Evandro Barreto
A Paris de Woody Allen não é para quem vai, é para quem volta.
“Meia-noite em Paris”´é a balada, admiravelmente escrita, filmada e musicada, dos encontros inesperados na avenida do tempo perdido.
Um roteirista de cinema americano, que sonha em escrever seu primeiro romance, vai a Paris em 2010 e se depara, não mais que de repente, em plena década de ’20 do século passado, com Zelda & Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Cole Porter, Buñel, Dali, Man Ray e outras figuras que se tornariam ícones da chamada geração perdida, mas ainda não sabiam disso porque é muito difícil ser contemporâneo do próprio mito.
Gil, o roteirista apaixonado pelo passado, também se apaixona por Adriana, amante/modelo de Picasso, Braque e Modgliani, que só não retribui totalmente porque ela já havia escolhido para amar o seu tempo não-vivido: a Belle Èpoque. É para lá que os dois viajam ao encontro de Tolouse-Lautrec, Gauguin e Degas, cavalheiros frustradíssimos por não viverem na Renascença. Antes que todos retrocedam ao Gênesis, onde deve morar um deus bíblico nostálgico do big bang, ele retorna à Paris de Mme. Sarkozy. Gil traz consigo o encorajamento literário de Gertrude Stein e a certeza de que o Ontem, com seu irresistível charme editado, é um concorrente muito desleal.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
62 Comentários
Eduarda
Finalmente vi o filme…Achei um bom divertimento.
Mas para quem (bem ao contrário dos protagonistas do filme!) também quer conhecer os anos sombrios, e não apenas os dourados, quando vários dos personagens do filme tb aparecem, recomendo o livro: Paris, os anos sombrios (trata dos famosos- Chanel, Dalí, Schiaparelli, Josephine Baker, Jean Cocteau etc – que viveram lá na década pré segunda guerra)
de William Wiser.
martina knoll
Adorei o filme!!! neurose amadurecida de Woody Allen e um precioso deleite para os amantes das artes e da literatura! bela viagem! termina com vc qurendo mais!!!
Fotografia impecável, mostrando a maravilhosa Paris! linda como sempre!!!
Uma ocasião em que passei uma semana em que chovia muito, tbém achei que Paris ficava ainda mais bonita na chuva!! e o hotel em que fiquei na primeira vez, era todo em estilo Belle Epoque, no Quartier Latin!o Saint Jacques!
Bom demais!
Eliana Barbosa
Beth…thanks again!
Abs
Alice
Que filme lindo !!! Amei rever Paris e seus lugares mágicos.Aquela cena do baile na ¨Belle Epoque¨é maravilhosa!
Beth
Eliana
A versão em VHS que vc encontrou na locadora deve ser aquela que já assisti em cinemas de arte, etc. Vale conferir!
Já a versão completa e restaurada é de 2011. Passou recentemente nos cinemas alemãs e tem cópia em DVD.
Maiores informações abaixo.
Abs.
http://www.facebook.com/home.php?sk=group_192898670741731&id=222838507747747#!/pages/Fritz-Langs-Metropolis/287737935702
Eliana Barbosa
Beth…brincadeiras à parte…rs! Prefiro essa versão de ficção e arte sem Spielberg e George Lucas. Localizei em uma única locadora aqui em CG, uma versão em VHS. Deve ser esta que vc já assistiu, não é? Vou passar essa semana na locadora e ver se dá para copiar em DVD…o pessoal da locadora disse que empresta.
Abs
Paula
Filme lindo! Texto lindo! Esse blog é demais…
Beth
Eduarda
Essa cópia foi encontrada no acervo de um cinema de Buenos Aires em 2008! É mais completa do que aquelas que nós assistíamos nos cinemas de arte da nossa época de faculdade, risos. E foi totalmente restaurada…
Abs.
Eduarda
Beth,
Essa deve ser a cópia que assisti em um cineclube há 30anos na faculdade…rsrsrs Ela era do acervo pessoal de um cineasta paulista.Brincadeiras à parte, esse filme e o Nosferatu da mesma época do cinema mudo, estão dentre os meus eternos preferidos.
Eliana Barbosa
Beth,
Cenas fantásticas!!! E sem Spielberg e George Lucas? Rs…
Thanks!