Por Sophia
Nasci no interior e tinha certeza de que não pertencia àquela cidadezinha embora nunca tivesse morado em outro lugar. Mudei para São Paulo em 1995 porque arrumei a desculpa de fazer a faculdade aqui. E fui ficando.
Até 2005, nunca tinha ido à França. Mas tinha uma certeza estranha de que eu pertencia ao país.
Na primeira vez que fui, era uma viagem de trabalho. O carro que me trazia do aeroporto para Paris vinha rodando pelas ruas com asfalto úmido e eu tentava absorver tudo e, ao mesmo tempo, disfarçar o meu deslumbramento. A caipira dentro de mim se chocava com a imagem elegante que eu gostaria de projetar aos meus colegas franceses.
De repente o carro fez uma curva à esquerda, saiu da Rivoli e entrou numa ponte sobre o Sena. Virei a cabeça rapidamente para tentar captar ao máximo as novas visões que se desdobravam e… lá estava ela com suas proporções elegantes, entalhada como vestido de renda, a fachada levemente iluminada pelas luzes do início da noite. A Notre-Dame. Não consegui conter a surpresa e o sentimento de nostalgia bagunçada por estar pela primeira vez em um lugar que parecia que eu conhecia desde criança. Nem tentei conter a lágrima que rolou.
Nunca mais voltei a Paris a trabalho. Felizmente.Tenho, desde então, a sorte de visitar a cidade todo ano e, quando a maré está muito boa mesmo, a sorte de ficar muitas semanas. Fui picada. Entro em crise de abstinência se fico muito tempo longe. Ah, sim: conheço as feridas da cidade e do país. Sei de suas mazelas e dissabores. Mas não consigo controlar meu desejo de estar lá.
Minha escolha de adolescência foi morar em São Paulo. Minha escolha da maturidade é morar em Paris. Enquanto isso não acontece, espero o próximo vôo.
Foto: Ana
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Evangelina sugimoto
Algo estranho também acontece comigo. Tenho esta sensação da memória , do pertencimento. Não raro experiência de saber o que encontrarei ao virar uma esquina que nunca virei. Meu marido diz que conheço Paris de outras vidas… Tomara.
Marc Leão
Sophia,
Fui a Paris em abril/2012. Desde que saí de lá, penso na cidade TODOS os dias. Cada lugar que passei, cada vitrine que olhei, cada pessoa que cruzei e que me despertou a atenção. Realmente eu ainda vou viver ao menos 1 ano em Paris.
Tatiana
Sofia…como sei o que vc sente! Desde a primeira vez q estive em Paris, em 2006, sentí que tinha achado o meu lugar no mundo! Sinto uma saudade de estar em Paris que chega a doer às vezes. Já voltei várias vezes, a ultima foi em março deste ano, mas nunca é o suficiente. Estou planejando ir em dezembro, ver a luzes de Natal, mas é muito caro… Veremos! Que bom encontrar mais pessoas que sentem o mesmo que eu por essa cidade.
DIRCEU
Cara Sophia.
Eu acompanho este blog há algum tempo já. Adoro as dicas deixadas por aqui pelas centenas de amantes de Paris, que como eu por aqui passam religiosamente. Até hoje não havia deixado o meu “pitaco”, mas lendo seu relato resolvi arriscar.
O que mais me chamou atenção foi ver como os sentimentos que se tem por essa cidade maravilhosa quando a conhecemos pela primeira vez são quase inexplicáveis.
Realmente, como você disse é uma mistura de nostalgia e surpresa, com aquilo que parece que você já conhece (porque você já viu em filmes, já leu algo em livros e já se imaginou muito por ali). O que resta para nós que não estamos em Paris é esperar pelo próximo reencontro e acreditar. Afinal como disse Bogart: “Nós sempre teremos Paris”…