A conclusão é a seguinte: nós e os franceses estamos no mesmo barco. Veja bem.
. Muitos franceses associam as palavras “tradição” e família” ao Natal. Eles consideram que Natal é um momento para ver a família, para fazer um “mimo” aos próximos, um momento de tradição que relembra a infância.
. Muitos franceses descrevem o “espírito do Natal” somente como refeição festiva tradicional sem necessidade de transmitir às crianças o sentido religioso da festa.
. Alguns franceses detestam passar Natal em torno de uma mesa com sogro, sogra, irmãos, pais, primos. Alérgicos à tradição, eles inventam viagens imperativas (fogem) para destinos longíquos como Austrália, África do Sul ou Brasil.
. Alguns franceses vivem um momento de retorno à esfera privada que é obrigatoriamente associado ao enfraquecimento do espírito de solidariedade. O Natal não corresponde mais à um momento de confraternização com os infelizes, os solitários, os doentes ou os miseráveis.
Os dados desta pesquisa você encontra aqui.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
31 Comentários
Mônica
Cada vez eu me considero mais “francesa”. Apesar deste pequeno detalhe, feliz Natal.
eleica
Lina, parabens! Conheci seu blog hoje e nao consigo parar de ler. Surgiu a oportunidade de visitar paris em março. Como tenho uma prima q mora em Charenton vou me hospedar la. Sera q vou ficar muito distante? Como faço pra me deslocar melhor? Querida, um feliz natal pra vc e toda a sua familia.
Lina
Eleica
O metro vai em Charenton. Pergunte para sua prima e sua casa está perto da estação.
Sophia
Pensando nas semelhanças, estou entre os brasileiros que arrumam as viagens imperativas. Mas fugi com meus pais e marido para poder ter um fim de ano íntimo, longe de primos que vejo apenas uma vez por ano e com os quais não tenho afinidades, a não ser a sanguínea. Foi uma sábia decisão, depois de relutar em quebrar as tradições consolidadas há décadas…
Madá
Adorei a temática!
Kinha
Olá Lina
FELIZ NOITE FELIZ!!!!
Amanhã post natalino.
AMIGA da MODA by Kinha
Jacqueline
O Conexão é o elo que continua me ligando a Paris e a todos que amam essa cidade. Mesmo sem me manifestar estou sempre aqui, lendo diariamente. Merci. Feliz Natal e continuem o belíssimo trabalho.
Cesar Barroso
Quando quero me lembrar da linda viagem que fiz a Paris em novembro, corro para o Conexão Paris. Aproveito, pois, o Natal para agradecer o presente que a Lina e sua equipe têm me dado diariamente. Feliz Natal para todos.
Sil
No mesmíssimo barco! Natal é uma data dificil…
Eymard
Nao tem nenhuma informação errada. O texto seleciona partes com uma premissa: estamos todos no mesmo barco! E não estamos?
Fernanda
Por ter lido a versão francesa, vejo diversas informações erradas na versão traduzida pelo Conexão Paris. Não seria o caso de revisar ou acrescentar ao menos as porcentagens?