«Nespresso, What else ?» pergunta George Clooney.
Casino, responde a rede de supermercados francesa.
Loja da avenida Champs Elysées. Foto Francisco Assis Andrade
Nestlé lançou em 1991 seu Nespresso. A estratégia comercial adotada foi considerar as pequenas cápsulas de café como artigo de luxo: caras (cada cápsula custa 0.35 centavos enquanto o pacote de 250grs de café custa 2.50 euros), de excelente qualidade, vendidas em poucos pontos (vinte lojas na França), todas as lojas situadas em endereços prestigiosos com decoração tipo alta costura, todas com porteiros desdenhosos e bem vestidos na entrada. Estas cápsulas estavam, até agora, protegidas por uma montanha de brevês.
Eu aprecio muito o café Nespresso. Pelo sua qualidade e porque a cada taça eu me lembro do moço acima. Mas nunca fui com a cara destes porteiros nem destas lojas pretensiosas. Sempre tomo o Nespresso na casa de amigos viciados que ignoram os porteiros e as filas de espera e que pegam até o avião quando não conseguem comprar as benditas por internet.
Por isto estou contente diante da proeza da marca Casino. Eles conseguiram fabricar cápsulas que se adaptam às máquinas de café da Nespresso e que contornam os brevês existentes. As cápsulas Nespresso são em alumínio e as do Casino em amido bio-degradável. Elas custam 20% mais barato, serão vendidas democraticamente em 7.500 supermercados e estou torcendo para que a qualidade seja a mesma.
What else?
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61 Comentários
Vanessa Fernandes
Obrigada Eymard,
Por também estar a pensar sobre a patente.Achei que a Nestlé não ia ficar sossegada…
Nunca concordei com a sua forma estratégica de vender as ditas cápsulas.
São pouquissimas lojas para podermos deslocar e comprar pela internet, o minimo são de 100 cápsulas! Para não dizer que a validade das mesmas sejam menos de 9 meses. Para mim é borrecido beber um café e ver que a cápsula já não está em condições para ser usufruida.
Como já disse antes, parabéns a Casino.
Já agora, espero que a Nestlé pense em melhorar a sua estratégia de marketing e o preço das cápsulas.
RODRIGO
No Rio de Janeiro já existe uma loja alternativa a de Ipanema: No Barrashopping.
No You Tube vocês acham vários filmes ensinando a burlar o sistema Nespresso.
Como tenho muito zelo pela minha máquina, não arrisco.
suely
Que pena!!!!É sempre bom ter mais uma opção.
Eymard
Vanesse, grande achado! Fiquei mesmo pensando se nao haveria ai uma disputa pela patente e se a Nestle deixaria passar batido. Pelo visto nao vai deixar. Vamos ver no que vai dar.
Vanessa Fernandes
Acabei de ler um dos jornais on-line
“Nespresso investiga possível violação de patente
O lançamento, da parte de um grupo francês, de cápsulas que funcionam em máquinas Nespresso suscita dúvidas à marca da Nestlé.
A retalhista francesa Casino Guichard-Perrachon vai começar a vender cápsulas biodegradáveis compatíveis com o sistema Nespresso a um preço 20% mais baixo.
Em reacção, um porta-voz da Nespresso disse à Bloomberg que o grupo vai analisar se a empresa gaulesa está ou não a violar alguma das suas patentes. Até porque, frisou, a França é um dos mercados mais importantes para a marca.
As acções da Nestlé seguiam a cair 1,8% para 52,90 francos suíços.”
http://economico.sapo.pt/noticias/nespresso-investiga-possivel-violacao-de-patente_83355.html
Eymard
Iara,
olha como tudo é relativo. No nosso caso, que não moramos em Paris, há coincidências boas e ruins — temos alguns dias para fazer tudo e voltar à realidade (é assim também em restaurantes, já percebeu? Alguem diz que gostou muito. Outro vai lá e diz que não foi bem atendido.)
Estive nesta loja da rue du Four. Estava quase vazia. Fomos super bem tratados por um atendente que se desdobrou para nos mostrar tudo. Ofereceu degustação, etc…Acabei comprando uma máquina.
Se a loja está muito cheia, isso vale para qualquer loja, evito! Só entro se tiver certeza do que quero e se não posso voltar depois.
Agora, nós consumidores somos guiados por estranhos sentimentos. Se a loja está muito vazia: não entramos. Desconfiamos. Alguns ficam constrangidos achando que se está vazia é tudo muito caro! Restaurante vazio, por ex, é um péssimo sinal. Se cheia, ao contrário, alguma coisa de boa deve ter. Dai aquela irresistível atração. Depois reclamamos do atendimento.
iara
Acredito que a Nespresso precisava pensar um pouco essa estratégia de marketing da dificuldade e da prepotência.
Será que pretendem aliar essas características à marca?
Na loja da Nespresso da rue du Four (vizinha do Bon Marche), as filas intermináveis e o ar enfadado dos atendentes me deram a certeza de que não quero isso pra mim.
Estou como a Lina – bebo o café na casa de amigos e espero a concorrência se “aprumar”…
Lavínia
Que notícia ótima, sempre me perguntei porque (e como) ninguém tinha desenvolvido uma genérica!
Eu adoro Casino, compro sempre aqui no Pao de Açucar provavelmente pq me traz boas lembranças! 🙂
Alexandre
Por incrível que pareça, já vi as cápsulas de Nespresso nas prateleiras do Walmart. Tenho até minha mãe como testemunha.
Quanto à notícia, tenho experimentado os produtos Casino desde que eles apareceram por aqui pela rede Pão de Açúcar. Deve ser de ótima qualidade.
Marcia
Recebi um e-mail com o link do filme da Nespresso com Clooney e Malkovitch. Quem ainda não viu, vale a pena.
APROVEITEM !!!
http://www.emailing.nespresso.com/r/?id=hc613143,53faf33,543d282
Beijos