por Rodrigo Lavalle
Apesar de reforçarem o espírito consumista do Natal dos tempos modernos, as vitrines natalinas das grandes lojas de departamentos não deixam de ser verdadeiras obras de arte que nos emocionam. Em Paris temos a sorte de dois dos maiores e mais famosos desses magasins, a Printemps e as Galeries Lafayette, estarem localizadas na mesma avenida, a um quarteirão de distância um do outro. Essa proximidade acaba por acirrar o espírito competitivo e a vontade de sobrepujar o concorrente.
No ano passado as vitrines da Printemps, homenageando a Maison Dior, estavam divinas. As bonecas, criadas especialmente para a ocasião, eram perfeitas em seus mini-vestidos e mini-bolsas Dior. Suas expressões, com as sobrancelhas arqueadas, deixavam transparecer um ar de sofisticação, arrogância e glamour. Essas vitrines eram tão lindas e tocantes que eu não me recordo como eram as da Lafayette.
Esse ano a estória se inverteu. Apesar das vitrines da Printemps estarem lindas e lúdicas com os ursinhos vestidos de Prada, o conjunto não emociona tanto e até empalidece perto do que está sendo mostrado na Lafayette.
Com o tema ‘relógio’ (a marca Swatch e seus 30 anos de existência é a homenageada na grande árvore de Natal no interior da loja) e o título ‘‘Il était une fois Noël… avant les douze coups de minuit’’, as vitrines da Lafayette voltadas para o boulevard Haussmann mostram as aventuras da boneca Lilly e seu urso Martin. Cada cenário é cheio de detalhes, personagens e um intrincado jogo de movimentos e luzes. Hipnotizante!
Além disso, as vitrines voltadas para rue de la Chaussée d’Antin, tem como tema o novo filme ‘‘A Bela e a Fera’’ estrelado pela aclamada atriz francesa Léa Seydoux e pelo quase brasileiro Vincent Cassel. Ambos participaram da cerimônia de inauguração das vitrines. Enquanto isso, quem inaugurou as da Printemps foi a meio insossa Gwyneth Paltrow…
Vale lembrar que dentro da Printemps há uma pop-up store da Prada vendendo artigos em edição limitada feitos especialmente para a ocasião : lenços, carteiras, bijus, etc…
Mas independente dessas questões, as duas lojas sempre capricham e sempre apresentam um trabalho muito bonito e bem feito. Um verdadeiro sonho de Natal.
Sonho do qual eu fui brutalmente despertado ao virar a esquina da rue Caumartin e dar de cara com os sem teto dormindo nas portas da Printemps em um frio de 5°C.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Marcy
Sinto mto Rodrigo, mas concordando c outros, não vejo nada referente ao que se celebra; afinal fazer propaganda e estimular consumo é feito durante o ano todo. Qalquer shopping em SP e c certeza em outras cidades do país tropical estão bem mais de acordo e bonitos.
Rodrigo Lavalle
Marcy, não precisa me pedir desculpas, só escrevi sobre as vitrines, não as idealizei.
Abraços.
Suely
As vitrines estão lindas, mas nada que lembre o tema Natal, apenas uma pequena referência na da Lafayette…
Kariny
As vitrines nesta época realmente ficam ainda mais maravilhosas…
MonicaSA
Rodrigo, pedido de Presidente não se discute, cumpre-se.
EYMARD
Vitrines em época de Natal, sempre um show a parte. Solange tem razão: celebramos o que mesmo? As vezes esquecemos (com tanto papai noel e vitrines que estimulam, apenas, a vontade de comprar). Por outro lado é a época mais bonita do ano, quando tudo conspira a favor das luzes, das músicas, do encantamento. Mesmo para os mais céticos. Bon Marché? Rolou alguma mágoa é? Em todo o caso, do lado de lá do rio também é Natal. Queremos informação Rodrigo! rs
Sophia
Mágoa? Risos…
Maria Cristina
Bem colocado, Solange. Festa sem vestígio do aniversariante.
solange campos
Ah Rodrigo, a paisagem humana da rue Cumartin dá o toque de realidade, mas dela nos afastamos quando é brutal demais…e as vitrines estão aí para isto , nos distrair e enfeitar a cidade. Tão mais confortável!
A propósito, o Natal , festividade ocidental por excelencia, é para festejar o que mesmo? Alguma referencia nas vitrines?
Sophia
Rodrigo, ano passado as vitrines da Lafayette apresentavam pinguins, ursos polares, pandas, avestruzes (!?) bonecas cheerleaders… Beeeem sem graça mesmo.
E como estão as vitrines do Bon Marché neste Natal? No ano passado, achei que estavam poéticas com os pássaros retratados em diversas partes da cidade.
Rodrigo Lavalle
Sophia, esnobamos o Bon Marché esse ano.
Abraços.
Amanda Lago
Ambas estão divinas. Pena que só chegarei aí dia 2/1 e não poderei ver tudo isso, sniff! Ah, dá um desconto para a Gwyneth. Ela casa bem com o estilo da marca. Bj