Na França, alguns pais buscam inspiração para a escolha do nome do filho ou da filha em dicionários especializados. Outros optam pelos nomes tradicionais da família. Enfim, a grande maioria segue a moda do momento.
Imagino que este seja, mais ou menos, o comportamento básico dos pais vivendo no mundo ocidental. Não sei se no Brasil os pais ainda possuem liberdade total na escolha dos nomes. Aqui na França, até pouco tempo atrás, a situação era exatamente o contrário. Os pais tinham pouquíssima margem de escolha e ela se limitava aos nomes de origem católica. Imigração obriga, esta lei francesa desapareceu.
As famílias francesas tradicionais são as mais cuidadosas na escolha do nome da crianças. Uma das táticas para não correr risco é recorrer aos nomes que fazem parte da história real ou da história familiar. A escolha não é grande. Veja abaixo os cinco nomes mais escolhidos.
Para as meninas:
. Marie, como Marie de Médicis, nome de origem hebraica que significa aquela que educa. Um nome favorito desde a idade média.
. Jeanne, como Jeanne de Bourbon, nome de origem hebraica que significa Graça de Deus.
. Anne, como Anne d’Autriche, nome de origem hebraica e que significa Graça.
. Blanche, como Blanche de Navarre, símbolo da pureza.
. Marguerite, como Marguerite de France, de origem grega e significa pérola.
Para os meninos:
. Louis, variação do nome Clovis, de origem germânica. Ele quer dizer Glória no combate. Ele foi o nome de treze reis franceses.
. Charles, nome de origem germânica significando viril e nomeou dez reis da França.
. Philippe, de origem grega, e que significa aquele que ama os cavalos, nomeou seis reis franceses.
. Henri, de origem germânica, significando casa do rei, foi o nome de quatro reis franceses.
. Clovis, um dos nomes mais carregados de lembranças históricas. De origem germânica, ele significa Glória no combate e foi o nome do célebre rei merovíngio.
Os nomes acima não se encontram na lista dos mais usuais na França. Eles são os nomes preferidos da elite tradicional e católica. Os nomes preferidos da população francesa mudam rapidamente. Eles sofrem a influência dos nomes de celebridades citadas pela mídia. Em 2014, a lista dos cinco preferidos é esta abaixo.
Para as meninas:
. Emma, de origem córsica, eslava e germânica. Ele conhece imenso sucesso a partir dos anos 2000.
. Lola, diminutivo de Dolores, ocupa o segundo lugar na lista dos nomes preferidos dos franceses.
. Chloé, ocupa o terceiro lugar na lista dos preferidos de 2014.
. Inès, a forma hispânica de Agnès, apareceu na França nos anos 1980. A manequim Inès de la Fressange contribuiu para a divulgação deste nome.
. Léa, nome do personagem de um romance da escritora Colette e que entrou para a lista dos preferidos em 1997.
Para os meninos:
. Nathan, de origem hebraica, um dos nomes mais escolhidos em 2014.
. Lucas, derivado de Luc, ele apareceu durante os anos 1980 e ocupa o segundo lugar na lista dos preferidos.
. Léo, do latim significando leão, desde 2003 faz parte dos nomes na moda.
. Gabriel, nome de origem hebraica e que significa a força de Deus. Na lista dos preferidos desde 2000.
. Timéo, de origem grega théos e significa Deus.
O resumo acima foi feito a partir de artigos sobre os nomes franceses publicados pela revista L’Express.fr. Assim fiquei sabendo que Lina é um nome de origem latina muito usado na Itália e na Córsega. Desconhecido na França até o anos 2000, ele hoje já está na lista dos 10 preferidos dos franceses.
Na realidade meu nome é Marialina e foi uma homegagem à minha bisavó.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Patricia
Nomes em francês para o meu instagram ?
Christiane Marques
Ja disse em um e-mail, adoro seu nome… Lina é lindo. Marialina lindo demais.
Agnes
Hum, entendí porque os fanceses colocam sempre um ascento em meu nome. rsrsrs
Elba
O correto seria Chloé e não Cholé.
Rodrigo Lavalle
Elba, obrigado pela correção.
Abraços.
Marina
Seria Chloé no lugar de Cholé,certo?
Rodrigo Lavalle
Marina, sim, já fizemos a correção. Obrigado!
tatyana mabel
Lina, então , VC contribuiu p tornar o no.e famoso por aí, hein… Aqui no Brasil, acho que alguns fatores ajudam a escolha dos nomes: escaridade dos pais, influencia midiática, influência católica (Bento, p. Ex. virou febre), e acho, que atualmente ha um retorno aos nomes mais comuns. Nos anos 70 e 80 muitos nomes eram escolhidos por influencias estrangeiras, especialmente americana; e TB víamos muitos nomes ” inventados” , juntando, p. Ex. , os nomes do pai e da mãe; ou nomes de irmãos com as mesmas iniciais, qnd a familia era grande… Tinha de ser criativo….rs
Mari Sampaio
Adorei! Muito legal a matéria!
Carla Chardonnet
E Mohamed? Top 10? 😀