[ATUALIZADO EM JANEIRO 2024] Para saber se vale a pena ou não comprar o Paris Museum Pass – o passe para a visita dos museus e monumentos – você tem que fazer algumas contas e simulações. Nossa artigo te explica.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Paris Museum Pass, o que é
O Paris Museum Pass é um bilhete único que dá acesso a mais de 60 museus e monumentos em Paris e arredores.
Ele é vendido para 2, 4 ou 6 dias; custa respectivamente 62, 77 e 92 euros (valores de janeiro 2024; veja aqui) e seu uso deve ser consecutivo, ou seja, se você pular um dia, esse dia será perdido. Além disso, você só pode entrar 1 vez em cada local.
Não esqueça seu seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Vale a pena comprar o Paris Museum Pass?
Vale se sua estadia em Paris for prolongada, se você quiser visitar muitos museus e monumentos e se você concordar em concentrar as visitas em 2, 4 ou 6 dias consecutivos.
Não vale se você estiver em Paris por 4 ou 5 dias e quiser conhecer somente dois dos principais museus e um monumento.
Leve em conta também que a Torre Eiffel não faz parte do Paris Museum Pass e que entrar na Notre Dame e na Sacré-Couer de Montmartre é gratuito. Obs.: após o terrível incêndio, a Notre Dame está totalmente fechada para restauração e reabre no dia 8 de dezembro de 2024.
Além disso, nos primeiros domingos de cada mês, muitos museus são gratuitos na França. Nesse dia eles ficam mais cheios mas, se a sua intenção é economizar ao máximo, essa pode ser uma opção.
Na Tiqets você compra ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.
Algumas simulações
Se sua estadia é de poucos dias e você quer visitar poucos locais, comprar os tickets avulsos sai mais barato que comprar o Paris Museum Pass.
Um exemplo: se escolher visitar somente o Museu do Louvre (17 euros o ticket avulso), o Museu Orsay (16 euros o ticket avulso) e o Castelo de Versailles (20 euros o ticket avulso mais barato ou 27 euros o mais caro), gastará 53 ou 60 euros, ou seja, mais barato que o Paris Museum Pass mais barato (62 euros) e você poderá visitar um local por dia.
Neste caso, compre com antecedência os tickets nos sites oficiais de cada museu ou monumento. Para alguns deles, você pode comprar também aqui.
Se sua estadia é de 6 dias ou mais, você adora cultura e visitará muitos museus e monumentos. Neste caso o Paris Museum Pass vale a pena se você organizar muito bem sua agenda. Concentre as visitas em dias consecutivos e visite dois locais por dia (1 museu e 1 monumento, por exemplo).
Outros pontos para levar em consideração antes de comprar o Paris Museum Pass
Além dos dois pontos que levantamos no começo do artigo, leve também em consideração o seguinte:
- Quase todos os museus e monumentos são gratuitos para menores de 18 anos, basta apresentar documento de identidade. Aconselhamos que leia nosso artigo sobre a gratuidade na França, clique aqui.
- Os museus e monumentos fecham às segundas ou às terças. Verifique os horários nos sites oficiais para fazer a programação correta do que visitar nesses dias.
Observação: alguns leitores assinalaram outras duas qualidades do Paris Museum Pass: cortar filas. Não se esqueçam que os ingressos avulsos, comprados com antecedência, também cortam filas.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
O Paris Museum Pass pode ser usado nos seguintes museus e monumentos:
-
Em Paris:
- Arco do Triunfo
- Centro Pompidou
- Museu das Artes Decorativas
- Museu du Quai Branly
- La Villette
- Conciergerie
- Museu do Louvre (mediante a reserva gratuita de horário no site oficial do museu, clique aqui)
- Museu Orangerie
- Museu Orsay
- Panteão
- Museu Rodin
- Sainte Chapelle, entre outros
- Veja a lista completa aqui
-
Fora de Paris:
- Palácio de Versalhes
- Castelo de Chantilly
- Castelo de Fontainebleau
- Château Malmaison
- Château de Rambouillet
- Basílica de Saint Denis
- Château de Vincennes, entre outros
- Veja a lista completa aqui
Você também pode adquirir ingressos avulsos para alguns destes monumentos e museus aqui.
Onde comprar o Paris Museum Pass:
- No Office du Tourisme de Paris: 29 rue de Rivoli, 75004 (estação Hôtel de Ville, linhas 1 e 11);
- Na bilheteria de quase todos os museus;
- Nos guichês de informações turísticas dos aeroportos (clique aqui para saber onde eles se localizam) e estações de trem em Paris;
- Nas lojas FNAC;
- Por internet no site do Office de Tourisme de Paris.
Leia também:
- 16 Museus de Paris imperdíveis
- 25 principais Pontos Turísticos de Paris
- Castelos da França
- O Museu do Louvre
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
335 Comentários
Mariana Benjamim
Olá, estou com uma super dúvida!
