Por Sophia
Nasci no interior e tinha certeza de que não pertencia àquela cidadezinha embora nunca tivesse morado em outro lugar. Mudei para São Paulo em 1995 porque arrumei a desculpa de fazer a faculdade aqui. E fui ficando.
Até 2005, nunca tinha ido à França. Mas tinha uma certeza estranha de que eu pertencia ao país.
Na primeira vez que fui, era uma viagem de trabalho. O carro que me trazia do aeroporto para Paris vinha rodando pelas ruas com asfalto úmido e eu tentava absorver tudo e, ao mesmo tempo, disfarçar o meu deslumbramento. A caipira dentro de mim se chocava com a imagem elegante que eu gostaria de projetar aos meus colegas franceses.
De repente o carro fez uma curva à esquerda, saiu da Rivoli e entrou numa ponte sobre o Sena. Virei a cabeça rapidamente para tentar captar ao máximo as novas visões que se desdobravam e… lá estava ela com suas proporções elegantes, entalhada como vestido de renda, a fachada levemente iluminada pelas luzes do início da noite. A Notre-Dame. Não consegui conter a surpresa e o sentimento de nostalgia bagunçada por estar pela primeira vez em um lugar que parecia que eu conhecia desde criança. Nem tentei conter a lágrima que rolou.
Nunca mais voltei a Paris a trabalho. Felizmente.Tenho, desde então, a sorte de visitar a cidade todo ano e, quando a maré está muito boa mesmo, a sorte de ficar muitas semanas. Fui picada. Entro em crise de abstinência se fico muito tempo longe. Ah, sim: conheço as feridas da cidade e do país. Sei de suas mazelas e dissabores. Mas não consigo controlar meu desejo de estar lá.
Minha escolha de adolescência foi morar em São Paulo. Minha escolha da maturidade é morar em Paris. Enquanto isso não acontece, espero o próximo vôo.
Foto: Ana
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Denise C.
Sophia,
Lindo texto…Tudo o que escreveu é o que sinto, e vc escreveu tão bem!!! Este ano já fui em março, vou há alguns anos, mas não me canso…Se pude-se, iria novamente este ano, mas o proximo esta perto, é esperar. Parabéns.
Glaucia Ebenau
Moi Aussi! Moi Aussi! Moi Aussi!
lucia Catto
Concordo, em termos também sou como voces leitores do
Conexão, amantes eternos de Paris, mas da mesma forma
meu coração bate fortemente quando estamos em praias
da Bretanha, na linda Normandia, percorrendo a |Rota do
Vinho na Alsacia, a deslumbrante Provance onde me en-
cantei com Gordes e Lauris, e tantas outras cidades que
possuem tantos tesouros , que nos convidam a visita-la
cada vez com mais frequencia e acuidade.
Roger
Suave e para todos nós amantes de Paris…é ler e sentir igual…
Tá chegando a minha vez! 🙂
Mosarina
Sophia,
Lindo, lindo, seu texto. PARABÉNS. Amo também esta cidade e quando fui pela primeira vez tive, assim como você, uma sensação de que conhecia desde criança.
sandra
Sophia,
Adorei!
Priscilla
Só quem ama Paris de verdade pode ter a sensibilidade de se emocionar com o texto… Lindo demais! Eu também escolhi a cidade de SP para morar – pois sou do Litoral – mas Paris seria a cidade dos sonhos para passar o resto da minha vida… Em janeiro estarei lá novamente, não pra viver pra sempre, mas pra viver intensamente meus míseros 10 dias regados a uma boa companhia e un bon vin… Bisous bisous
Joao
Sophia
Primeiro gostaria de agradecê-la por esse texto simples, sábio e maravilhoso. “Esse algo que me puxa para lá”, bem definido pela Lismara, é uma daquelas coisas na vida que a gente não consegue explicar, definir, apenas sentir com avidez. Toda vez que tenho a oportunidade de viajar para o velho continente defino Paris como um “grand finale” e ouço dos meus amigo : “Você vai para Paris mais uma vez,..@$#@!*&????”. Apenas respondo com aquela calmaria que Deus me deu: o que posso fazer, eu nasci em uma pequena cidade do Nordeste mas fui adotado por um grande País: a França. Boa sorte a todos. “Au revoir”.
Ricardo Bartolomeu de Queiroz Costa
Sofhia, comentário objetivo, profundo, sincero e com uma absorção de sentimentos de nossa parte muito grande. J’ai aimé ça.
Nilza Freire
Sophia, que depoimento bonito , uma declaração de amor.
Parabéns!
Diferentemente de você, eu nao me apaixonei por Paris a primeira vista, pois meu coração já era de outra cidade linda. Fui gostando aos poucos, de viagem em viagem, esquina por esquina, fui experimentando-a nas quatro estações do ano, até me render, definitiva e eternamente, aquele amor. Hoje ele eh bastante solido e só faz crescer, contagia a todos com quem convivo. Eu sou Paris, Paris eh um pouco de mim, e somente o meu corpo vive aqui, a alma esta em algum cafe de Saint Germain, agora mesmo… A minha e dos milhões de amantes eternos dessa pequena jóia da Humanidade.
Um abraço a todos e bom dia!