Alguns anos atrás, se eu dissesse em conversas informais entre amigos franceses que gostava de queijo associado à um doce era imediatamente chamada de bárbara.
A minha deliciosa goiabada com queijo mineiro era considerada um erro gastronômico de culturas inferiores.
Mais tarde descobri que os corsos serviam queijo com geléia, de preferência geléia de figo. Fiquei mais tranquila. Afinal dentro da cultura superior tinha encontrado, nas margens, claro, uma réplica dos meus costumes bárbaros.
Outro dia, no final de um jantar entre amigos em restaurante reputado pela sua cozinha respeitosa das tradições culinárias, eis que aterrissa na mesa o queijo brie cortado no meio e recheado com nozes, avelãs e mel.
Para completar o prazer da degustação e da fartura açucarada, um vidrinho de mel ao lado.
Estávamos cronologicamente avançados nas Minas Gerais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
94 Comentários
Beth
Lina
Eu sou como seus amigos franceses de alguns anos atrás, continuo achando que misturar queijos com geléias é coisa de bárbaro, risos.
Exceção para para goiabas em calda com queijo catupiry.
Até porque catupiry não é bem um queijo e muito menos francês…
Bjs.
conexaoparis
Beth
Sabe que o brie com avelãs, nozes e mel estava absolutamente delicioso.
Como boa mineira associava goiabada com queijo forte da Serra da Canastra.
Catupiry não entra na minha casa.
Jose Mauricio
Estou engordando só de ler o CP…É só tiro certeiro!!!! Socorro!!!
Lenna
Meninas, também preciso fechar a boca com urgência!!!
Sueli OVB
Os posts da Lina estão que é só delícias!
Estou no time da LuciaC, precisando imediatamente perder uns quilinhos.
Gosto imensamente desse contraste entre o queijo e o doce.
Brie com geléia de morango e pimenta é muito bom. Brie com geléia de damasco é o que há e, para mim, não cai nunca de moda. Mas a geléia de figo é mesmo imbatível.
Goiabada cascão com queijo da Serra da Canastra? Meus deuses, é bom demais!
Queijo de coalho com melado? Bom demais!
Queijo de coalho com banana, a Cartola, é de comer ajoelhado.
Agora esse brie recheado com nozes, avelãs e mel irresistível! Para fazer pra ontem.
Acho mesmo que os francêses acabarm por aprender com a gente.
Maria das Graças, há aí no Rio, no Garcia&Rodrigues, um doce de figo em barra que é um espetáculo. Você já fez o Figo Ramy?
E viva o queijo com geléias, compotas, doces em barra, doce de leite!
Engordei só de pensar.
Lenna
Aqui no Rio Grande do Sul era tradição em minha família de descendentes italianos e portugueses (avós, tias-avó, mãe, tias) fazer doces de tacho das mais variadas frutas. O “ritual” era maravilhoso. Uma curtição! Nós, pequenos, participávamos com os devidos cuidados. Claro que depois degustávamos esses doces com queijos. Principalmente doce de figo.Para nós é fator cultural e, hoje, um luxo!
HELIO JR
LINA
A culinária mineira, ao meu ver uma das melhores do país, não poderia estar errada! Acho a combinação de doce e salgado sempre muito boa. Gosto muito de queijo de cabra com mel morninho e patês de caças com geléias mais picantes, como de gengibre ou de pimenta…hummm
conexaoparis
Helio
Gosto fino! Patês de caças com geléias de gengibre!
Maria das Graças
Eymard, eu ia falar exatamente do nosso DESVALORIZADO melado de cana. Ele, acompanhado do autentico queijo de coalho nordestino é uma sobremesa simples e imbativel. Com geleia de figos eu nunca experimentei mas deve ser uma delícia. Agora me lembrei dos figos “rami” que a nossa querida SueliOVB faz e já me passou a receita. Ai eu não resisto. Os figos que eu adoro e o melado de cana…….Ulalá. Bom demais!
eymard
Lina: a combinaçao do queijo com os doces, especialmente as geleias, é perfeita. Pode ser ate a nossa rapadura ou o melado. Mas nada como, de fato, a geleia de figo com um bom queijo. E nao é que eu havia comprado exatamente uma geleia de figo para comer com um excelente queijo escolhido a dedo?
Beatriz Coelho
Oi Lina
Sou bem devagar com a Internet. Talvez por isto não esteja conseguindo comprar o Guia 1 – dos 4 roteiros em Paris. Estou esperando para pedir a alguém mais versado que eu na matéria. Abraços
Vanessa em Paris
Ola, eu gostaria de saber o nome do restaurante que serve esse brie assim.
Me deu uma vontade de provar.
conexaoparis
Vanessa
Estávamos fora de Paris. Uma reunião de colegas do marido. Perto de Rancy. Não coloquei no texto porque não me lembro mais o nome do restaurante.