Alguns anos atrás, se eu dissesse em conversas informais entre amigos franceses que gostava de queijo associado à um doce era imediatamente chamada de bárbara.
A minha deliciosa goiabada com queijo mineiro era considerada um erro gastronômico de culturas inferiores.
Mais tarde descobri que os corsos serviam queijo com geléia, de preferência geléia de figo. Fiquei mais tranquila. Afinal dentro da cultura superior tinha encontrado, nas margens, claro, uma réplica dos meus costumes bárbaros.
Outro dia, no final de um jantar entre amigos em restaurante reputado pela sua cozinha respeitosa das tradições culinárias, eis que aterrissa na mesa o queijo brie cortado no meio e recheado com nozes, avelãs e mel.
Para completar o prazer da degustação e da fartura açucarada, um vidrinho de mel ao lado.
Estávamos cronologicamente avançados nas Minas Gerais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
94 Comentários
Lenna
Lembrei de algo importante: nossos “hermanos” uruguaios em Punta del Este ( lotada de argentinos e brasileiros, também) misturam queijo com doce de leite de várias maneiras. O doce de leite deles é dos deuses e os queijos não tem explicação: são mais do que deliciosos. Encontra-se esses doces e queijos também em Rivera, cidade que faz fronteira com o Brasil.
Madá
Adriana, tambem adorei o texto de saudacao ao Gabriel. Ele ja é querido por aqui. Obrigada pela oferta da goibada. Enquanto isso, vou atras das dicas da Sueli. Voce poderia fazer um post sobre esse encontro com Baudrillard! Seria muito legal. bjs
Adriana Pessoa
Nossa!!
Que bom que vocês compartilharam comigo esta recordação de um momento tão especial.
Sou muito ligada as coisa do interior de Minas e essa cultura eu tento passar, todos os dias, para meu filho, estando nós, aqui em BH, em Paris, ou em qualquer lugar do mundo.
Como? É a lembrança de um queijo , de um doce, de um biscoito, de um bordado…é a minha essência.
Obrigada pelos elogios.
LuciaC
Beth,
não me consola saber de seu acréscimo.
Kms não pode ter a ver com Kgs.
Não quero esta situação nem para você, nem para mim e nem para ninguém.
Abaixo a “masse grasse”!
Estamos na “idade certa” para mudar “certos” paradigmas.
Sei que a lei da gravidade é inexorável mas quero minha cintura, meu mapa, de volta!
Parei de fumar de um dia para o outro, olhando para o cigarro. Comecei a achar a atividade sem sentido,
Parei assim, sem médico ou anestesia.
Simplesmente cansei de fumar.
Disse basta e pronto.
Fui implacável, mas a rebordosa foi séria.
Que ninguém se aventure sem acompanhamento profissional.
Curto circuito no metabolismo com direito a humores contemplativos e questionamentos profundos.!
Mas nada, como diz amiga, que um cafézinho não resolva…
Agora, geléia de damasco no meu querido queijo quadradinho,
meu Pont l’ Evêque do coração e eu troco de mal pra sempre!
LuciaC
Lina!
Que sucesso o brie recheado com nozes, avelãs e mel.
Transformou-se em goiabada cascão com queijo da serra da Canastra e entre muitos inspirados comentários deu oportunidade ao sensível depoimento de Adriana Pessoa. Adorei!
Por fim, chegou a Baudrillard. Quero mais!
É assim o ConexãoParis absolutamente eclético, repleto de surpresas deliciosas!
Vanessa em Paris
E por falar em goibada…que saudadesss
Vanessa em Paris
Obrigada pela resposta, quem sabe um dia que for por perto de Rancy nao caiu no restaurante?! :)hihihi Vou cruzar os dedos, risos
Mas vc acha q é possivel fazer em casa essa delicia?
Pelo q vi o mel q eles usaram e o de chataigne. E as nozes estavam quebradas, partidas?! (concasser).
Se eu entendi bem, seria um sanduba de brie no meio com uma camada de mel(abundante?) e de nozes e levar ao forno p aquecer, certo?
Ele estava morno mais derretido?
Qtas perguntas, nossa!
O ceus estou babando. risos
beijosss
Magrineli
Lina,
Em sua homenagem e a este post, que demonstra o eterno vanguardismo mineiro, comprarei e comerei uma boa goiabada cascão (de Ponte Nova ou São Gonçalo) e um queijinho, de preferência um canastra curado ou do Serro….. hummmmm Que tal? Quando for aí de novo levo uma goiabada (daquelas embaladas em caixa de madeira). Dá uma olhada para você lembrar
http://picasaweb.google.com/lh/photo/IFxgrsXYyb-7yXOcCafLbOJ_FiB98hPGjNcvS6QTGvU?feat=directlink
Beijos
Eduarda
A versão francesa de pãozinho de queijo é o “gougére” feito com a mesma massa do éclair. Diferente do nosso feito com polvilho mas tranqüilamente no páreo (pra uma não mineira, é claro! rsrsrs).Não deixem de experimentar o do Le Notre: delicioso!
Gerson
Ha! Ha! Ha! Eu nao necessito fazer regime. Entao … obrigado pelas indicacoes