O inverno pode ser animado, às vezes animadíssimo, em algumas regiões do interior da França. Estive semana passada em Ribeauvillé, uma das mais bonitas cidadezinhas da Alsácia. Nesta época do ano, Ribeauvillé organiza um evento divertido e muito bem preparado. Os habitantes abraçam com força a idéia e toda a cidade participa com uma energia indescritível do Mercado de Natal Medieval.
Eu detesto multidões, fico irritada e saio fora rápido. Mas o meio dia que passei em Ribeauvillé, ri muito e me deixei influenciar pelo ambiente festivo e amical. Todos estavam alí para beber, rir, conversar, olhar, comprar.
Atenção, abram alas para o bloco das árvores de Natal.
Cuidado com o único sobrevivente desta raça.
De repente um pastor medieval, estilo Jon Snow de Games of Thrones, e suas cabras.
Mais adiante, a versão original da roda gigante da Place de la Concorde em Paris. Girada manualmente, claro. Na realidade, na idade média ela era conhecida como a roda dos suplícios. Bem mais tarde ela se tornou mais fun.
Ao lado, um javali sendo assado, receita típica da Idade Média. Você o degusta em sanduíches fartos e cheirosos. A bebida que o acompanha é uma cerveja local.
E o suco de maçã, extraído na hora! Como antigamente, claro. Dois euros, o copo/lembrança+suco. Sublime. Nunca provei um suco tão verdadeiro.
E para todos os lados barracas com vinhos quente. A bebida perfeita no inverno.
A decoração das casas e das lojas é um espetáculo a parte. Todas lindas.
Quase todas as cidades da Alsácia possuem mercados de Natal. Já citamos aqui o famoso mercado de Estrasburgo. Veja aqui. Nós preferimos os mercados das cidadezinhas da rota do vinho. São mais autênticos, mais divertidos.
No mesmo dia, após Ribeauvillé, conhecemos outra pequena cidade da região chamada Eguisheim. Este vilarejo faz parte do grupo “As mais bonitas cidades da França” e foi eleito “cidade preferida dos franceses”.
Uma cidade medieval, redonda e muito bem preservada. Suas ruelas são lindas. Eguisheim é muito menos turística que Ribeauvillé. Andar pelas ruas quase vazias foi um grande prazer.
No centro da cidade, encontramos um pequeno mercado de Natal com degustação de ostras, de vinho quente, do vinho da região e de produtos locais. Adorei. Autêntico e simpático.
No verão, Eguisheim organiza a animadíssima Fête des Vignerons. Degustações, descobertas gastronômicas, música e bailes no programa. Normalmente a festa acontece no final de agosto. Voltarei para conhecer.
Se o ano que vem você quiser viajar pela Alsácia nesta época, consulte os dias do evento de Ribeauvillé clicando aqui.
Veja aqui como ir de Paris até Estrasburgo, a maior cidade da Alsácia. Para ir de Estrasburgo até Ribeauvillé ou Eguisheim é possível ir de carro, trem local ou ônibus local, as duas cidades menores não possui linha de trem TGV.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
9 Comentários
Cibelly
Rodrigo,
Chego em Paris no dia 19 e gostaris de visitar alguma cidade ao norte com mercado de Natal. Pretendo ir de trem e voltar no mesmo dia a Paris. É possível com esse roteiro? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Cibelly, é possível mas cansativo. A viagem de trem TGV Paris-Strasbourg dura em torno de 2h20m.
Abraços.
Marly
Que vontade de estar lá . Em 2017 fui em excursão e passei pela Alsácia e me encantei com Colmar.
Rodrigo Lavalle
Marly, Colmar é mesmo linda!
Elienai
Sou encantada pela Alsácia. É linda demais!!
Lugar das minhas origens…
Ano que vem vou fazer Rota Romântica (Alemanha) e Rota dos Vinhos (Alsácia). Quando comecei a pesquisar fiquei louca, vi logo que o tempo que disponha não dava para ver tudo que queria, então tratei de esticar mais as férias. Mas os Mercados de Natal, ainda vão ficar para uma outra oportunidade.
Jaina
Olá! Há alguma cidade com festividade na segunda quinzena de janeiro??? Ou alguma cidade vizinha imperdível??? Abraços, Jaina
Rodrigo Lavalle
Jaina, as pequenas cidades da Alsácia são sempre imperdíveis. Leia também esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/06/alsacia-rota-do-vinho-colmar-riquewhir-hunawihr-ribeauville/.
Abraços.
ENOC SANTOS
Oi Lina,
De fato a Alsácia é um espetáculo !!! a rota do vinho é maravilhosa. Pena que estive ai a trabalho, porém quero voltar para passeio,e ai que peço seu conselho. Além da Alsácia, quero ir também a Normandia(lado oposto né rsrsr), porém chegando em Paris…..qual sua opinião de trajeto e meios de locomoção? Vi que tem aqui no blog o serviço de transfer para a região da Normandia e Bretanha, passando pelo castelos do Loire, seria uma opção? e depois para Mulhouse, trem ou avião? Merci Lina !!!
Rodrigo Lavalle
Enoc, de Paris até a Normandia e Bretanha você pode ir de trem, carro alugado, traslado com as empresas indicamos ou de excursão com a Paris City Vision. Isso vai depender do seu estilo.
Abraços.