Trata-se de uma bela construção situada no Marais e ocupada pelo Musée de la Chasse et de la Nature e pelo Club de Chasseurs. O club é um espaço reservado somente aos membros. O museu é aberto ao público. Não o conhecia. Me limitava a passar diante deste bonito hotel particulier e a admirar sua arquitetura externa. Talvez o mundo dos caçadores não me atraísse o suficiente para provocar a minha curiosidade. Mas li alguns textos na mídia elogiando a qualidade da restauração do prédio e das exposições temporárias. Resolvi entrar.
Comecei admirando a elegancia deste bonito prédio representativo da arquitetura parisiense do século XVII,
que reúne quadros, móveis e tapessarias relacionadas com a caça. Me chamou a atenção o magnífico trabalho em ferro forjado da rampa da escada. Em outras áreas os restauradores empregaram artistas contemporâneos que trabalharam o ferro com uma estética atual.
O museu possui salas temáticas, cada uma tendo por objeto um animal representativo da evolução da caça enquanto atividade humana.
Fui passando de sala em sala e me dei conta que não havia nenhuma antinomia entre esta habitação luxuosa, seus móveis requintados e todos estes magníficos animais (empalhados). Ali estavam retraçados o modo de vida de uma elite, suas atividades preferidas e a maneira como, hoje, esta mesma atividade é percebida.
No site do museu fiquei sabendo que a floresta do castelo Chambord, no vale do Loire, é um domínio de caça aberto aos membros que formam o club deste museu.
Musée de la Chasse et de la Nature – 62 rue des Archives 75003 Paris – aberto todos os dias das 11h às 18h. Fechado nas segundas e dias feriados.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Helena Bäuerlein
Oi Cláudia,
O Hans está na sua (dele) terra. E deve estar bem feliz. A Alemanha deu uma aula de futebol hoje. Segundo ele , a seleção alemã estava só treinando… .
Quanto à ”licença poética”, estou me sentindo mais free para pitacar sem patrulhas.
Bjk.
Cláudia Oiticica
Helena,
ainda bem que a sua licença poética foi liberada pela Lina,rrss.
Beijos para você e para 1,75 x 60 anos.
Beth
Helena
Eu também viajei muito de trem na minha infância, nesses vagões lindos, cabines decoradas com couro e madeira. Tinha até cabine tipo wagon lit no trecho Rio- Minas Gerais. Eu fazia essas viagens com minha avó, Rio-Barbacena, ou Rio-Vassouras, mas ela não me deixava comer aquelas maravilhas que ofereciam pelas janelas nas paradas do trem, risos.
E mais tarde eu viajei várias vezes no “Santa Cruz”entre Rio e São Paulo.
Consta que agora estão instalando uma espécie de Orient Express entre Paranaguá e Foz do Iguaçu, por conta do Hotel que o grupo OE comprou nas Cataratas do Iguaçu.
Helena Bäuerlein
Eymard,
Ainda bem que vc explicou a razão da minha observação. Troquei as bolas . O Chalet não tinha sido mencionada aqui ainda.
Mas é mesmo uma pena e um desperdício , deixar que tal infra estrutura se degrade . Um dia vamos ter que instalar tudo de novo. Espero estar viva para ver.
eymard
Pois é, Helena. Torço tanto para que se instalem trens de qualidade no Brasil…um dos nossos piores problemas é essa falta de infra estrutura pesada. Temos que fazer tudo ao mesmo tempo. Contei no meu e-mail para voce que na minha regiao ate os dormentes da linha de trem foram saqueados. Nao sobrou nada. Uma pena.
Mas falando em coisa boa, achei muito interessante a restauraçao desse chalet em Sorocaba. Vi a materia hoje no estadao e lembrei-me de voce.
Assim como vi a cronica da Danusa Leao, na Folha, e nao pude deixar de lembrar do Dodo, seus bares, botecos e cigarros la do comensais!!!!