Dos principais museus internacionais relacionados à moda, quatro se encontram na França.
- O primeiro é o Museu Christian Dior, situado em Granville, uma pequena cidade da Normandia. Nós temos um artigo sobre este museu que se encontra na rota do Mont Saint Michel e da cidade corsária de Saint Malo (clique aqui).
Foi nesta casa que Dior viveu e aí está exposta sua coleção de vestidos alta costura. O museu organiza também excelentes exposições temporárias.
O museu possui um salão de chá com mesinhas e cadeiras espalhadas pelo jardim. Aproveite a bela vista tomando uma coupe de champanhe.
A próxima exposição abrirá suas portas no dia 16 de dezembro e irá até 6 de março 2016.
- O segundo, Musée des Beaux Arts et de la Dentelle, Museu de Belas Artes e da Renda, se encontra também na Normandia distante 160 km de Rouen.
O museu conta a história da renda, apresentando diversos tipos de renda desenvolvidos a partir do final do século 16 até hoje. Uma atenção especial é dada à técnica chamada Point d’Alençon e desenvolvida nesta cidade.
A técnica da renda de Alençon é tão histórica e famosa que ela foi colocada, pela Unesco, na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
- O terceiro é a Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent em Paris. Ela organiza duas ou três exposições por ano de moda, pintura, fotografia e artes decorativas.
Um detalhe importante, no site da Fundação temos acesso ao arquivo virtual com desenhos e fotos das criações do grande costureiro. Uma ferramenta que poderá interessar os estudantes da área da moda (clique aqui). Uma das peças ícones criadas por YSL foi o smoking para as mulheres e uma das exposições mais bonitas foi Smoking Forever.
- O quarto é o Museu Palais Galliera que possui uma inestimável coleção entre as mas ricas do mundo.
Esta mansão se encontra perto do Trocadéro e na frente do Museu de Arte Moderna e do Palais de Tokyo. Em razão da fragilidade das peças, o acervo do Galliera é exposto de maneira temporária, durante exposições temáticas abertas ao público alguns meses por ano. Fora o período das exposições o Galliera fica fechado. O Galliera também possui um arquivo virtual que pode ser consultado por qualquer pessoa (clique aqui). Siga o site com frequência e anote as datas das próximas exposições.
Na Europa existem ainda dois outros excelentes museus de moda.
- O Museo Ferragamo em Florença, dedicado à Salvatore Ferragamo o inventor do salto compensado. Este museu foi inaugurado em 1995 e se você gostar de sapatos não deixe de conhecê-lo.
- Victoria and Albert Museum possui uma coleção de textil e de moda que cobre um período de mais de 5000 anos, do Egito antigo até nossos dias. Uma das maiores coleções do mundo com peças européias, da Ásia central do Oriente Média da África e das Américas.
ATUALIZAÇÃO: a leitora Elsa Mangas nos sugeriu outros museus na França e na Europa:
- Musée de la Mode et du Textile que pertence ao Musée des Arts Décoratifs (107, rue de Rivoli, 75001). Sua coleção possui mais de 152,800 obras, incluindo trajes, acessórios e tecidos do século III até o presente. Os maiores criadores da história da moda estão ali reunidos, Paul Poiret em Popy Moreni, Madeleine Vionnet Christian Lacroix, Christian Dior para Yves Saint Laurent.
O museu organiza em média duas grandes exposições por ano focadas em algum estilista ou tema contemporâneos. Uma das últimas, que fez enorme sucesso, foi dedicada ao estilista belga Dries Van Noten. Atualmente está em cartaz a Korea Now! apresentando a moda e o design contemporâneos da Coréia do Sul.
Na Europa existe ainda o Museu Nacional do Traje, em Portugal e o Museo del Traje, na Espanha.
Leia também:
- Curso rápido de moda/estilismo em Paris
- Museu Galliera, o museu da moda
- A polêmica coleção de Yves Saint Laurent
Dione Occhipinti é autora do guia de moda e compras Paris: do alto luxo ao luxo acessível. Um mapa do tesouro fashion com todos os endereços importantes e mais os segredinhos que só os parisienses conhecem. À venda na lojinha do Conexão Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1 Comentários
Maurício Christovão
Desculpem a minha ignorância no assunto, mas o que seria um “salto compensado”, inventado pelo Ferragamo???