Por Sophia
Nasci no interior e tinha certeza de que não pertencia àquela cidadezinha embora nunca tivesse morado em outro lugar. Mudei para São Paulo em 1995 porque arrumei a desculpa de fazer a faculdade aqui. E fui ficando.
Até 2005, nunca tinha ido à França. Mas tinha uma certeza estranha de que eu pertencia ao país.
Na primeira vez que fui, era uma viagem de trabalho. O carro que me trazia do aeroporto para Paris vinha rodando pelas ruas com asfalto úmido e eu tentava absorver tudo e, ao mesmo tempo, disfarçar o meu deslumbramento. A caipira dentro de mim se chocava com a imagem elegante que eu gostaria de projetar aos meus colegas franceses.
De repente o carro fez uma curva à esquerda, saiu da Rivoli e entrou numa ponte sobre o Sena. Virei a cabeça rapidamente para tentar captar ao máximo as novas visões que se desdobravam e… lá estava ela com suas proporções elegantes, entalhada como vestido de renda, a fachada levemente iluminada pelas luzes do início da noite. A Notre-Dame. Não consegui conter a surpresa e o sentimento de nostalgia bagunçada por estar pela primeira vez em um lugar que parecia que eu conhecia desde criança. Nem tentei conter a lágrima que rolou.
Nunca mais voltei a Paris a trabalho. Felizmente.Tenho, desde então, a sorte de visitar a cidade todo ano e, quando a maré está muito boa mesmo, a sorte de ficar muitas semanas. Fui picada. Entro em crise de abstinência se fico muito tempo longe. Ah, sim: conheço as feridas da cidade e do país. Sei de suas mazelas e dissabores. Mas não consigo controlar meu desejo de estar lá.
Minha escolha de adolescência foi morar em São Paulo. Minha escolha da maturidade é morar em Paris. Enquanto isso não acontece, espero o próximo vôo.
Foto: Ana
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Sophia
Agradeço a todos pelos comentários tão carinhosos. Passei a tarde às voltas com programas de estatística, pagando meus pecados fazendo análises com nomes nada poéticos, como Jonckheere, Kruskal-Wallis, Levene, Mann-Whitney, Brown-Forsythe… Quando finalmente acabo e entro aqui, encontro tanta gentileza. É um bálsamo.
Não posso deixar de comentar alguns pitacos:
Patrícia Duarte, que timing!
Thais, eu também tinha MUITA expectativa. E ainda assim não me frustrei nem um pouco.
Luciene, clichê ou idealização, é bem o que você disse: é um sentimento. Não é racional. Espero que você goste muitíssimo também. E não me importam os rótulos que os outros colocam.
Márcia, a competição entre o Rio e Paris é mais acirrada. Ambas lindas, mas por motivos muito distintos e aí fica difícil comparar. Agora a competição de SP e Paris é facilmente vencida por esta!
Neusa, é engraçado você falar de dias quentes e ensolarados, porque a “minha” Paris é invernal. Já fui para lá em todas as estações do ano, mas em função do trabalho do meu marido só é viável passarmos temporadas longas se formos no inverno, e assim fazemos já há uns anos. Dessa forma, nos habituamos a esse clima. Já você tem uma experiência completamente distinta da minha. Que legal essa comparação.
Ana Margarida, é verdade mesmo. Já foi tão retratada que talvez seja impossível dizer a primeira vez que a vimos.
Nilza Freire, alguns grandes amores são assim. Vou fazer uma confidência: também não me apaixonei pelo meu marido assim que eu o vi. E foi assim, construindo aos poucos e solidamente, que tenho ao meu lado o grande amor da minha vida.
Lucia Catto, aaah, também adoro outras regiões da França… As cidades às margens do Rhône, a Île de Porquerolles, a pequena Castellet…
Katia, que excelente desculpa para voltar todo ano!
Beth, trabalhando exaustivamente nesse objetivo! Agora o foco é terminar o doutorado, tentar participar de congressos europeus na minha área para ficar mais conhecida pelos pesquisadores de lá e começar a procurar vagas como professora nas instituições de ensino superiores francesas. Quando a oportunidade aparecer, “pico a mula”, como dizem na minha cidade. Talvez eu não consiga morar em Paris logo de cara, mas as escadas são feitas de degraus.
Grazy
Lindo texto.
Toda as vezes que entro aqui no CP tenho certeza de que essa é minha tribo.
Beth
Thais
Vá em frente!
A 1a. viagem a Paris é inesquecível!
E a Quinquagéssima é um deslumbramento…
Paris é uma doença incurável…
Abs.
Beth
Sophia
belíssimo texto, sensível e delicado.
Espero que vc ainda consiga realizar seu último sonho, morar em Paris…
É uma experiência inigualável!
Abs.
Tais Coelho
Thais, não fique triste com estes comentários…também escutava muito isso antes da minha viagem. Conheci Paris pela 1 vez em abril deste ano e falo com todaaa certeza…Paris é muitooooo mais do que falam! Li, estudei, vi fotos, filmes..tudo que possa imaginar..e ainda assim estar nesta cidade tão mágica foi MUITO mais do que eu podia imaginar! Saudades de tudo o que vivi por lá! :-):-):-)
Tais Coelho
Lindo texto…delicado e acho que transmite o sentimento de muitos de nós!
Ilma Madureira
Texto sensível e mais nao tenho o que acrescentar (tudo já foi escrito por outros). Só que sinto “este encantamento também” e retorno agora em setembro para este lugar que devo ter pertencido no passado. Au revoir
Katia
Sophia, texto lindo…
Paris para mim também é muito especial!! Estive pela terceira – e ultima – vez em Paris em Dezembro de 2010 com meu marido, por apenas cinco dias. Dias maravilhosos, com frio e muita neve, mas ainda assim, dias inesqueciveis!! E não é que a cidade me agraciou com o mais belo dos presentes… Meu filho Lucca, que completa 1 aninho nos proximos dias e foi concebido por la!! Não vejo a hora de voltar, e com meu pequeno a tiracolo, quem sabe ele se apaixona pela cidade assim como a mamãe??!! Gros bisous!!
Bruna
Lindo e motivante! Acabo de voltar de Paris com a sensação de que irei retornar muitas vezes. “Quero guardar na memória aquilo que me traz esperança”: Paris!
Lucineide
Lindo seu texto. Eu me sinto desta mesma forma com relação a cidade de Paris. Em outra vida eu devo ter morado e vivido lá. Tudo me encanta naquela cidade.