O Museu Rodin e seu jardim estão na lista dos mais bonitos locais de Paris.
Ir ao Museu Rodin e seu jardim é um passeio que deve ser programado para evitar filas intermináveis.
O que faço normalmente é chegar em torno das 12h30, me instalo no café do museu situado nos jardins, peço o prato do dia ou a torta salgada+salada e começo a visita meia hora mais tarde. Neste horário não tem fila para entrar e podemos percorrer o imenso e maravilhoso jardim e as salas do museu sem atropelos. Evitem chegar em torno das 11h e das 15h.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
O jardim do Museu Rodin
O jardim do Museu Rodin é em si mesmo um passeio imperdível. Além das obras, temos a presença majestosa da cúpula do museu vizinho, os Invalides.
Entre as esculturas do jardim, selecionamos três chef d’œuvres:
A Porta do Inferno: durante anos Rodin trabalhou a Porte de l’Enfer e criou mais de duzentas figuras e grupos. Ele levou 27 anos para acabar esta obra. Em 1917 foi realizada a versão definitiva, em bronze, mas Rodin morreu antes de ver o resultado final. A obra é magnífica e impressionante. Vale a pena observar todos os detalhes.
No alto da Porta, três personagens chamados as três sombras representam almas danadas que guardam a entrada do inferno.
As Três Sombras foram reproduzidas em um conjunto monumental isolado, instalado perto da Porta do Inferno. As Três Sombras fazem alusão à Divina Comédia de Dante e suas almas danadas que anunciam aos novos membros: “você que entra, perca toda a esperança”
O Pensador foi criado originalmente para a Porta do Inferno e foi chamado de O Poeta. Ele representava Dante, autor da Divina Comédia, o inspirador da Porta. Mais tarde, O Poeta se transformou em O Pensador, imagem de um homem mergulhado nos pensamentos mas cujo corpo sugere grande capacidade de ação. Esta é uma das esculturas mais famosas do mundo.
O museu
O museu foi totalmente restaurado e acabou de abrir suas portas. Ele está maravilhoso. Esta mansão foi construída em 1732 e inúmeros proprietários e inquilinos a ocuparam. Entre outros, ela foi residência dos embaixadores do Papa e sede da Embaixada da Russia até ser ocupada, em 1911, por Rodin. Aí ele instalou seu atelier e suas obras. Alguns anos mais tarde ele propôs ao estado francês, então proprietário do local, doação total das suas obras em troca da criação do Museu Rodin.
Uma das obras mais conhecidas de Rodin, O Beijo, é também inspirada na Divina Comédia de Dante. O casal representa Paolo e Francesca. Paolo foi assassinado pelo marido de Francesca que os surprendeu abraçados e os dois apaixonados foram condenados ao inferno. A escultura figurou na Porta do Inferno mas Rodin se deu conta que o conjunto estava em contradição com o tema da porta. A obra passou a ser conhecida como O Beijo e se tornou a representação da felicidade.
O Museu Rodin está na lista dos mais bonitos museus de Paris.
Ingresso para o Museu Rodin Paris e visita guiada
Para evitar filas clique aqui e compre com antecedência seu ingresso para o Museu Rodin no site da Tiqets. Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Se você quiser fazer uma visita guiada ao Museu Rodin com a guia-conferencista brasileira Zildinha Figueiredo, envie um email para [email protected] para mais informações.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Informações práticas
Museu Rodin Paris: 77 rue de Varenne, 75007 | Metrô: estação Varenne (linha 13) | Aberto todos os dias menos nas segundas, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro, das 10h às 17h45.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Myrian Lavourinha
Eu e meu marido estaremos viajando para Paris no próximo dia 16 de agosto e gostaria de uma informação: dá para comprar entradas para o Museu Rodin na hora ou é melhor comprar pela internet?
E para os Museus D’Orsay e Cluny?
Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Myrian, para o Orsay eu sugiro comprar antecipadamente para ter acesso preferencial e evitar as filas na entrada.
Karine
Gostaria de saber se a entrada para o Museu Rodin já inclui seus jardins ou se é aplicável somente ao prédio. Grata.
Rodrigo Lavalle
Karine, o ingresso que custa 11,30€ dá acesso ao museu, aos jardins e às exposições temporárias.
Isabel Cristina Giese
Podem dar uma informação? Separaram a obra de Camille Claudel? Li uma noticia no inicio da obra do museu que dizia que haveria uma separação da parte do trabalho de Camille.
Sugiro que mostrem a parte dela,ok?!
Beijos
Rodrigo Lavalle
Isabel, andamos o museu todo, vimos algumas obras de Camille misturadas às de Rodin. Não tem, por enquanto, uma ala separada para Camille Claudel.
Mônica
Eloá,
O Museu Rodin é composto pela edificação e pelo jardim, onde está “O Pensador”, a”A Porta do Inferno” e muitas outras esculturas. Então, o controle do acesso é feito na rua mesmo, antes de entrar no jardim propriamente. É como em Versailles: tem que pagar pra entrar no jardim também.
Visitei o Museu Rodin depois de uma manhã inteira no Les Invalides. Almocei na cafeteria do jardim antes da visita. Foi ótimo.
Eloá
Oi pessoal do conexão Paris , me ajudem nessa. É preciso pagar a entrada do museu e enfrentar as filas só para ver o pensador? Pois pela imagem do Google map parece ser fora do museu.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Eloá, para ter acesso ao jardim é preciso entrar na fila da bilheteria/entrada do museu.
Abraços.
Mauricio Christovão
O Museu Rodin é um dos meus prediletos e os jardins são imperdíveis. Fiz boas fotos por lá, com as expressivas estátuas do mestre sob luz natural. Quero voltar!!!
Nilson Ramos
Segundo o livro A História do Brasil nas ruas de Paris, funcionou também nesse local uma escola de meninas (Internato) onde estudou a Duquesa de Goiás, filha de Dom Pedro I com a Marquesa de Santos. Muito interessante conhecer! Restaurado deve estar ainda mais bonito!