Trata-se de uma bela construção situada no Marais e ocupada pelo Musée de la Chasse et de la Nature e pelo Club de Chasseurs. O club é um espaço reservado somente aos membros. O museu é aberto ao público. Não o conhecia. Me limitava a passar diante deste bonito hotel particulier e a admirar sua arquitetura externa. Talvez o mundo dos caçadores não me atraísse o suficiente para provocar a minha curiosidade. Mas li alguns textos na mídia elogiando a qualidade da restauração do prédio e das exposições temporárias. Resolvi entrar.
Comecei admirando a elegancia deste bonito prédio representativo da arquitetura parisiense do século XVII,
que reúne quadros, móveis e tapessarias relacionadas com a caça. Me chamou a atenção o magnífico trabalho em ferro forjado da rampa da escada. Em outras áreas os restauradores empregaram artistas contemporâneos que trabalharam o ferro com uma estética atual.
O museu possui salas temáticas, cada uma tendo por objeto um animal representativo da evolução da caça enquanto atividade humana.
Fui passando de sala em sala e me dei conta que não havia nenhuma antinomia entre esta habitação luxuosa, seus móveis requintados e todos estes magníficos animais (empalhados). Ali estavam retraçados o modo de vida de uma elite, suas atividades preferidas e a maneira como, hoje, esta mesma atividade é percebida.
No site do museu fiquei sabendo que a floresta do castelo Chambord, no vale do Loire, é um domínio de caça aberto aos membros que formam o club deste museu.
Musée de la Chasse et de la Nature – 62 rue des Archives 75003 Paris – aberto todos os dias das 11h às 18h. Fechado nas segundas e dias feriados.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Helena Bäuerlein
Cláudia,
relendo meu penúltimo post, vi que cometi um engano, creditei a Beth seu comentário.
Desculpe. Foi o avançado da hora.
Beijo para vc e Alexandre,
Helena
Helena Bäuerlein
Oba !
Assim não tenho que ficar escolhendo palavras, nem deletando o já escrito.
Bem a propósito de séculos passados, Eymard, sobre a matéria no Estadão , falando da restauração do Chalet Francês , aqui em Sorocaba, nosso país não evoluiu na questão de meios de transportes. Pasme ! Até na Bahia, nos idos de 1962, viajámos muito de trem, ingleses por sinal, muito bons, com cabines com beliches em couro. O comboio ia da Bahia a Minas. Era uma viagem confortável.
Lembro bem que ele parava nas estações , quando era ”assaltado” por vendedores de roletes de cana, biscoitos e algo parecido com pão.
Eu apontei para aquilo e perguntei para o menino:- ”é cacetinho” ?
-” Não menina, é de hoje mesmo !”
Esse cacetinho( como chamamos pão em Salvador), já rendeu histórias hilárias …
eymard
Helena, eu adoro o seu way of write!!!!!
A caça está dentre um dos motivos da revoluçao francesa. Fui lá conferir no meu livro do Ortega y Gasset. Vc tem razao: nao podemos julgar a historia com os nossos olhos. Devemos ver o seculo ou a decada anterior em relaçao ao seculo ou decada que o antecedeu….
Quanto a sua recomendaçao para a Beth, discordo!! Homens “cobiçados” sao mais valorizados em casa (xiiiii vou despertar a ira feminina???)
Helena Bäuerlein
Concordo com Eymard e Beth a respeito da Caça.
Falando o óbvio, a espécie humana evoluiu, a ponto de repudiar atos predatórios, mas que, durante séculos foram parte essencial dessa evolução, enquanto alimento para nossos antepassados . Isso é história e como tal merece sim um museu.
Avisei que ia chover no molhado… .
Sobre o futebol, achei hilário o Henry, justo ele, reclamar de toque de mão do jogador adversário.
Ando meio sumida. Sobrecarga de trabalho( à la Lina).
Amo meu CP e me faz uma p…, digo, senhora falta.
Lina, vc libera o meu way of write ?
Bjk
conexaoparis
Helena
Way of write liberado para você em todas as línguas.
Rogerio Roveri
Lina,
Obrigado por mais esta dica maravilhosa
Estou fazendo uma pasta para arquivar suas dicas, assim para proxima aproveito melhor a viagem.
Sei o quanto é dificil manter um blog atualizado.
Seu amor, trabalho e dedicação está refletido no seu blog.
um largo abraço
Rogerio
Beth
Montnegro
Segundo uma pesquisa feita pelo jornal Le Figaro 81% dos franceses não estão colocando muita Fé na Seleção deles, risos.
Não faço a menor idéia se é apenas uma manifestação do tradicional mau-humor francês ou se é uma realidade.
Risos e abs.
Montenegro
Off.
Lina, os franceses esperam algo de sua seleção nesta Copa?
Assisti o jogo com o Uruguai e, com exceção da Marselhesa antes, foi um show de horrores.
Se der a lógica, a França cairá fora rápido, melhor para o Brasil…rsrsrsrs
conexaoparis
Montenegro
Desespero ou indiferença total por aqui. A tática do meu marido foi “esquecer” o dia do primeiro jogo da França. Hoje, pela manhã, ficou surpreso quando lhe perguntei por que não tinha assistido o match. Se a equipe francesa melhorar, todos vão ficar grudados diante da tela.
Beth
Realmente é um belíssimo Museu. assim como o hotel particulier que o abriga. Gostei do cuidado na restauração, usando obras de artistas contemporâneos para repor o espaço das grades originais deterioradas ou perdidas.Tal prática está rigorosamente dentro das normas recomendadas pela Unesco para restauração de imóveis tombados. Uma pena que os responsáveis pelo nosso pequeno patrimônio cultural optem por fazer cópias duvidosas de grades originais. etc. Não havendo verba para contratar um artista para fazer uma obra condizente a recomendação é colocar um vidro blindex no espaço…
Quanto à caça, ela já foi essencial para a sobrevivência humana. durante séculos e milênios. E quando ela começou a rarear foi motivo de muitas guerras e migrações. ..
O assunto vale um museu!
Eduarda
Há museus que vc não dá nada por eles, ou tem preconceitos, e quando vai se surpreende.Aconteceu comigo ( principalmente com uma exposição temporária ) no Musée de l’Armée.Esse é um que eu precisaria vencer preconceitos para entrar mas, pelas fotos da Lina, parece interessante.
Jose Mauricio
A caça já fez parte da sobrevivência do Homem, mas hoje em dia é uma atividade restrita a algumas partes do Mundo, e ferozmente combatida pelos ecologistas de plantão. Prefiro a “caça” fotográfica, que também dá muita emoção ao “disparar” a máquina e registrar o animal, que viverá para ser “capturado” por outros fotógrafos. De qualquer modo, acho que o museu está num belo prédio e parece muito interessante. Paris é inesgotável!!! A Lina está aí há um tempão e sempre descobre coisas novas perto dela