Foto: Sérgio T. Gonçalves
A notícia tão esperada chegou, mas com uma ressalva. Uma pena!
Os museus e monumentos da França são gratuitos para todos os menores de 18 anos e para jovens de 18 a 25 anos residentes em algum país da União Europeia, independente da nacionalidade ou se é ou não estudante.
A lista dos principais museus e monumentos que participam deste programa: Louvre, Rodin, Versailles, Orsay, Quai Branly, Orangerie, Picasso, Centre Pompidou, Arco do Triunfo, Conciergerie, Saint Chapelle, Panthéon e Mont Saint Michel.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Bibiana
Meu bilhete de identidade não e suficiente?
Rodrigo Lavalle
Bibiana, no site do museu do Louvre, por exemplo, eles pedem uma justificativa de moradia em um dos países do Espaço Econômico Europeu MAIS um documento de identidade oficial: “les jeunes de 18 à 25 ans : justificatif de résidence dans l’un des pays de l’Espace Economique Européen et pièce d’identité officielle”.
Abraços.
Bibiana
Boa tarde, eu irei estar em Paris em junho, sou portuguesa, tenho 25 anos será que me podem ajudar nessa duvida de entrada nos museus gratuita? como tenho que fazer? obrigada
Rodrigo Lavalle
Bibiana, como está escrito no artigo, para que os menores de 26 tenham direito a gratuidade nos museus é preciso que eles sejam residentes na Europa. Você tem que provar que mora na Europa apresentando uma conta de consumo com seu nome e endereço, por exemplo.
Abraços.
Raquel
Boa tarde.O que é necessário apresentar nos locais aderentes para se ter direito à entrada livre? Obrigada :).
Rodrigo Lavalle
Raquel, a gratuidade se aplicava aos portadores de nacionalidade européia entre 18 e 25 anos e também aos estrangeiros entre 18 e 25 anos com residência de longa duração em um país da UE. Para provar a residência você precisa apresentar contrato de locação ou conta (gás, eletricidade, telefone) no seu nome.
Abraços.
Heloisa Miura
Oi, Lina, tudo bem?
Pesquisei bastante sobre esse assunto e vi que ele é bastante polêmico na França.
Não possuo nacionalidade francesa mas faço mestrado aqui, porém mesmo assim creio que terei que pagar para entrar em alguns museus.
Na época em que a gratuidade foi criada, o entendimento era que a gratuidade se aplicava aos portadores de nacionalidade européia entre 18 e 25 anos E TAMBÉM aos estrangeiros entre 18 e 25 anos com residência de “longue durée” em um país da UE.
No entanto, o xis da questão se encontra nessa “longue durée”, porque aparentemente não existe um conceito obejtivo.
O site do Musée d’Orsay é claro, a pessoa precisa ter um visto de mais de 3 meses (ou seja, não conta para os turistas): 18-25 ans non ressortissants de l’Union européenne mais résidents de longue durée en France ou dans un autre pays de l’U.E (Titulaires d’un visa de plus de trois mois).
Porém em algumas notícias entendi que a gratuidade era para os jovens que moram aqui há mais de 3 meses. Para piorar, outros museus e monumentos (ex: castelo de Versalhes) trazem apenas a indicação de gratuidade para “residentes da União Européia”, sem maiores explicações, sendo que na França o visto de longue durée é para quem mora há mais de 5 anos. (http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F17359.xhtml)
Há uma organização de jovens chamada SOS Racisme que luta pela generalização da gratuidade para todos entre 18-25, independente de nacionalidade ou residência, pois a França detém patrimônios culturais vindos de diversos países do mundo, por isso não poderia tratar com desigualdade os jovens.
Enfim, era isso! O que você acha?
(vou tentar a gratuidade nos museus e conto aqui!)
Lina
Heloisa
você realmente pesquisou!
Eu não sabia desta polêmica.
Quando leio os sites dos museus entendo que menores de 26 anos residentes aqui (com vistos de mais de 3 meses) não pagam. Esta é a frase chave dos sites. Em nenhum deles está mencionado com permanência de mais de 5 anos.
Mas vou ficar atenta à questão. E se você descobrir informações ficaria feliz se nos contasse.
micaela
Oi Lina,
Tenho uma dúvida: no site de alguns museus, como Versailles e Louvre, esse desconto só aparece válido para menores de 26 anos que sejam residentes da UE – não falam de nacionalidade européia.
Sabe se algo mudou em relação a isso? Tenho dupla cidadania e gostaria de saber onde poderei entrar sem pagar.
Desde já obrigada.
Lina
Micaela
No início a lei dizia para menores de 26 anos de nacionalidade européia.
Após reclamações eles mudaram para jovens residentes na Europa.
les jeunes de 18 à 25 ans : justificatif de résidence dans l’un des pays de l’Espace Economique Européen et pièce d’identité officielle.
Obrigada por me lembrar deste post. Já atualizei.
juliana
oi lina!
sou estudante em portugal, nao tenho cidadania, mas tenho visto de residencia daqui. será que consigo entradas gratuitas?
conexaoparis
Juliana
Consegue. Válido também para estudantes estrangeiros morando na Europa.
Roberta
Oi Lina,
tenho a cidadania italiana e 24 anos. Como devo proceder durante a visita? É so apresentar o meu passaporte italiano na bilheteria ou nao tenho que ir a bilheteria? Devo enfrentar filas ou nao?
Obrigada,
Roberta
conexaoparis
Roberta
Não faça filas e na entrada mostre seu passaporte.
conexaoparis
Ana Luiza
Só apresentar carteira de identidade. O desconto é para menores de 26, não para estudantes menores de 26 anos.
Ana Luiza
Lina, vejo nos sites dos museus que os menores de 26 anos de fora da UE tem desconto, mas tem que apresentar a carteira de estudante como diz o Sergio ou apenas o documento de identidade?? Quando fiz um curso na AF de Paris eu apresentava a carteira da escola, só que dessa vez nao estarei estudando e tb já terminei a faculdade aqui no brasil, mas ainda nao tenho 26 anos!!! será que nao tenho desconto???
Obrigada!
conexaoparis
Mara
Já escrevi sobre o Museu du Quai Branly.