O Guimet é o projeto de um industrial de Lyon, Émile Guimet, que quis criar um museu das religiões do Egito, da antiguidade clássica e dos países da Ásia. Ele ocupa uma belo edifício perto do Trocadéro e foi inteiramente renovado recentemente.
Bodhisattva dos mil braços. Foto Sergio T. Gonçalves
O que poucas pessoas sabem, o museu possui um anexo que se chama Panthéon Bouddhique. Em 1991, o prédio ao lado foi adquirido e adaptado para receber toda a coleção comprada no Japão por Émile Guimet. Além da beleza do acervo, o jardim do Panthéon é uma atração a parte.
Fotos enviadas por Juliana
Um jardim japonês doado por mecenas japoneses, um cantinho de paz e tranquilidade.
Musée Guimet: 6 place Iéna, 75016. Metrô Iéna, linha 9. Fechado todas as terças, aberto os outros dias de 10.00h às 18.00h.
Panthéon Bouddhique: 19 place Iéna 76016. Metrô Iéna, linha 9. Fechado todas as terças e aberto os outros dias de 10:00 às 17:00h. Entrada gratuita.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Eymard
Suel(y)is:
choque de realidade! Me sinto sempre inseguro no RJ. Nao conheco bem. Nunca sei onde posso ou nao ir. Em SP ja me sinto mais em casa. O centro tem lugares interessantes para conhecer. O patio do colegio, por ex, ‘e um lugar “ivel”. Agora, vcs tem razao. A regiao entre o antigo Mappin, passando ao lado do Municipal, em direcao a avenida Ipiranga, realmente esta lamentavel e perigoso. Para o outro lado, em direcao a prefeitura, praca patriarca, calcadao, bolsa, ate o Patio do colegio, nao tem grandes problemas e ‘e ate interessante para explorar a pe. No entanto, depois de um certo horario, nao da mais. As calcadas ficam tomadas de moradores. Uma tristeza.
Voce vai em cidades como Boston, por ex, e faz o passeio da “linha vermelha”, a pe. Com toda a seguranca passando pelos principais caminhos historicos, do centro ao Porto. Houve uma tentativa, frustrada, de se repetir o mesmo em SP.
Sueli OVB
SUELY
Já saimos da Estação da LUz para ir até à Sé caminhando e posso te confessar que o que vi não foi nada agradável e até meio apavorante. Sem contar que em outra ocasião, por sorte na companhia de um guia, eu quis entrar no Jardim da Luz, depois de sair da pinacoteca. Fui barrada na hora. A gente esquece que está no Brasil e pensa que pode caminhar livre e impunemente em certos lugares. Não faço nunca mais!
Comprei um guia maravilhoso do Rio de Janeiro que se chama Guia Amoroso do Rio e comecei a fazer uns roteiros, ao que minha filha que mora lá, ao ver, perguntou se eu estava doida, pois aquilo não era lugar para se ir. Pobre Brasil!
suely
Sueli
O centro de São Paulo é frequentado também em sua maioria pelos que não trabalham,outro dia tive que ir lá nas redondezas do antigo Mappim,e fiquei chocada,as lojas todas fechadas inclusive o prédio que era do Mappim,as ruas viraram dormitórios em plena luz do dia,quem trabalha por lá tem medo,só andam em grupos,o governo está tentando revitalizar o centro,é complicado,passear por lá é inviável.Bjs
Sueli OVB
SUELY
O centro de São Paulo é muito bonito, assim como o centro do Rio, que muitas vezes só é frequentado pelos que alí trabalham. Isso é muito comum, não damos valor ao que está ao alcance da mão. Vai lá passear!
suely
Oi Claudinha
Voce acredita que eu moro em São Paulo e nunca fui ao Pátio do Colégio,tenho uma amiga que morou muitos anos em Londres e nunca viu a troca da guarda,o tempo passa e quando voce se dá conta tenta correr atrás.Bjs
Cláudia Oiticica
Nunca tinha ouvido falar desse jardim japonês, Lina. Bom saber disso.Tenho um documentário sobre o Museu Guimet, e mesmo nesse não há nenhuma menção sobre a existência dele. Uma falha.
Suely, não me lembro exatamente a quantidade, mas uma vez li que há perto de 200 museus em Paris, entre grandes e pequenos. Só passando um ano mesmo.
O Museu d’Orsay não está com muita sorte ultimamente; li recentemente que roubaram um quadro de Degas que estava emprestado a algum museu de Marseille.
Sérgio Theodósio Gonçalves
Cara Lina:
Excelente dica.
São tantas as atrações em Paris que a gente deixa esta maravilha para outra vez.
Mas, acredito que o Guimet deva ser mais priorizado. Sua coleção de arte asiática é de primeira, englobando em um só local obras da China, Índia, Coréa, Paquistão,Nepal, Tibet,Japão, etc.É um colírio para os olhos.
Sérgio Theodósio
Beth
Eymard
Eu li sobre o roubo de um dos Cézannes na Espanha nos jornais franceses. O assunto foi bem comentado. Como eu estava viajando, não posso precisar a data.
EYMARD
Beth: tem certeza sobre esse roubo na Espanha? Nao li nada sobre isso.
De fato varias pecas do museu D’Orsay estao em exposicao (90 obras) na fundação Mapfre, em Madrid, em exposicao chamada “Impressionismo: um novo renascimento”.
De qualquer forma sempre vale a pena visitar o D’Orsay. Mesmo sem a colecao de impressionistas, que ‘e a marca do museu. Tambem ja anotei o Guimet, para uma proxima vez. E a cada novo post vai dando mais vontade de chegar logo uma proxima vez. Enquanto isso, como digo sempre, viajamos por aqui mesmo, no blog.
Sueli OVB
SUELY
Você está desculpada. Vá mesmo ao Orsay, depois você volta para ver o resto das obras em 2012.
Bjks
CAROLINE
A gente não se perdoa mesmo quando faz essas bobagens. Isso de estar ao lado de um lugar(sem saber) e perder a visita é de chorar. NO entanto, é mais um motivo para voltar.