagem dura cerca de 1 hora. Depois ande cerca de 1à minutos até o museu.
Horários de funcionamento: terça a sexta de 11h as 18h e sábados e domingos de 11h as 19h. Fechado às segundas e nos dias 1° de janeiro, 1° de maio, 1° de novembro e 25 de dezembro
Preço do ingresso: 7€ com direito ao audioguia.
Leia também
- Passeios bate e volta próximos a Paris
- Museu Camille Claudel próximo a Paris
- Museu Rodin, o vídeo
- Jardins do Museu Rodin, o vídeo
- Museu Rodin, o infográfico
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
Camille Moraes
Olá! Estarei em Paris no início de janeiro e gostaria muito de visitar esse museu. Você poderia me dizer, por favor, quanto tempo você acha que é preciso para visitá-lo (tirando o deslocamento)? Priorizando as obras da Camille – pode ser que eu não tenha muito tempo para passar lá. Muito obrigada!
Gil
Boa dica para um bate e volta para os já iniciados em Paris e arredores.
Abs
Gil
Renata A.
Olá a todos. Estou indo de carro ao Museu Camille Claudel e gostaria de saber como fazer para ir de lá a Giverny . Muito longe? Quanto tempo? Obrigada, amo o Conexão Paris!
Rodrigo Lavalle
Renata, nós fomos ao Museu Camille Claudel de trem saindo de Paris. A cidade onde fica o museu não fica próxima à Giverny, são duas regiões diferentes. São cerca de 35 minutos de carro. Use o GPS para saber o caminho.
Sandra Brandino
Que lindo!!!! Obrigada pela dica
claudia
Oi, todos bem? preciso saber se é necessário tomar vacina da febre amarela para entrar na Franca…? por gentileza, poderia me responder?
Rodrigo Lavalle
Claudia, não é necessário.
Thamís
Uma calmaria bem da boa p/ se apreciar com calma essas lindas obras. Interessante… 🙂