Vou chegar em Paris numa quinta à tarde, pela Gare de Lyon. Tem algum problema deixar pra comprar o Museum Pass lá, somente quando chegar? Há chance de esgotar? Quero o de 2 dias pra ir no dia seguinte à Versalles e no outro ao Louvre e Arco do Triunfo.
Seria mais seguro comprar online? Se sim, eles entregam no meu endereço brasileiro?
Rodrigo Lavalle
Mariana, não há perigo de esgotar. Compre no escritório do Office de Tourisme que existe na Gare de Lyon, na bilheteria do Louvre ou no Office du Tourisme de Paris (25 rue Pyramides, 75001; estação Pyramides, linhas 7 e 14; 10 minutos de caminhada do Museu do Louvre).
Mariana
Boa noite,
vou a paris em fevereiro durante 4 dias e pretendo visitar alguns museus. Tenho menos de 26 e sei que se for cidadã Europeia, não se paga. Vou com uma amiga que vai comprar o Museu Pass. A minha dúvida é, sendo que eu não pago e ela tem o Museu pass (que permite entrada direta, sem esperar pelas filas) eu também tenho possibilidade de entrar com ela, sem ficar para trás? Ou serei obrigada a comprar o Museu Pass SÓ para não precisar de esperar na fila?
Rodrigo Lavalle
Mariana, essa regra varia muito de local para local. No Louvre não precisa ser europeu para ter entrada gratuita e sim ser residente de algum país da União Europeia. Já no Arco do Triunfo vale qualquer uma das duas regras para a entrada gratuita. Nos locais onde você tem entrada gratuita você pega a mesma fila de quem já tem ingresso ou o MP.
RicardoRacovitza
Olá, segue minha avaliação:
Comprei 3 Paris Pass para 3 dias pela internet no dia 22/09/2017 e no meu recibo informaram que meus passes estariam disponíveis somente no dia 28/09/2017. Antes não.
Ok, como teria os dias 28/09, 29/09 e 30/09 para aproveitar melhor os passeios e atrações, não vi problemas. Pensei: “Pego os passes logo cedo no dia 28 e aproveitaremos os 3 dias”. Ao comprar os passes, ainda paguei o adicional de acesso ao segundo andar da Torre Eiffel. Não imaginava que estava comprando problemas ao invés de solução turística.
No dia 27/09/2017, já em Paris, sentado num café e lendo nossos programas de passeio e reservas, percebi uma inconsistência de datas: Nosso Paris Pass só poderia ser retirado no dia 28 (no voucher estava bem claro : “Você escolheu o modo de entrega: RETIRADA em 28 setembro 2017…. Cuidado! Não se esqueça de apresentar este e-mail na retirada junto com um documento de identidade…. O seu pedido não poderá ser entregado(sic) antes da data escolhida no momento da reserva”
Aí começaram os problemas. Na hora da compra não percebi, nem lembrava que o acesso da torre, escolhido por mim, ficara agendado para o dia 27. Apenas a data da retirada dos passes havia ficado na minha cabeça : o dia 28! Mas como assim? Só retirar no dia 28 e visitar a Torre Eiffel no dia 27? Como? Só percebi esse problema depois, tomando um café descontraidamente….
Assim, fui imediatamente tentar retirar os passes. Mas já passava das 17h! Ou seja, o horário marcado na reserva da Torre Eiffel para 16h já estava perdido. Já no escritório do Paris Office em Pyramides, a despeito da data de entrega dos Paris Pass estar expressamente definida no voucher para o dia 28, me entregaram os passes, no dia 27 mesmo, já quase às 18h.
No momento da retirada, chamei a atenção da atendente para o detalhe das datas. Entendi que estava tudo bem e que poderia usar o voucher da Torre Eiffel no dia seguinte.
Problema 1: Assim, no dia seguinte, lá fomos nós para conhecer o maior símbolo francês e….. fomos barrados!
O atendente do guichê oeste da torre disse que não poderia liberar as entradas para o segundo andar pois eram para o dia anterior. Tentei argumentar, inclusive no voucher marcava a data e hora de retirada no escritório do Paris Office : salvo engano, marcava 17:50 do dia 27.
Ele ainda ligou para um superior dele mas mesmo assim não nos entregou os passes… Bem, já estávamos lá mesmo e francamente, refazer todo nosso itinerário de passeios para perder horas ou mais reclamando num escritório do outro lado da cidade…. Achamos melhor comprar novos passes lá na hora e conhecer a torre naquele momento.
Problema 2: Reservamos o dia 30 (sábado) para conhecermos o Palácio de Versalhes. Lá fomos nós. Uma hora e tanto de viagem mais uns bons 50 minutos de fila e na hora de entrar, apresentamos nosso Paris Pass e…..Barrados!!! “Como? Esta atração está inclusa! Sim senhor, está mas seu passe expirou ontem, dia 29…”
Isso mesmo. Compramos o passe para 3 dias: 28,29 e 30. Mas como na minha compra houve o desencontro de datas da visita à Torre Eiffel, retiramos os Paris Pass no dia 27. Assim, o que seria 28, 29 e 30 passou a ser 27, 28 e 29!!! Mais prejuízo!! Ultimo dia de férias, ultimo dia para aproveitar. Compramos os 3 ingressos para não perdermos a viagem.
