Perto do Trocadéro, na frente do Museu de Arte Moderna e do Palais de Tokyo, se encontra o Museu Galliera. Este palácio construído no século XIX abriga o Museu da Moda. O seu acervo não está exposto de forma permanente por causa da preservação das peças. Ele abre suas portas duas vezes por ano durante prestigiosas exposições temporárias. Faz parte da coleção deste museu roupas femininas e masculinas do século XVIII até hoje, além de departamentos dedicados aos xáles, sombrinhas, leques, sapatos, bolsas, rendas.
Até o dia 26 de abril o Palácio Galliera está aberto com a exposição Sous l’Empire des Crinolines. O período rico e festivo que vai de 1852 a 1870, sua vida social intensa com um cotidiano ritmado por concertos, espetáculos, bailes, jantares. Época em que as mulheres eram obrigadas a trocarem de roupa várias vezes por dia, época dominada por um estilo, considerado hoje, grandioso demais.
A crinoline no início era uma saia fabricada com uma fibra e mais tarde tomou a forma de uma gaiola de anéis metálicos cujo diâmetro poderia alcançar 180cm.
Um estilo que dominou quase todas as cortes européias ilustrado aqui por Claudia Cardinale e Burt Lancaster no Guepard de Visconti.
No mesmo filme o ator francês Alain Delon dança com Cardinale e sua volumosa crinoline em uma representação da realidade social da Itália no final do século XIX.
No dia 29 de novembro 2008 o mesmo ator dança com sua filha na abertura do baile de debutantes do Hotel Crillon. Seguindo seus passos Bruce Willis e sua filha. As candidatas a este baile são numerosas, poucas as escolhidas. Originárias do mundo inteiro e filhas de estrelas do cinema, de príncipes e princesas, de escritores famosos e de ricos desconhecidos.
Elas vivem vários dias no hotel, aprendem a andar como os manequins, a dançar, são maquiadas e vestidas pelos grandes costureiros internacionais, encantados com estas vitrinas prestigiosas.
Alain Delon é o elo de uma história que no fundo é a mesma, só saiu de cena a crinoline.
Museu Galliera, 10 avenue Pierre 1er de Serbie, 75016 Paris – Metro Iena ou Trocadéro. Todos os dias menos nas segundas.
PS. A minha amiga Adélia me lembrou que os passageiros podem consultar dentro do metrô, nos cais de embarque, uma tabelinha com estas informações.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
ÉDIA LUCIA
CLÁUDIA, esqueci de perguntar acima: Você mora aqui no Brasil ou em Paris?
Abraços!
ÉDIA LUCIA
CLAÚDIA OITICICA obrigada mesmo, de coração, pela sua ajuda já entrei no site e pude verificar que parece ser legal e é mais uma opção para além de escapar do frio, ainda ter mais uma boa opção para o dia 01/01/09.
Um grande abraço e um MARAVILHOSO final de semana!
Cláudia Oiticica
Édia, só querendo ajudar… tem sim um museu de cera em Paris, é o Musée Grévin, não conheço,mas o endereço dele é:
10, Boulevard Montmartre 75009
http://www.grevin.com
ÉDIA LUCIA
Olá Lina, aproveitando que estamos aqui comentando sobre o museu da moda, gostaria de lhe perguntar: Existe por acaso museu de cera em Paris? Uma amiga minha comentou que tem um, porém não soube me explicar exatamente a localização. Beijinhos e uma ótima sexta-feira!
Patrícia Simões Pires
Vou rever O Leopardo com outros olhos… valeu pela dica…. uma pena que quando eu estiver por aí, a exposição terá terminado…. aproveitem…
Cláudia Oiticica
Lina, quando passei pelo Galliera ano passado,estes 3 arcos estavam com uns painéis coloridos que me chamaram atenção,e de outra vez os painéis eram diferentes.Agora eles aparecem vazios.Esta foto é recente?
Este filme O Leopardo é um clássico do cinema,que vez por outra é reprisado no Telecine Cult,sempre admirei o figurino dele,mas não sabia que este estilo de saia tinha este nome.
Em agosto deste ano,visitei a exposição do Valentino,no Musée des Arts Décoratifs e fiquei fascinada,pena que não era permitido tirar fotos.Por falar em moda, sabe quando o Docks en Seine será inaugurado?
Quanto a este baile do Crillon, a filha do Pelé já participou dele,como outras brasileiras.
Cristiana Dias
Esse não vou perder de jeito nenhum. Inclusive vou colocar essa informação no meu blog!
Valeu pelas outras dicas tb Claúdia Pimenta!
Bjos a todas!
Claudia Pimenta
oi lina! infelizmente, ainda não consegui visitar o galliera… como profissional da moda, fico torcendo p/que, na próxima vez, eu consiga! o galliera, e o musée des arts décoratifs, assim como a fundação pierre bergé são visitas obrigatórias p/quem gosta de moda, assim como o victoria & albert de londres, que amei! bjs, querida!!!