Por Sophia
Nasci no interior e tinha certeza de que não pertencia àquela cidadezinha embora nunca tivesse morado em outro lugar. Mudei para São Paulo em 1995 porque arrumei a desculpa de fazer a faculdade aqui. E fui ficando.
Até 2005, nunca tinha ido à França. Mas tinha uma certeza estranha de que eu pertencia ao país.
Na primeira vez que fui, era uma viagem de trabalho. O carro que me trazia do aeroporto para Paris vinha rodando pelas ruas com asfalto úmido e eu tentava absorver tudo e, ao mesmo tempo, disfarçar o meu deslumbramento. A caipira dentro de mim se chocava com a imagem elegante que eu gostaria de projetar aos meus colegas franceses.
De repente o carro fez uma curva à esquerda, saiu da Rivoli e entrou numa ponte sobre o Sena. Virei a cabeça rapidamente para tentar captar ao máximo as novas visões que se desdobravam e… lá estava ela com suas proporções elegantes, entalhada como vestido de renda, a fachada levemente iluminada pelas luzes do início da noite. A Notre-Dame. Não consegui conter a surpresa e o sentimento de nostalgia bagunçada por estar pela primeira vez em um lugar que parecia que eu conhecia desde criança. Nem tentei conter a lágrima que rolou.
Nunca mais voltei a Paris a trabalho. Felizmente.Tenho, desde então, a sorte de visitar a cidade todo ano e, quando a maré está muito boa mesmo, a sorte de ficar muitas semanas. Fui picada. Entro em crise de abstinência se fico muito tempo longe. Ah, sim: conheço as feridas da cidade e do país. Sei de suas mazelas e dissabores. Mas não consigo controlar meu desejo de estar lá.
Minha escolha de adolescência foi morar em São Paulo. Minha escolha da maturidade é morar em Paris. Enquanto isso não acontece, espero o próximo vôo.
Foto: Ana
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Lismara Kafka do Bomfim
Olá Sophie!
Compartilho do seu pensamento sobre Paris. Por mais que
conheça outros lugares, algo me puxa para lá. Au revoir
Ana Margarida
Sophia,
Amei seu texto,sensível e poético.Paris realmente encanta,vicia,seduz,sinto essa sensação de magia,de voltar no tempo,de conviver com Sartre,Beauvoir,Proust,quando lá estou.
O barão de Pöllnitz observou que “Paris já foi tão descrita e tanto se ouviu falar dela,que a maioria das pessoas sabem como é sem nunca a ter visto”.
Edmond De Amicis falou “Nunca vemos Paris pela primeira vez”.(do livro Paris,biografia de uma cidade).
Christiany Costa
Sophia, como me identifiquei com sua história! Também nasci no interior e em 2000 fui embora para São Paulo, hoje gosto mais de SP do que da cidade que nasci, apesar de morar em Recife. Há mais de 1a vivo sonhando, fazendo planos e lendo tudo que estiver ao meu alcance sobre Paris. Ainda não tive oportunidade de conhecer essa cidade, mas sei que será a mesma sensação de quando cheguei em SP. “Pertencimento”, essa é a palavra e não tenho a menor dúvida que em Paris será ainda mais forte. Talvez quem sabe seja um Dejavú…Isso é o que espero.
Neusa Maria
Para mim, Paris , significa ser Feliz. Dificil definir a sensação de felicidade ao caminhar pelas avenidas ou ruelas,desfrutar dos dias quentes e ensolarados em Paris. Já passei 2 aniversários em Paris, e certamente os mais felizes de minha vida. Voltar ? Sempre que puder.Esquecer jamais.Pura emoção ao chegar na Notre Dame, e ouvir os sinos badalando,anunciando aos fiéis a hora sublime da celebração.Inesquecível momento.Só posso agradecer à Deus por isso.
Marcia
Sophia, muito obrigada por seu belo depoimento. Lindíssimo. Eu também me senti assim em 1998, quando pisei pela 1a. vez naquela cidade encantadora, e o desejo de retornar é constante. Voltarei pela 7a. vez no próximo dia 2. Algumas pessoas dizem: “de novo”. Sim, de novo e sempre que possível. Não troco o Rio de Janeiro, mas adoraria viver, pelo menos, 2 meses por ano em Paris.
Luciene
É fantástica essa sensação, não?
Alguns dizem que é idealização; outros, um clichê. Mas o que fazer quando sentimos realmente uma relação mais forte com um lugar, uma cidade, um país?
Se pudesse, eu faria como você. Mas tenho uma mulher que ainda quer conhecer vários países. Na próxima viagem, ficaremos 3 semanas viajando: uma delas será em Berlim. As outras duas… Consegui convencê-la a fazer duas semanas de francês comigo em Paris. \o/
Será ótimo estar na cidade, pela primeira vez, não apenas como turistas (apesar de maravilhoso, não ter outras pessoas para conversar, trocar experiências, deixa uma lacuna), mas com tempo específico para praticar essa língua deliciosa. Chega logo, maio! 😀
Ana Gomes
Sophia, adorei seu texto. Eu tbém desde pequena sentia uma ligação muito forte com Paris, com a França em geral, aí em 2008 fui pela primeira vez e constatei que a cidade é mais maravilhosa ainda do que eu pensava, na Notre Dame chorei muito, mas foi dentro dela que eu senti as maiores vibrações, em algumas ruas eu sabia o sentido que devia tomar sem nunca ter estado por lá. Quisera eu poder ir á Paris todo ano, se vc pode, vá mesmo. Grande bj.
Thais
Sophia, é exatamente isso que eu sinto…só que ainda não visitei Paris… 🙁
meus pais vivem dizendo que de tanta expectativa eu vou decepcionar, que Paris não é tudo e tal, mas acho que não. Acho que vou gostar bastante. É só ver um foto qualquer da minha cidade (Paris) que já fico emocionada.
Quero muito passar uma temporada lá, mas sei que quando voltar sentirei saudades e a vontade de voltar será tão forte quanto a de ir pela primeira vez.
Patrícia Duarte Simões Pires
Acordar pela manhã, quando se está prestes a embarcar para Paris, e me deleitar com um texto tão lindo e poético como este, faz com certeza o dia começar mais feliz…. LINDO
Nick
Oi Sophia, compartilho com vc esses sentimentos. Comigo também foi a mesma coisa, pisei pela primeira vez na cidade em 1992 e desde então, tenho voltado regularmente e ainda me surpreendo com cantinhos da cidade, que ainda não conhecia. Mas meu “sonho de consumo” ainda estou para realizar, que é ficar um mês inteiro por lá.
Abraços !!!