Quando o turista se encontra diante do Muro pela Paz, ele não tem noção do imbróglio jurídico que a obra representa e das lutas que ela provoca.
O Muro pela Paz foi inspirado no Muro das Lamentações de Jerusalém. Os visitantes podem deixar suas mensagens de paz nas fendas previstas para isto. A obra é composta de 12 painéis de vidro com inscrições da palavra paz em vários idiomas.
No site da prefeitura do 7ème bairro de Paris, lemos a seguinte declaração:
“o Mur pour la Paix é uma criação de Clara Halter et de Jean Michal Wilmotte, instalado no Champs de Mars na ocasião das festividades do reveillon do ano 2000, por uma duração prevista de 3 meses. Até hoje o muro continua no Champs de Mars apesar do seu aspecto ilegal. A prefeitura luta para que a obra seja desmontada e que a perspectiva central seja respeitada.”
A verdade é que esta obra impede a maravilhosa e clássica vista da torre Eiffel à partir da Escola Militar.
O Champs de Mars é um local extremamente protegido pelas leis de ocupação do solo assim como pela legislação sobre os monumentos históricos. Este espaço é defendido, também, pelas associações que zelam pelo interesse urbanístico do bairro e que lutam pela preservação da perspectiva entre a colina do Trocadero e a Ecole Militaire.
A obra incomoda por razões estéticas, jurídicas, urbanísticas e legais.
Para complicar a situação, o Muro pela Paz é continuamente vandalizada por graffitis racistas e antisemitas e por inscrições dos nomes e datas da passagem dos turistas. A obra está frequentemente protegida por redes cor laranja que contribuem para a degradação da área.
A obra pela paz virou obra da discórdia entre defensores do patrimônio e seus autores e um quebra cabeça para os legisladores e responsáveis.
Todo o problema é que a obra possui um valor simbólico forte, ligado aos valores essenciais da democracia. As autoridades se encontram diante do clássico dilema: preservação do patrimônio histórico e estético ou preservação de uma obra de interesse público e turístico.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Marlucia Sales de Morais
Gostaria de saber se o muro foi restaurado.No ano passado, junho ,ele estava todo destruído.
Rodrigo Lavalle
Marlúcia, ele foi restaurado no fim de julho de 2016 mas logo depois foi vandalizado novamente.
Ricardo
Leonília, mande um e-mail para [email protected] que eu te respondo e a gente troca as informações. 😉
Leonília
Bom Dia , Ricardo.
Aproveitando a sua boa vontade , gostaria sim que você me mandasse o texto .
Obrigada
Ricardo
Leonília, esqueci de comentar: só conseguimos efetivar a compra depois que minha esposa se comunicou por e-mail com a SNCF relatando o problema. Parece que eles fizeram alguma coisa lá, que liberou a compra com o nosso cartão. Me avise se precisar do texto do e-mail que enviamos, em francês.
Lena Ranghetti
É uma obra que prejudica a beleza do local. Pela importância que tem Paris para todos os povos, deveria ser construído um monumento à paz em local adequado, que desse a devida importância ao tema.
Leonília
Obrigada , Ricardo.
Vou continuar tentando.