A tradição data das origens da Fórmula 1. Já nesta época, os vencedores comemoravam com uma garrafa de champagne nas mãos.
Após a criação do Grande Prêmio de Reims, dois primos apreciadores de automóveis esporte e de champagne, Paul Condon Moët e Frédéric Chandon de Brailles, decidiram oferecer uma garrafa de champage ao vencedor. Gesto que foi devidamente apreciado e marketing genial pois Moët et Chandon obteve uma excelente vitrine durante muitos anos.
Mas Moët Chandon perdeu esta posição privilegiada. Após 2000, Mumm se tornou o fornecedor oficial da Fórmula 1.
Dizem que foi o piloto americano Dan Gurney que teve a idéia de sacudir a garrafa, provocando a explosão da rolha e o “efeito ducha”. Daí para a frente todos os aqueles que sobem no pódio passam pelo ritual das deliciosas bolhas.
A introdução do campeonato Fórmula 1 em novos paises acarretou algumas modificações. Em Bahrein e em Abu Dabi o champagne é proibido no pódio. Os pilotos tentam obter efeito similar com suco de fruta gasoso. A troca não deve ser do agrado da maioria, visto a falta de entusiasmo do piloto acima.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
Bernardo
Talvez a própria Moet Chandon tenha perdido o interesse, depois que o ato de um piloto ceder a posição para o outro tenha virado rotina nessa categoria… ao contrário da presepada que é a F1 hoje em dia, o glamour francês é genuíno.
Mauricio Christovão
Para fazer espuma, coloque uns Mentos numa garrafa de Coca Diet. Cuidado, pois vai longe…
Para comemorar de verdade, champagne, é claro!!!
Nick
Nada mais apropriado que comemorar a vitória com champanhe, é a bebida da celebração e da alegria. Agora se for para escolher entre as duas marcas, fico com a Moët et Chandon sem dúvida nenhuma !!!
Lourdes Marques
Oi Lina, tudo bem?
Mais uma vez volto a pedir sua ajuda. Gostaria de saber qual a loja da IKEA mais perto e fácil de ir de transporte público aí em Paris e que tenha todos os produtos da marca na mesma loja. Já ouvi falar que existem lojas que são específicas só para um determinado tema como cama, mesa, banho ou mobiliário. Olhei o site, mas meu francês não ajudou.
Obrigada,
Lourdes
Lina
Lourdes
Todas elas estão fora, em torno de 20 km. de Paris. Você precisa de carro para chegar e sobretudo para o retorno com as compras.
Edson Diogo de Castro
Não é pela falta do Champagne é que o piloto é conhecido como o homem de gelo.