Por Sophia
Nasci no interior e tinha certeza de que não pertencia àquela cidadezinha embora nunca tivesse morado em outro lugar. Mudei para São Paulo em 1995 porque arrumei a desculpa de fazer a faculdade aqui. E fui ficando.
Até 2005, nunca tinha ido à França. Mas tinha uma certeza estranha de que eu pertencia ao país.
Na primeira vez que fui, era uma viagem de trabalho. O carro que me trazia do aeroporto para Paris vinha rodando pelas ruas com asfalto úmido e eu tentava absorver tudo e, ao mesmo tempo, disfarçar o meu deslumbramento. A caipira dentro de mim se chocava com a imagem elegante que eu gostaria de projetar aos meus colegas franceses.
De repente o carro fez uma curva à esquerda, saiu da Rivoli e entrou numa ponte sobre o Sena. Virei a cabeça rapidamente para tentar captar ao máximo as novas visões que se desdobravam e… lá estava ela com suas proporções elegantes, entalhada como vestido de renda, a fachada levemente iluminada pelas luzes do início da noite. A Notre-Dame. Não consegui conter a surpresa e o sentimento de nostalgia bagunçada por estar pela primeira vez em um lugar que parecia que eu conhecia desde criança. Nem tentei conter a lágrima que rolou.
Nunca mais voltei a Paris a trabalho. Felizmente.Tenho, desde então, a sorte de visitar a cidade todo ano e, quando a maré está muito boa mesmo, a sorte de ficar muitas semanas. Fui picada. Entro em crise de abstinência se fico muito tempo longe. Ah, sim: conheço as feridas da cidade e do país. Sei de suas mazelas e dissabores. Mas não consigo controlar meu desejo de estar lá.
Minha escolha de adolescência foi morar em São Paulo. Minha escolha da maturidade é morar em Paris. Enquanto isso não acontece, espero o próximo vôo.
Foto: Ana
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Ludmila
Não me lembro de quem é a autoria da seguinte frase: ” Ser parisiense não significa ter nascido em Paris, mas ter “renascido” em Paris!!! “. Lindo seu texto!! Contagem regressiva para “renascer” novamente!!
ALEXANDER FERRAZ
Perfeito!!!! Descreveu o desejo de muitas pessoas inclusive o meu.
eymard
Escolhas de Sophia. E que bela escolha. Há lugares no mundo em que a gente se “reconhece”. É como se tivéssemos estado ali sempre. Gostei quando voce disse: conheço as suas mazelas. Sim, claro, toda cidade tem suas contradições e nao se trata de “glamourizar”. Sinto como voce. Gosto da cidade como ela é.
Marcia Assis
Estive em Paris por 02 vezes. A primeira vez, celebrando bodas de prata e realizando o meu maior sonho,que há décadas cultivei. E choro de emoção quando recordo dos oito dias que aí passei., sempre! A segunda, vindo de Lisboa, escolhi uma conexão de 08 horas ,somente para poder rever essa cidade que amo e com a qual continuo sonhando. Um dia, poerei ficar por pelo menos tres meses, saboreando cada praça, cada museu,Ah, Paris…
Cristiane Pereira
Lindo! Amei!
E eu adoro quando me perguntam: “de novo?” Sim, de novo e sempre!
ana
Sophia, no texto acima, na sua declaração de amor à Paris, relata exatamente todo meu sentimento por essa cidade, uma saudade que dói quanto estou longe dela…principalmente quando não posso passar alguns dia do ano perambulando pelas suas avenidas, ruas e vielas… É uma cidade com história sangrenta e cheia de contradições, mas com uma energia que me suga, porque é lá que quero estar! sempre!
Mauricio Christovão
Delícia de texto!!! É por isso que tenho que fazer um corpo novo, para o Maumau 2.0 viver em Paris por bastante tempo, pois como dise o poeta: “Para tão grande amor, tão curta a vida”
Maria Regina Vidal Buchele
Esse texto parece que foi escrito por mim. Me sinto cada vez mais parisiense. Conheci Paris esse ano,mas é como se eu tivesse nascido e vivido a minha vida inteira lá. Conheço os bairros, as praças, chego a sentir o cheiro de cada lugar por onde passei. Sei que vou voltar, enqunto isso vou flanando aqui no Conexão. Bjss/Regina
Rosa
Oi Sophia, lendo seu depoimento me identifiquei, completamente, com a sensação de pertencimento que você sentiu em relação a Paris. Senti a mesma coisa, fiquei muito emocionada, foi amor a primeira vista! A primeira vez, a gente nunca esquece! Plagiando “Sabrina”: “Paris é sempre um recomeço”
Um abraço a todos
Sophia
Risos… O texto do comentário ficou maior que o do post…