O Museu Carnavalet é dedicado à história de Paris e dos seus habitantes. O museu ideal para os apaixonados pela cidade e sua história.
No seu acervo consta obras de arte, reconstruções de maravilhosas decorações de imóveis já destruídos, objetos e mobiliários que retraçam a vida quotidiana parisiense nos últimos séculos.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
De sala em sala descobrimos a Paris dos revolucionários diante da Declaração dos Direitos dos Homem e do Cidadão. Um dos textos fundamentais da organização política ocidental.
A Paris dos séculos XVI, XVII e XVII na galeria das placas antigas. Quando a numeração dos imóveis nas ruas não existia ainda, as placas das lojas e dos artesãos era a única maneira das pessoas identificarem o endereço desejado.
Elas exibiam, quase sempre, um desenho representativo do nome da loja ou da atividade exercida. O uso das placas era, também, uma maneira de chamar a atenção dos iletrados.
A mais famosa delas é a do Cabaré de Montmartre chamado Le Chat Noir.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França. Clique aqui e compare preços no site Seguros Promo. Ganhe 5% de desconto com o código CONEXAO5 |
Percebemos, pelos quadros que representam o quotidiano de Paris, que o centro da cidade mudou muito pouco.
E pequeno parêntese, nas horas vagas me divirto procurando, nos meus arquivos, fotos idênticas à vida quotidiana descrita nas obras do museu.
O Carnavalet guarda também os testemunhos da vida intelectual passada. Os apaixonados por Marcel Proust verão o quarto onde o escritor francês morreu escrevendo À La Recherche du Temps Perdu.
Clique aqui e conheça os GUIAS TURÍSTICOS DO CONEXÃO PARIS Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence |
O cuidado dos franceses com a preservação do passado é admirável. Impressionante a reconstrução de detalhes da decoração de imóveis que foram destruídos ou passaram por grandes reformas.
Toda a decoração da sala de bailes do Hôtel de Wendel, pintada em 1925 por José Maria Sert, artista que decorou também o Hotel Waldorf Astoria e o Rockefeller Center de New York, foi remontada no Carnavalet.
Assim como estes mosaicos de um café do Boulevard des Italiens que não existe mais. Ele representa o burgûes parisiense do final do século XIX. Todo rico, nesta época, era representado com uma certa sobrecarga ponderal, a barriguinha sinal exterior de riqueza.
Atenção: o Museu Carnavalet é gratuito.
Museu Carnavalet: 23, rue de Sévigné, 75003 Paris.
Leia também:
- Museus gratuitos em Paris
- Museus de Paris: seleção dos mais famosos, específicos e secretos
- Museu do Louvre: tudo o que você precisa saber antes de ir
- Palácio de Versalhes: como chegar, o que ver, ingresso, mapa
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Ana Amélia
Na minha segunda vez em Paris em abril desse ano visitei o Museu Carnavalet por indicação do Conexão Paris. Era um dia chuvoso e a melhor pedida foi um programa em lugar fechado. O lugar é lindo e sem a super lotação de museus como o Louvre. Pra fechar bem a manhã, almocei um falafel na Place des Vosges. Fica a dica.
Marilia
Visitamos o Museu Carnavalet em janeiro desse ano. Além de ser free, ele é pitoresco. Tem que se atentar para os detalhes e ver o que está escrito em cada pedacinho ali disposto. E a gente se surpreende com o que encontra!
Recomendadíssimo!
fattima mattos
Todas as vezes que vou a Paris visito este museu maravilhoso e o seu entorno com varios restaurantes muito bom
Thamar B. Rollo Minervino
Que pena!Fiquei hospedada no Marais no mêspassado, mas não deu tempo de visitar esse museu. Fica pra próxima…
Néli
Visitamos o Museu Carnavalet meio por acaso, pois não estava em nossa programação e foi para nós uma surpresa maravilhosa!! E uma das coisas que mais me encantou ali foi a maquete da Ile de la Cité e seus arredores no final do século XVI.
Lúcia Turano
Eu quando fui a PARIS …2008 Meu amor não estava muito bem de saúde,então foi uma Viagem mais Rápida do que precisava..então não conheci o MuseuCarnavalet..infelizmente…Peninha,mas não vai faltar oportunidade de voltar a tão linda,deslumbrante PARIS!!!
Fernanda Scafi
Definitivamente o meu museu preferido em Paris!