A Maison et o Musée de la Monnaie, a Casa e o Museu da Moeda, estão nas margens do Sena e ao lado do Musée d’Orsay. Esta instituição está encarregada da fabricação das peças de moedas correntes da República Francesa e da conservação e apresentação ao público da coleção de moedas até hoje impressas na França. A fábrica mesmo se encontra no interior da França, em Pessac.
Neste endereço da foto, nas margens do Sena, se encontram o museu e a loja onde são vendidas jóias e lembranças de Paris fabricadas pela Casa da Moeda.
Peças bem franceses como medalha do Petit Prince, ou medalhas com inscrições, como mamãe eu te amo para sempre.
Pequenas jóias simpáticas como as fotos acima e tudo com preços em torno de 56 euros.
Estou falando sobre a Maison de la Monnaie porque de fevereiro até maio o museu estará expondo o grande artista americano David LaChapelle. Fotógrafo, cineasta e publicitário, com uma obra forte, baseada na cultura popular. Esta é a sua primeira grande exposição em Paris. Divertido o contraste entre esta venerável instituição, venerável pela função que ocupa, pela arquitetura da sua sede, pelo papel de preservação da memória com seu museu das moedas, com sua loja vendendo medalhinhas do Petit Prince e o caráter burlesco e perverso das obras de David LaChapelle.
David LaChapelle no Musée de la Monnaie: 11 Quai Conti, 75006 – Paris. Do dia 6 de fevereiro até 31 de maio de 2009. Este museu faz parte do Museum Pass.
Museu aberto das terças às sextas de 12 às 17.30 horas.
Loja aberta de segunda a sábado de 10 às 18 horas.
www.boutique.monnaiedeparis.fr
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
André Castanheira Maia
Olá Maria Lina! Fiquei muito feliz em encontrar este blog. Tb sou historiador (de Ouro Preto MG) e estou interessado em descobrir algo sobre Antonie Megin, cunhador de moedas, francês, que trabalhou na casa da moeda de Lisboa, em Portugal durante o século XVIII. Se você tiver alguma notícia sobre ele por favor contactar-me.
Saudações mineiras
André
Sniffer
A exposição estava boa. Não diria ótima. Estava lotada demais (insuportavelmente lotada). E olha que fui num dia de semana, no meio do nada. Mas valeu muitíssimo pelo catálogo, que é retrospectiva.
Daniel
O David Lachappelle nunca foi publicitario. Ele ja fez fotos para campanhas de moda, etc… mas isso é outra coisa.
Cláudia Oiticica
Lina, ano passado teve uma exposição dos trabalhos dele aqui, no Brasil, mas não sei se teve a dimensão desta mostra de Paris.Uma pena que não deu para ir.Segunda feira passada, na TV5 , o excelente programa “Des racines et des ailes” foi sobre o Musée de la Monnaie e sobre as passagens cobertas de Paris.Como não deu para assistir,mandei um e-mail para saber se eles íam reprisar,mas não me deram resposta.Gostei muito desta sua informação,porque não sabia que se realizava exposições de artistas consagrados neste local, nem que eles fabricavam,outras coisas, além de moedas.
conexaoparis
Laura
Obrigada pelo retorno.
Nunca vi uma fotografia dele, vou correndo ver a exposição.
Adriana
Quero já uma medalhinha !
A-do-rei!
Laura
Olà, Lina! Essa è a primeira vez que comento seu blog, mas sou leitora assídua há mais de um ano.
Gostaria de parabenizá-la pelo Conexao Paris e também recomendar a exposicao de La Chapelle aos que embarcarem a Paris até maio. Moro em Buenos Aires, essa mesma mostra passou por aqui em 2006 e é realmente impressionante – nao exatamente pelo burlesco, e sim pela tècnica, pela luz impressionante e expressóes inusitadas de figuras conhecidas.
Eu, que nao sou fa de ir a museu ver o mesmo que em revistas de moda, adorei! Recomendo para quem gosta de arte, fotografia, design, moda e atè mesmo do universo das celebridades.
Pernelle
Caríssima Maria Lina.
Bom dia.
Muitíssimo interessante a matéria que você apresentou sobre o Museu da Moeda.
Eu não conhecia.
Muito obrigada.
Como você é historiadora, vou tecer alguns comentários:
caso eu esteja errada, peço-lhe gentilmente que faça a correção.
A gastronomia francesa deve-se a Catarina de Médici, nobre italiana, nascida em Florença, casou-se com o rei da França Henrique II e trouxe seus criados da italia. Foi ela quem introduziu na França, a utilização dos talheres nas refeições.
O castelo das Damas, no Vale do Loire, pertenceu a ela.
Voltando a comentar sobre a Italia, Florença abriga o maior número de obras de arte por metro quadrado do mundo.
Lá residiram: Leonardo da Vinci, Miquelangelo, Galileu, Dante Alighieri, Filipo Brunelleschi e Maquiavel.
A Italia é um país de forte tradição artística e cultural, que concentra maior quantidade de obras de arte do que qualquer outro. São tantos edifícios, igrejas, monumentos, sítios arqueológicos e museus que o Estado italiano gasta uma fortuna só na sua conservação.
A Capela Sistina Ceiling de Miquelângelo, foi avaliada por especialistas em 780 milhões de dólares.
O The Last Supper de Leonardo da Vinci, avaliado em 642 milhões de dólares.
Estão entre as 7 obras de arte mais preciosas e caras do planeta.
A razão dos meus comentários é para que todos saibam que não é a França que concentra a cultura e as artes.
A Italia prevalece.
Receba meus fraternos cumprimentos, desejando-lhe um lindo dia, repleto de alegrias.
Pernelle.