No início do século XX, Moisés de Camondo contrói uma mansão para abritar sua coleção de arte do século XVIII. Em 1917, seu filho Nissim morre lutando pela França na primeira guerra mundial. Após a morte do seu filho, Moisés lega casa, móveis e obras de arte ao estado francês.
Durante a segunda guerra mundial, a filha de Moisés, Beatrice, seu marido e seus filhos desaparecem nos campos de concentração. A família Camondo não existe mais.
A visita do Museu Nissim de Camondo não pode ser feita sem que os visitantes saibam o destino trágico desta família que, no mesmo século, perde um dos seu membros lutando pela defesa da França e em seguida é enviada à Auschwitz.
O que mais me interessa nestes museus que nos mostram como viviam as elites no passado – veja também o Museu Jacquemard André – não são os móveis nem as obras de arte e sim a organização do cotidiano. Onde estava localizada a cozinha, como se cozinhava nesta época, como eram os banheiros. Infelizmente, os museus revelam ao público somente as salas de recepção, as bibliotecas, os escritórios.
No Nissim podemos visitar os banheiros e lá descobri que o hábito de separar o wc do resto já existia. Para nós esta separação é absurda, para os franceses absurdo é o nosso banheiro integrado. Eles acham mais higiênico o apartheid dos odores.
A cozinha fica escondida nos fundos da casa com enorme fogão central e panelas de cobre. Ao lado, a sala de jantar dos empregados com 20 assentos. Hoje, como ninguém mais possui um exército de empregados domésticos, a cozinha sofreu um upgrade e passou a ter localização central. Nos apartamentos haussmannianos de Paris, a cozinha também está escondida e longe das salas, situada no final de longo corredor sinistro. O que acontece, é que os jovens derrubam as paredes e aderem ao estilo cozinha americana.
A visita do Museu Nissim de Camondo é aconselhada para aqueles que já conhecem os principais museus de Paris. Ao sair do Nissim, vá conhecer o Parque Monceau. Vale a pena. Um dos parques mais bonitos de Paris.
Tanto o museu quanto o parque estão perto da praca Madeleine, o centro da gastronomia parisiense.
Musée Nissim de Camondo – 63 rue de Monceau 75008 – Paris – metro Fechado segunda e terça. Aberto das 10.30 às 17.00h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Cida
Mais um fato pitoresco a acrescentar à história da família é que a mãe, Irene Cahen D’Anvers, foi retratada por Renoir, assim como as suas irmãs, que são as meninas de Rosa e Azul.
Valeria
Obrigada. Se der tempo, volto lá.
Valeria
Olá Lina!
Hoje tentei ir noMusée Nissim de Camondo – 6 rue de Monceau 75008 – Paris e neste endereço nao encontrei o museu. Pedi informaçoes a um jornaleiro próximo que nao conhecia também. O endereço está certo?
Obrigada.
conexaoparis
Valeria
Peços desculpas. Houve erro de digitação já corrigido. O endereço exato é 63.
Tatyana Mabel
Lina, RenataM, Renata Inforzato, Jane e Bia,
Nossa… a curiosidade da intimidade e o sentimento infantil, que dela emana (ou seria o contrário?! rs), é interesse de muitos por aqui hein…(rs). Bem vindas ao clube!
Meninas,… vamos ser sinceras e admitir que essa curiosidade vem acompanhada por um desejo reprimido desde a infância: quem nunca aqui foi buliçosa que atire a primeira pedra (rs)! Quem nunca teve vontade de tocar nas louças, pratarias dispostas nesse tipo de museu?!?!?!… a vontade de pegar no tecido dessas cortinas que aparecem na 2a foto do post,… Bom… mas evoluir do toque para a fruição estética tem lá tem lá seus benefícios: afinal, podemos entrar e sair dos museus sem ser presa, ou advertida em público (rs).
Aliás, deixo aqui registrado outras 2 casas-museu do Brasil: Museu Carlos Costa Pinto (Salvador) e em São Luís o Solar Gomes de Sousa, que é tb imperdível para esses exercícios infantis da curiosidade… E… para não sair muito do tema do CP que focaliza Paris… nessas casa-museu do Brasil, pode-se observar a influência francesa (especialmente em São Luís) e européia de modo geral que dominou o mobiliário, a arquitetura e os gostos do Brasil do café, do leite, dos escravos e da cana de açúcar (rs).
Abraços!
eidia
Claro Lina, sempre q falo sobre seu blog ou qualquer outro eu não só digo q pedi permissão, como coloco o link…Meu povo te segue. Tô sempre te indicando.
bjins
eidia
Beth
Samuel
Na Alemanha, quando o WC é separado sempre tem sempre uma pia ao lado….
Beth
Lina
Mas eu achei que a idéia era essa mesma, risos.
E bem interessante….
O quarto tinha até lareira!
Risos e abs.