Quando abrimos o site do restaurante caimos direto no painel informativo abaixo :
La Merenda informa os comentários sobre o restaurante:
. que não tem telefone.
. que as reservas são possíveis somente se você passar no restaurante durante os horários de funcionamento.
. que os cartões de créditos não são aceitos.
. que o restaurante é pequeno e sempre completo.
. que o restaurante possui pequenos bancos de madeira colados no do vizinho.
. que o chef Dominique Le Stanc abandonou as estrelas Michelin para se dedicar à sua paixão, a cozinha.
E que tudo isto é verdade!
Eu não o conheço ainda, mas duas razões me levam a escrever um artigo sobre este endereço de Nice.
A primeira: amigos, que frequentam o eixo Paris/Côte d’Azur, conhecem o La Merenda muito bem e o adoram. A segunda: o jornal Le Figaro publicou, durante o verão, uma série de entrevistas com personalidades francesas que são notoriamente conhecidas como grandes gourmets e a todos foi colocada a questão “quais são os seus restaurantes franceses preferidos?”. Como o número de entrevistados era pequeno, que o número de bons restaurantes na França é enorme e que o La Merenda foi citado três vezes, decidi que nós não poderíamos mais esconder esta informação.
O La Merenda não possui nenhuma estrela Michelin mas ele é muito bem visto por três outros guias sérios: o Le Fooding “uma cozinha local autêntica à algumas quadras de restaurantes pega turistas”; Gault & Millaut “quem não pula de alegria entrando no La Meranda não nasceu em Nice”; Simon Says “La Merenda é conhecida no mundo inteiro porque a cozinha é simples, boa e preparada com amor”.
O restaurante possui somente 28 metros quadrados incluindo a sala, a cozinha e o toilette. As mesas são coladas umas nas outras e a privacidade é zero. Mas no final todos conversam com todos e os clientes se separam trocando cartões de visita. Os bancos são absolutamente desconfortáveis. Mas os pratos deliciosos traduzem uma cozinha local e caseira: torta de cebola e azeitonas, legumes recheados, vitelo cozido, flores de abobrinha empanadas, macarrão ao pistou (considerado como o melhor da França), carpaccio de sardinhas, ratatouille, torta de limão (considerada também como uma das melhores da França).
Dominique Le Stanc possui um passado de chef estrela da Côte d’Azur, com duas estrelas no restaurante do Hotel Negresco. Tendo trocado brilhos e blusas brancas por um espaço mínimo e um jeans de adolescente, ele afirma tranquilamente : « é muito mais difícil reproduzir, dia a dia, uma cozinha verdadeira e caseira do que criar novas receitas nos espaços dourados dos palácios ».
La Mérenda, 4 rue Raoul-Bosio, 06000 Nice
Como ir de Paris até Nice
. De trem. A viagem tem cerca de 5h40. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 1h30 saindo de Paris. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Nice, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marseille. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa. O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é de 15h05. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Mauricio Christovão
Mérenda é uma palavra francesa, equivalente à nossa “merenda”, e com o mesmo significado?
Rodrigo Lavalle
Maurício, segundo pesquisa, “merenda” em niçois (a “língua” de Nice) significa “o lanche do trabalhador”.