Por Claudia Gonçalves de Souza
Alguns acham o verão novaiorquino muito quente e úmido. Eu adoro Nova York quando as temperaturas sobem. Imagine viver seis meses suportando tempestade de neve, ventos gélidos e temperaturas de até 15 graus negativos.
Quanto a primavera e o verão retornam, a cidade fica mais humana e as pessoas também. Saimos, enfim, de casa e a cidade vira uma festa.
Um dos passeios mais agradáveis do verão em Nova Iorque é percorrer o bairro Chelsea, endereço obrigatório para quem quer conhecer a cidade. Ele se encontra entre a rua 14 e a rua 30, entre o Rio Hudson e a oitava avenida. Chelsea começou a ficar na moda a partir dos anos 1990, quando os preços do setor imobiliário explodiram no SoHo. Neste momento, as galerias de arte, os arquitetos e os novos restaurantes começaram a migrar para Chelsea.
Hoje Chelsea, é um dos principais bairros de NY.
Mas atenção, Chelsea é interessante em todas as estações. Trata-se de um bairro para flanar todas as vezes que você visitar NY. Ele possui uma bela arquitetura e você encontrará pessoas estilosas. Street fashion é um ponto forte de Chelsea.
Chelsea é o bairro das galerias de arte, elas são uma atração a parte. As exposições destas galerias possuem a qualidade das exposições de grandes museus e não cobram entrada. Elas são abertas ao público e, dica importante, às quintas, todas as galerias servem drinks e organizam festas.
Uma das atrações de Chelsea é o Chelsea Hotel (rua 23, entre sexta e sétima avenida), construido originalmente para ser uma comunidade utópica socialista. Em 1884, o hotel tinha apartamentos reservados para os pedreiros, eletricistas e encanadores da obra e para artistas, escritores e músicos.O experimento acabou em 1905 com a transformação do imóvel em hotel de luxo.
Após o final da segunda guerra, o hotel entrou em decadência com tarifas baratas. À partir deste momento, ele se tornou a residência de ilustres hóspedes: Jackson Pollack, Arthur Miller, Bob Dylan, Jannis Joplin, Patti Smith, Édith Piaf, Jimi Hendrix, Pink Floyd, Joan Baez, Frida Kahlo…
O Hotel foi comprado recentemente e está sendo reformado. Mesmo assim vale a pena passar por ele.
Mas o principal passeio de Chelsea é a High Line. Trata-se de uma antiga linha férrea para transporte de pessoas e mercadorias transformada em área de lazer. Meu prefeito preferido, Michael Bloomberg, ao invés de destruir a estrada de ferro suspensa, a restaurou e a transformou em centro das atenções do bairro. Percorrendo a High Line, conhemos Chelsea quase todo.
Foto: thehighline.org
A High Line é mais interessante que o projeto similar parisiense chamado Promenade Plantée. Ela oferece aos usuários espaços para piquenique, para repouso, para eventos. Podemos até comprar sanduíches e bebidas.
Ande pela Hugh Line para ver o panorama do alto e em seguida perca-se nas ruas do bairro. O passeio pode durar o dia todo, ou uma tarde. Tudo depende da sua disponibilidade e do seu rítmo. Além das galerias de arte, você tem mil coisas para ver.
Preste atenção nos prédios de arquitetos famosos como Jean Nouvel e Gehry.
Quando vou a Chelsea, desço do subway C na 8th avenida, esquina com a 23. De lá, subo a oitava avenida até a rua 20 e viro à esquerda em direção à décima avenida. As ruas que cortam a 8th, a 9th e a 10th avenidas, entre as ruas 20 e 26, são típicas do Chelsea antigo e vale a pena um zig zag até chegar na 10th avenida.
Foto: Time Out.
Se você quiser ver moda e lojas de designers conhecidos, percorra a Rua 14 entre 8th avenida até a 12 Avenida. Você vai gostar. E não deixe de conhecer a loja da marca Comme des Garçons de Chelsea. Por fora, um lixo. Por dentro, uma das mais bonitas lojas de New York (520 West 22th street)
Após a visita de Chelsea, jante no Chelsea Market ( 75 9th Ave, New York). Trata-se de uma antiga fábrica transformada em mini shopping, ambiente ótimo. Vale a pena conhecer.
E veja abaixo uma listinha com os melhores restaurantes de Chelsea:
Bons restaurantes em Chelsea :
.Tia Pol, 205 10th avenue entre a 22 e 23 street. Excelentes tapas.
.The Half King, 505/507 West 23 street. Para tomar um chopp. Cervejas de todas as marcas e batatas doces fritas deliciosas.
.The High Line Hotel, 180 10th Avenue. Recém inaugurado, vale a pena sentar no café para saborear um burger e conhecer o hotel.
