Mundial do Salaminho no sul da França: dias 9 e 10 de junho 2018. Aviso aos gourmets e gourmands, anotem as datas.
O salaminho não é tão famoso quanto os queijos e os vinhos, mas ele é também um produto ícone e tão representativo da gastronomia francesa quanto os dois primeiros. O problema deste delicioso produto é que ele é feito de carne de porco e com as novas regras do comer saudável ele foi colocado meio de escanteio.
O saucisson foi um dos produtos mais respeitados e consumidos na França, tanto nos bons quanto nos maus momentos. Fácil de transportar, fácil de ser conservado, o salaminho se escondia em todas as sacolas militares em tempos de guerra. E aparecia em todas as mesas nos momentos felizes de confraternização.
Hoje, sua produção diminui, o consumidor francês passou a se preocupar também com uma alimentação saudável e com menos proteína animal (leia aqui).
Os males vêm para o bem, a mudança de comportamento do consumidor provocou a revisão do modo de funcionamento da indústria alimentícia.
No quesito embutidos, a solução seria aumentar a qualidade e respeitar as interdições de produtos nocivos à saúde. Mais espaço para o salaminho local fabricado por pequenos produtores, pequenos saucissons caseiros feitos à mão e sem componentes químicos. Feito com excelentes produtos e dentro de regras de higiene corretas, os embutidos reconquistam de novo o mercado.
É o que está acontecendo neste momento. A charcuterie francesa recuperou seu mercado graças às novas escolas e aos novos chefs que renovam os métodos de preparação e criam novos sabores.
A grande notícia na área é o curso de formação de três anos do Institut Paul Bocuse com a participação de um dos melhores chefs de Paris, o famoso charcutier Gilles Vérot. Um dos primeiros artigos do Conexão Paris foi sobre Gilles Vérot e sua loja em Saint Germain.
O Mundial do Salaminho
Mas a maior prova de que o saucisson é tão importante quanto todos os outros ícones da gastronomia parisiense é o evento Mundial do Salaminho. Primeiro do gênero, ele é organizado na cidade de Vanosc, no sul da França. Objetivo dos organizadores: ensinar aos consumidores franceses e internacionais como descobrir, escolher e apreciar este embutido símbolo de convivialidade e prazer.
No comércio o pior e o melhor estão lado a lado. O Mondial Rabelais du Saucisson – nome oficial do evento – se propõe revelar os melhores produtores.
Por que o nome de Rabelais – grande escritor e médico do renascimento – participa desta história? Foi no século XVI que, durante uma feira das cebolas, Rabelais teria, pela primeira vez, pronunciado a palavra saucisson.
Se estiver no sul da França no verão, o Mondial será dia 9 e 10 de junho 2018. Excelente oportunidade de participar de um evento localmente colorido.
Se for apaixonado por salaminho e quiser aprender fazer o seu em casa clique aqui. Este link te levará para o Blog du Saucisson, um francês apaixonado que te explicará tudo.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Riany
Bacana demais!!! 😉
Ana Guimarães
Muito obrigada, Rodrigo Lavalle. Vou ver.
Ana Guimarães
Perdão se me repito, mas não consigo encontrar onde deixei a seguinte pergunta: onde vcs recomendariam comer pato que nao seja na Tour d’Argent? Pato com laranja. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ana, tente o pato com laranja no Le Petit Canard (clique aqui para reservar uma mesa).
Alexsandra
Vcs sabem dizer como é chamado o pepperoni aqui na França? E onde encontrá-lo?
Grata.
Heloisa De Mesquita Inoue
Adoro salaminho! Vou entrar no site que você recomendou para aprender, beijos!
MônicaSA
Bacana este post. Adoro salaminhos, mas como com moderação.