Resumo:
Nunca mais comprarei esse tipo de passes “all museums and etc…” É caro, tendo em vista que ninguém em 3 dias visita mais que meia dúzia de boas atrações e mesmo assim, bem “an passant”. Melhor pagar na hora. Visitar quinze, vinte atrações como sugere e está incluso no preço do Paris Pass e outros similares, acaba virando uma espécie de “masturbação cultural”… E paga-se por isso!!!!
Problema 3 : Paguei no total 432 euros nos 3 Paris Pass, por 3 dias. Mais uns 50 euros na torre e uns 57 euros em Versalhes (que no meu entendimento foi por falha do Paris Touris Office): total queima de dinheiro!!
Nunca mais. Espalharei minha experiência em quantos blogs e sites de viajantes eu puder.
Rodrigo Lavalle
Ricardo, sentimos muito pela sua má experiência mas creio que você esteja se referindo ao Paris Passlib’ (https://booking.parisinfo.com/il4-offer_i147-paris-passlib.aspx). O artigo acima fala sobre o Museum Pass.
Andréa
Boa tarde. Gostaria de saber se o Museum Pass dá todo acesso ao complexo de Versalhes ou apenas ao Castelo. Desde já, obrigada!
Rodrigo Lavalle
Andréa, dá acesso a todo o conjunto fora dos dias de espetáculos das águas, que terminam no fim de outubro.
Carlos Alberto Oliveira de Matos
No dia 28/10/2016, comprei um Museum Pass de 6 dias no Louvre. Cobraram DOIS. Me comuniquei várias vezes com o site oficial do Museum Pass e nunca se dignaram a dar uma satisfação.
Rodrigo Lavalle
Carlos, sugiro que você entre em contato com o Louvre, local onde você fez a compra.
Carolina Ricci
Outra pergunta, meu filho tem 16 anos e li aqui que tem gratuidade em vários museus e atrações. Para ter direito a essa gratuidade tem que pegar a mesma fila da bilheteria pra liberar ou poderia ir pra entrada direto junto com a gente, que estaremos com o passe?
Carolina Ricci
Bom dia! Vou comprar o passe de 6 dias, porém vou deixar para comprar no aeroporto, assim que chegarmos. Existe o risco de “esgotar” o passe? Ou é sempre certeza de ter nos pontos de venda? Como já vamos do aeroporto pro hotel e do hotel para o meu roteiro, já queria estar com ele em mãos, sem ter que ficar atrás dos pontos de venda pela cidade…
Shamya
Boa tarde!!! Você sabe informar se a FNAC Montparnasse vende o Museum Pass? Quanto ao ingresso para a Casa de Claude Monet, tem alguma loja fisíca que venda, em Paris? Não queria comprar on line, mas queria antecipar esse ingresso para não pegar fila. Muito obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Shamya, as FNACs vendem o MP mas nem sempre o de 2 dias está disponível. O mais garantido é comprar na bilheteria dos principais museus ou no Office du Tourisme de Paris (25 rue Pyramides, 75001). Na FNAC você encontra o ingresso para a Casa e Jardins de Monet.
Francine
Olá Rodrigo, tudo bem? Seu blog é incrível, parabéns!
Estou numa dúvida cruel com meu esposo, vamos estar em Paris do dia 17 ao dia 19/12, mas teremos livres uma tarde e um dia inteiro, queremos conhecer Torre Eiffel, Louvre, Notre Dame e Versalhes, mas não sabemos o que compensa mais: Paris Museum Pass, Paris Pass ou comprar os ticktes avulsos? Visto que teremos pouco tempo, queremos evitar o máximo possível de fila, sem contar o frio também…obrigada desde já pela sua ajuda!
Rodrigo Lavalle
Francine, para entrar na Catedral da Notre Dame não precisa de ingresso. O Museum Pass e o Paris Pass não dão acesso à Torre. O mais viável é você comprar os ingressos antecipados avulsos. No site Minha Viagem Paris você encontra ingressos para o Louvre e Versailles, clique aqui e aqui. Ingressos antecipados para a Torre somente no site oficial, clique aqui.
Silmara Vilanova
Por favor , o Paris Museum Pass dá acesso aos jardins de Versailles?
Rodrigo Lavalle
Silmara, até o dia 31/10 o Paris Museum Pass dá acesso aos jardins de Versailles somente quando não há os Jardins Musicais e o espetáculo das águas: quartas e quintas. A partir de novembro e até o final de março, o Paris Museum Pass dá acesso aos jardins de Versailles todos os dias da semana.