.Empire Diner, 205 10th avenue entre 22 e 23 street. Vale a pena conhecer. Tradicional.
.Bottino 246, 10th avenue entre 25 e 24 street. Animado. Gosto muito.
.Eataly Caffe, Quinta Avenida com a rua 23, já entrando no bairro NoMad (North of Madison Park). Um espaço que reúne vários restaurantes, bares e lojas, todos eles de produtos italianos. Adoro este lugar. E gosto do jogo de palavras Eat/Italy.
As melhores galerias de Chelsea:
.Luhring Augustine, 521 West 24th street
.David Zwirner, 533 West 19th street
.Gagosian, 555 West 24th street
.The Pace Gallery, 510 West 25th street
.Paul Kamin Gallery, 293 10th Avenue
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Maurício Christovão
Obrigado, Yrlla Ribeiro. É que eu estava pensando em Air France, mas dá para fazer com uma companhia americana, é claro! Só que de qualquer maneira não é um triângulo, e a gente acaba voando 4 vezes, e não 3, mas do jeito que você fez parece bem interessante e menos cansativo.
Rose Benedetti
Amei! Voce descreveu super bem o Chelsea. As dicas são ótimas! Continue com NY ninguem conhece tão bem quanto voce! Bjs
Yrlla Ribeiro
Maurício, fiz exatamente isso em 2011 e não preciso dizer que foi fantástico. comprei pela american multi trechos. Peguei Rio / Paris com escala de 12 horas em NY (todos os voos da american tem que passar pelos EUA e achamos esta escala a melhor), despachamos as malas direto e fomos flanar neste tempo no central park , almoçamos e voltamos para o aeroporto, é um pouco cansativo, mas na ida estávamos com pique. Na volta era Paris / NY , aí ficamos 1 semana curtindo a cidade e depois NY/ Rio. Num primeiro momento íamos só para Paris pela air fance, mas nesta combinação ficou apenas 1000 reais a mais para 4 pessoas, logo 250 por cabeça, valeu muito a pena – detalhe estávamos com 2 crianças de 8 e 10 anos e depois de 2 noites dormindo em avião chegamos em paris e eles quiseram passear direto… Boa sorte!
Marcia Lube
Obrigatório sem dúvida, adoro !
Almoço no Eataly, compras no Chelsea Market e jantar no Fig&Olive .
eymard
Excelente. Obrigatórios: chelsea Market e o Eataly. Este nem que seja para uma mozzarela fresca com uma taça de vinho. Imperdível. O café da manhã do hotel Standard (bem no inicio da high line) é muito bom, mas a balada noturna, dizem, melhor ainda (nesta não fui).
Rosália Velloso
Obrigada Claudia, obrigada Lina, maravilhoso post! Chegou bem na horinha, em setembro vou conhecer essas galerias e almoçar por lá.
João - DF
NY é o tipo de cidade que surpreende qualquer tipo de viajante: do mais descolado ao crítico e exigente. Esta cidade é uma energia imensurável. Quando visitei o High Line pela primeira vez fiquei embasbacado. Andei com bastante calma procurando admirar a vegetação – era outono – e a arquitetura local. Lá fiz belas fotos : a cor das folhas era dos deuses. Nos fins de semana, moradores e turistas se encontram por lá. Sensacional. Outro lugar que não deixo de visitar em NY é o Chelsea Market. Lá você encontrará feira de frutas /verduras, flores, restaurantes (Amy’s Bread e Hale and Hearty Soup). Recomendo almoçar por lá. Para jantar, sugiro o restaurante bem próximo ao mercado: Spice Market – Asiático. Mas o bom deste bairro é andar, andar e andar. Às vezes parece que você está Londres.
Se tiver um tempinho não deixe que visitar a Dean & Deluca (560 Broadway
Confeitaria, cafeteria, carnes, peixes,vinho, chocolates, etc… http://www.deandeluca.com/AboutUs/NewYorkCity.aspx ). Recomendo. Grande abraço.
Maurício Christovão
Excelente post, cheio de dicas!!!
Meu sonho de consumo é fazer uma viagem triangular RIO/PARIS/NEW YORK/RIO, mas as tarifas que encontrei foram proibitivas, pois nenhuma companhia aérea tem esses três trechos. e na prática eu teria que comprar três idas e nenhuma volta, o que é muito mais caro. Alguém conhece um jeito mais barato de fazer isso??? Não vale fazer RIO/NY/PARIS/NY/RIO, pois aí seriam 4 vôos e não três…
Eliane
Eu estive lá em julho 2014.. Lugar agradável para descansar no centro… High line
Evandro Barreto (Dodô)
Great!