Por Andrea Berzotti, jornalista, especialista em comunicação corporativa e esportista.
Há quase um mês enfrentei uma decisão difícil para quem sabe o que é treinar para uma maratona.
Por algum motivo especial – um dia a gente descobre (ou não) – desisti da minha primeira maratona – a 38º edição de Maratona de Paris, realizada no dia 06 de abril de 2014. Linda e escolhida a dedo! Para se ter uma ideia a largada acontece no Arco Triunfo e os 42,195 km são percorridos por pontos turísticos da “cidade luz” como a Torre Eiffel, a avenida Champs Elysées, o Rio Sena, a maravilhosa catedral de Notre Dame, o Place de la Bastille e os charmosos arcos dos Viaduc des Arts e sua Promenade Plantée.
Enfim, durante cinco meses treinei aqui no Brasil, segui planilhas, orientações de meu treinador Elenilton Rangel. Abdiquei de várias coisas, dormi muito cedo, treinei com sol forte e chuva chata. Carnaval foi regado a isotônico e longões matinais, Ruim? De forma alguma! Fui para a viagem com o coração aberto e as pernas trêmulas.
Um dia antes da prova, no sábado, tive uma indisposição forte, seguida por intensas náuseas e êmeses (explico: vômitos!). Resultado: fraqueza intensa, desidratação, desânimo e a única solução foi não correr.
Claro que no “after day” deu uma baixa pessoal, seguida de uma sensação de fracasso.
Mas o lindo e romântico visual de Paris me ajudou deixar de lado a sensação de “nadar, nadar e morrer na praia”. O paraíso pode estar perdido, mas é doce. Mesmo com a sensação do “falhar”, a alegria sempre pisca à nossa volta. Claro que a presença e o cuidado de gente querida ao lado contribuíram muito. Isso sem falar nas palavras de mensagem de consolo de quem acompanhou de perto a tentativa. Enfim, o domingo da maratona foi um dia bem cinza, quase um luto.
Tá bom vai, não dá para a vida ser muito dolorida estando em Paris! O domingo pós “a não maratona” foi recheado por lugares inoubliables, como dizem os franceses: a imponência do Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, as pontes de Paris. Para completar uma parada em um bar nas margens do Rio Sena para a degustação da deliciosa opção francesa: baguete com patês de oliva e coração de alcachofra.
A maratona não aconteceu, contudo coisas interessantes aconteceram neste meio do caminho: lugares, novas cores, sabores, sensações e muitos outros sentimentos. Algumas resoluções e novas definições. Novas descobertas e, principalmente, a certeza de que não estamos à frente de nada em nossa vida. Não sabemos nunca como será o dia seguinte, mesmo com tantas programações.
Li um dia um texto do publicitário André Gomes e achei incrível: “Chega desse mal estar das esperas inúteis, longas esperas das coisas pequenas. Basta de criar ferrugem nas juntas e bolor no cérebro. Vamos em frente”.
A essa ressaca pós-maratona passou. O que eu sei nisso tudo é que evolui. Evolui como atleta amadora, como pessoa, como mulher… A mudança de rotina e dedicação me transformaram. Conheci gente especial. Aceitei situações e compreendi. Me frustrei, mas subi um degrau. Ganhei um amor eterno por Paris. Novas experiências são sempre bem vindas.
E Paris, meu caro, sempre será uma escolha certa. Cada canto descoberto é uma alegria: passar um dia todo no Musée du Louvre e Musée d’Orsay, rodar de bicicleta pelas ruelas e pontos turísticos, sentar a beira do Rio Sena e simplesmente ver a vida passar…
Desistir, às vezes, é sábio. Mas perder a coragem e a vontade não. Porque a vida segue e novas oportunidades aparecem! E como disse um amigo: “não deu? E daí. Você está em Paris!”
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Janete
Oi! Existe uma frase que diz: ” O melhor da festa é esperar por ela. ” Acredito que a preparação e a expectativa para corrida devem ter sido tão prazerosas, que compensam a frustração. Aproveite sua vida! Tenta de novo!
Maria Isabel
Sair correndo em Paris? NUNCA! Paris é para ser vista devagar, olhando cada pedaço, cada janela, sentindo os cheiros, vendo as pessoas, sentar em um café e saborear cada gole. Olhar para o céu, para os lados, para tudo. Levantar sem pressa e continuar andando calmamente e ir deixando um pedacinho do coração pelas calçadas. AMO Paris! É minha cidade, é meu povo. AMO!!!!!!
Aurea Borne
Paris é um ótimo lugar para estar quando se quer curar uma frustração…
marcos
Andrea, sei exatamente o que isso significa. Moro em Campinas-SP e tb treinei para a maratona de Paris. Peguei Dengue seis dias antes da prova. Nao dava nem uma volta na quadra a pe. Fiz isso, fui curtir a viagem com a familia, frustracao a parte, e ja me inscrevi para outra maratona. Outras corridas e viagens virao.
Flavia
Parabens Andrea pelo lindo texto e principalmente por saber superar as derrotas de forma tao expetacular…. Certo que estar em Paris e em boa companhia ajuda, né????
Orlando
Vc perdeu a maratona e o CP ganhou uma ótima cronista. Beleza de texto …
luciana
Paris sempre nos proporciona felicidade..mesmo nos momentos mais improváveis, que em qualquer outro lugar do mundo nos sentiriamos derrotados!!!!La tudo é mágico
lisiane
Isso aí, saber viver e curtir com imprevistos. Minha história com Paris é um tanto assim , nao com esporte, mas com novas descobertas decorrente de um imprevisto. E vale.
Elisa
Há poucos meses passei por essa situação: abandonei 2 meias maratonas que faria, sendo uma delas em Paris, por conta de lesão ocorrida 1 mês antes da prova.
Foi duro. E foi mais duro estar em Paris e não correr.
Mas é como dito no texto: a gente aprende e evolui, e parte pra próxima. Porque corredor é assim mesmo
Maurício Christovão
“Quem foge na hora certa, vive para combater mais tarde”(provérbio chinês). Você agiu bem, tendo uma boa atitude e aproveitando o que o momento lhe oferecia. Você é jovem e forte e com certeza correrá outras maratonas, inclusive essa de Paris. É igual ao Carnaval, tem todo ano…