Por Maurício Christovão
Num ensolarado domingo de verão, resolvemos finalmente fazer o passeio de barco pelo badalado Canal Saint-Martin. Antes percorremos a pé um trecho da Promenade Plantée ou Chemin Vert, entre o Jardin de Reully e a Place de la Bastille. Em seguida, almoçamos na praça e depois subimos a bordo de um barco da empresa Canauxrama que faz o percurso, ida e volta, do Port Arsenal, na praça Bastille, até a Bassin de la Villette. Uma viagem de aproximadamente 2:30h.
O Canal tem aproximadamente 4,5 km e ele se conecta aos Canais de Saint Denis e do Ourcq, que são vias de transporte de carga para dentro e fora de Paris.
Os barcos que fazem a rota são o “Michel Carné” e o “Arletty” e eles partem quase na mesma hora, em sentidos opostos. São barcos com capacidade de 200 a 250 passageiros, divididos entre a parte coberta e o convés superior, com um pequeno bar e toalete a bordo. A navegação é lenta e confortável. Uma curiosidade: Michel Carné e Arletty são respectivamente o diretor e a atriz de “Les Enfants Du Paradis”, filme francês de 1945.
Esse canal é uma obra de engenharia interessante. Ela foi criada em 1805 para o transporte de mercadorias que abasteciam Paris e em seguida evoluiu para acompanhar o crescimento da cidade. Em 1860 o barão Haussmann, sempre ele, mandou rebaixar o leito do canal permitindo a sua cobertura e a criação do boulevard Richard-Lenoir sobre o seu trajeto.
Esse trecho, por baixo do boulevard é bastante longo, iluminado por orifícios protegidos por telas e jardineiras. A luz que penetra dá um certo ar fantástico à travessia do túnel. Nós e as crianças nos sentimos grandes aventureiros!!!
Os barcos com os turistas também são atrações para as pessoas nas margens, nas pontes e em outros barcos no canal. Fotografávamos as pessoas e estas também nos fotografavam de volta. O mesmo para os sorrisos e acenos. Muito divertido!
Como somos animadinhos, pegamos os lugares mais à frente para vermos melhor o funcionamento das eclusas, mas um aviso: as eclusas não fecham perfeitamente e os jorros d’água (nada grave) molham as primeiras filas das cadeiras.
Ao nosso lado duas elegantes senhorinhas francesas abriram seus guarda-chuvas e resistiram impávidas ao chuvisco. Nós recuamos prudentemente mais para o meio do barco e voltamos aos nossos lugares quando a eclusa abriu.
O entorno do Canal de Saint Martin está na moda, com seus barzinhos e gente “descolada” que os frequenta. É interessante observá-los com a perspectiva de dentro do próprio Canal.
Passamos pelo Quai de Jemmapes e vimos uma Paris diferente, mais popular, menos turística e sempre vibrante. Por aí começam a aparecer os grafittis em várias superfícies e até em caminhões de carga, tudo muito colorido.
Alguns nautimodelistas pilotavam seus barquinhos nas margens do canal.
No Bassin de la Villette a festa corria solta naquele domingo: embarcações coloridas com alegres tripulações,
pedalinhos, caiaques, antigas “peniches” transformadas em moradias ou restaurantes e os bares cheios de gente. Animação total!
Um pouco mais à frente fica o Parc de la Villette, muito procurado pelas famílias, nos finais de semana. Do barco, vimos a enorme esfera prateada, o La Géode, um cinema do tipo 360º, e a Cité des Sciences et de l’Industrie, ao lado.
O Parc é dividido pelo canal, mas uma curiosa ponte móvel com motor de pôpa se abre para a passagem das embarcações. Ali há um ponto de desembarque, este é o final do passeio. Mas se você comprar outro ticket, pode voltar com o barco ao Port Arsenal.
A estação de metrô mais próximo ao Bassin de la Villette é o Jaurès; no Port Arsenal, a estação Bastille. É um bom passeio, mas recomendo filtro solar para quem for no andar de cima do barco.
Uma maneira divertida de conhecer uma outra Paris.
Site oficial do passeio: www.canauxrama.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Marco Antonio Guimarães
Prezado Rodrigo,
Acabei de receber mensagem da Canaux e eles alteraram o trajeto. De qualquer modo agradecemos e aproveitamos para elogiar o melhor blog de viagens que conhecemos.
Marco Antonio Guimarães
Prezado Rodrigo,
Tenho acompanhado o blog de vocês desde 2009, a nossa primeira viagem a Paris.
Suas dicas foram usadas e abusadas naquela viagem e nas posteriores. Desta vez resolvi fazer o cruzeiro pela Canauxrama. Fiz a reserva para dia 13/05/18, domingo, port Arsenal. Todavia veio o Voucher com partida de la Villette. A princípio imaginamos erro de nossa parte. Verificando o site da Canaux, notamos a existência de mais duas reservas saindo de La Villette, que nós descartamos. Imagino agora que o sistema deles priorizou a partida pelo parque. Solicitamos a alteração, mas não sabemos se a empresa vai aquiescer. Você pode nos ajudar? Agradecemos desde já.
Rodrigo Lavalle
Marco, obrigado pela confiança e pelos elogios. Ficamos felizes que a situação tenha se resolvido. Abraços.
RONALDO MASOTTI
Prezadíssimo Maurício Christóvão. Ótimas suas dicas sobre o Canal de St.Martin e arrebaldes. Contudo, o diretor citado é Marcel Carné e não Michel. É dele LES ENFANTS DU PARADIS, estrelando Arletty. Há referência fílmica mais imediata com o canal no filme HOTEL DU NORD, de 1938, do mesmo Marcel e com a mesma Arletty. Na última vez que lá estive, ainda existia o Hotel du Nord, perto da eclusa, conservando as instalações e decorações que podem ser vistas no citado filme.
É isso.
Parabéns pelas dicas.
Com o abraço,
Ronaldo.
Suleica Iara hagen
Prezados, acompanho com animação as postagens de vcs! São ótimas! Vamos a Paris em maio e gostaria de fazer o passeio com meu marido que é cadeirante. Será que este passeio possui acessibilidade? Muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Suleica, infelizmente o barco não possui acessibilidade.
LEANDRO OLIVEIRA DA SILVA
Boa noite,
Acompanho Conexão Paris desde o ano de 2010 quando fui pela primeira vez para esta fantástica cidade, à qual, voltarei pela minha sétima, descobrindo sempre novas coisas a fazer e visitar. Nunca fui no Canal St. Martin e desde que passei a ver vídeos e ler comentários sobre este, meu desejo aumentou bastante. Estarei em Paris entre 26/12/16 a 01/01/17, saindo no dia 02/01/17. Gostaria de saber se o Canal encontra-se atualmente em funcionamento e se seria válido fazer este passeio de bateau durante o inverno ou flanar apenas às suas margens? Muitissimo Obrigado
Rodrigo Lavalle
Leandro, o canal está funcionando. No inverno vale mais a pena flanar às suas margens do que fazer o passeio de barco. Leia todos os nossos artigos sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/canal-saint-martin.
pauliane
Olá, estou sempre acompanhando e aproveitando as dicas antes de viajar e acho que só vocês podem me responder essa questão: vi que estão limpando o Canal Saint Martin, começaram em janeiro e a limpeza deve durar 3 meses. Como estarei em Paris no final de abril, gostaria de saber se já há previsão de data para a reabertura dos passeios. Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Pauliane, o Canal só voltará a ser cheio no começo de abril mas não há uma data precisa.
Abraços.
Suely
Acho melhor deixar o passeio pra outra visita em outra estação mais quente.
Obrigada
Abraços