Alguns anos atrás, se eu dissesse em conversas informais entre amigos franceses que gostava de queijo associado à um doce era imediatamente chamada de bárbara.
A minha deliciosa goiabada com queijo mineiro era considerada um erro gastronômico de culturas inferiores.
Mais tarde descobri que os corsos serviam queijo com geléia, de preferência geléia de figo. Fiquei mais tranquila. Afinal dentro da cultura superior tinha encontrado, nas margens, claro, uma réplica dos meus costumes bárbaros.
Outro dia, no final de um jantar entre amigos em restaurante reputado pela sua cozinha respeitosa das tradições culinárias, eis que aterrissa na mesa o queijo brie cortado no meio e recheado com nozes, avelãs e mel.
Para completar o prazer da degustação e da fartura açucarada, um vidrinho de mel ao lado.
Estávamos cronologicamente avançados nas Minas Gerais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
94 Comentários
Beth
Madá
Realmente, não dá para combinar um Camembert ou um Mont d’Or com mais nada! E queijo “agridoce” não está com nada…
Eu dei boas risadas com a lista do Dodô. Argh!
Bjs.
cristina
Que delicia!
Gente, nem voltei direito e ja quero ir de novo…
eidia
Me lembrei de quando comi pela primeira vez abacate na salada. Acostumada com a velha e deliciosa vitamina de abacate, quase morri de espato. E amei. É relamente tudo uma questão de experimentar. E aqui na França, ensinei os amigos franceses a fazerem um bom mexidão mineiro. É um sucesso!
Adriana Pessoa
Madá,
a procura tem sido maior que a oferta…rs… somos 8 filhos!!
Haja goiaba para fazer goiabada!!
Já está convidada para uma degustação “in loco”!
Helena Bauerlein: estou aqui me lembrando de você. Quando meu filho nasceu, a lembrancinha do nascimento foi um pote de geléia de jabuticaba ou de goiaba.
Um cartãozinho dizia assim:
“Essa geléia foi feita pela vovó,
na Fazenda do Salto, onde mamãe passou sua infância.
Ela deve ter ficado especialmente saborosa, pois durante o preparo, a vovó estava pensando em mim.
Eu e a geléia temos algo em comum:
fomos feitos com muito carinho e viemos para fazer a vida ficar mais gostosa!”
Bjs
conexaoparis
Adriana
Adorei este cartãozinho.
Agora estou sonhando com a geléia de goiaba que adoro.
Sueli OVB
ADRIANA PESSOA
Não sou filósofa, mas adoro figo e goiaba. Os doces dessas frutas, de qualquer maneira, são divinos. Se mamãe aceitar encomendas, também quero.
MADÁ,
A Adriana, sem ser a Pessoa, lá do blog do Edu, trouxe para mim, de BH, uma goibada cascão de Ponte Nova, espetacular, não é muito doce.
Vou te mandar uma receita deliciosa e fácil de fazer.
Onde costuma ter goiabadas deliciosa é no Empório Santa Maria, de São Paulo. Já comprei uma embalada em palha de milho, deliciosa.
Essas coisas a gente tem é que descobrir a fonte.
Agora no reveillon, em casa de uma amiga, comi uns doces de frutas, trazidos da Síria pelo irmão de uma outra amiga, que nunca vi nada igual. Não eram cristalizados, não sei explicar, mas são feitos numa calda, com certeza, e estavam sequinhos, macios, embalados um a um num papel laminado lacrado e não estavam açucarados, nem melados: micro damascos; casca de laranja, que mais parecia tangerina, de tão laranja, enroladinha como uma concha; tâmara; graviola, que de tão pequena custei a identificar. Tradições, tradições que cada povo tem a sua e domina técnicas específicas de elaboração. Nunca comi doces de frutas tão singelos, bem apresentados e deliciosos.
Acho que combinações são para serem experimentadas, não necessariamente aprovadas.
Heresia é não ousar! Embora algumas ousadias sejão verdadeiros horrores.
Madá
Nada como um bom post de gastronomia, como a gente gosta de comer.
Adriana Pessoa, a fazenda dos seus pais aceita encomenda ? Eu adoro essa goiabada cascão, mas quando compro no supermercado fico até triste.
Eu fiquei babando com as descrições das combinações da Sueli, mas também tenho sérias restrições a essas misturas com os queijos franceses. Creio serem poucos os que se adaptariam às combinações dos nossos queijos. Talvez um brie suave, um st marcelin e um queijo de cabra mais suave tambem. Eu gosto de ter frutas disponíveis para intercalar entre a prova de um ou outro, mas nada muito doce. Já um camembert, mont d’or, livarot, epoisses não consigo imaginar o casamento com nada. Talvez venha daí essa aversão ao queijoagridoce.
Dodô sua lista está impagável, mas quase perdi o apetite…
patricia
Lina,
No dia 23 de janeiro estaremos em Paris e gostaria de uma sugestao de um respaurante para comemorar aniversario de um adolecente de 14 anos.
Obrigada.
Patricia
conexaoparis
Patrícia
Les Ombres, de frente para a torre Eiffel.
O restaurante do museu Centre Pompidou, vista linda de Paris. Mas prefiro o primeiro.
O Kong pela decoração + vista.
Beth
Patrícia Simões
Eu adoro queijo de minas com goiabada, queijo coalho com mel, catupiry com goiaba em calda, etc na sobremesa…
Mas um bom brie ou outro queijo francês eu prefiro bem purinho e maturado, risos.
Abs.
Dodô
Caros queijólatras,
Apoio e aplaudo todas as combinações citadas, omitidas e possíveis de NOSSOS doces com os NOSSOS queijos – incluindo doce de leite de Viçosa (MG) com o inesquecível Creme de Vassouras (RJ).
Já com respeito aos plateaux franceses, sou xiitamente contra alquimias suspeitas. No máximo, uma fatia de brie com um cálice de poire. Mas já que os gauleses deste século sem fronteiras resolveram partir para as experiências agridoces, coisa que os chineses já faziam há três mil anos, vou dar alguma sugestões a um francês daqui – Claude Troisgros, casado com uma piauiense, e responsável por algumas aclimatações criativas, como substituir no kyr o licor de cassis por licor de jabuticaba e servir como entremet um granité de capirinha. Proporei uma degustação com o seguinte repertório:
– foie gras com rapadura;
– escargots ao molho de licor de jenipapo
– roquefort com cocada mole
– boursin envolto em manta de geléia de mocotó Colombo
Boa digestão a todos.
conexaoparis
Dodô!
Avacalhação, diriam os mineiros.
Beth
Miriam KR
Melhor fazer um passaporte novo!
Eu não arriscaria…
Abs.