Por Rodrigo Lavalle
A Moynat, inaugurada em 1849 (5 anos antes da Louis Vuitton) pelos artesãos Octavie e François Coulembier, é a mais antiga fabricante de malas da França. Assim como a sua principal concorrente na época, a empresa iniciou suas atividades quando as estradas de ferro (e posteriormente os carros) começavam a dominar o mundo.
Sempre pesquisando e utilizando novos materiais e técnicas construtivas, a marca ficou famosa por suas malas leves (tão importantes quanto hoje para se evitar o pagamento de excesso de peso), impermeáveis, seguras e com design inteligente que as faziam se adaptar aos carros da época.
Apesar de toda o seu sucesso e prestígio e de ter criado uma gama de outros produtos além das malas, a marca foi se tornando obsoleta com o passar dos anos, acabando por encerrar suas atividades em 1976. Desde então o nome foi passando de mão em mão e, ironia das ironias, foi comprado em 2010 por Bernard Arnault, CEO da LVMH, empresa que possui, entre outras marcas, a Louis Vuitton.
No fim de 2011 a Moynat foi relançada e uma nova loja de 200m2 foi aberta no número 348 da rue Saint-Honoré, corredor fashion da cidade, próximo a loja da também concorrente Goyard. Os produtos são sofisticadíssimos e caríssimos (pouca coisa por menos de 1.000€), o design é simples, elegante e unissex. O foco fica nas alças e nos fechos das bolsas, obssessão dos fundadores da marca. O marketing tem sido discreto e a intenção é se manter como um produto de luxo conhecido por poucos. Imagino que Bernard Arnault, depois da sua tentativa frustrada de comprar a maioria das ações da Hermès, tenha querido lançar um competidor à altura e que pudesse, no futuro, se igualar à Hermès e às suas bolsas-ícone.
Rodrigo Lavalle é consultor compras indicado pelo Conexão Paris. Clique aqui para conhecer sua proposta.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
Mariana Cahu Coutinho
Rodrigo ,
estou em Paris e estive hoje na loja da Moynat ! Fui muito bem atendida pelo Sr. Guy que me deu uma aula a respeito da marca ! A variedade de bolsas e realmente pequena e a que leva o print do monograma , no tamanho médio estava em falta ! Ela se parece um pouco com a Goyard , porém sem o brilho ! A da Moynat é fosca e com um toque de tecido . Confesso que ainda prefiro a da Goyard , pela opção de cores .
Estive também na Longchamp e eles lançaram uma limited edition em couros coloridos , pink , vermelho , laranja , caramelo , com alças crossbody que são lindas , duráveis e versáteis !!! Amei !!! A grande sai por 450,00 euros e a média por 360,00 !!! Super recomendo !
Um abç
Mariana Cahu Coutinho
Jacqueline
Adoraria ver a exposição, mas jamais compraria nada por preço absurdo. Coisas não devem valer demais ou se tornam um peso. Impossível se livrar delas ou por sentimento ou por apego ao que se gastou. Amo a bolsa que uso como bagagem de mão e fui eu que a fiz. Já viajou para todo lado onde andei e não faz feio. Não pesa nem 300 gramas, é impermeável, tem bolso pra tudo e é bonita. Acho que deveria produzi-la em grande escala, virar empresária e teria grana para passar temporadas em Paris e ver todas essas exposições. Pena que só produzo modelos únicos e, por isso, não existe nada mais exclusivo. tkstks
Beth
Rodrigo
Eu visitei a esposição comemorativa aos 100 anos da Louis Vuitton. Uma beleza! Deve ter sido ali por 1992/3…
Augusto Souza
Minha mulher leu sobre e comprei o ingresso dessa exposição de Jacobs/Vuitton. Espero que seja legal.
João Paulo Duque
Se existe ou não justificativa para um preço destes…jamais haverá, penso eu, uma conclusão, ja que justificativas são pessoais, relativas!
Ainda que sendo apenas mais um grande investimento, cujos objetivos são lucros obsenos, é sempre bacana ver tradição, bom gosto e, sobretudo, qualidade de verdade sendo oferecidos!
Desonesto, de fato, acredito, são montadoras de carros venderem falta de qualidade a preço de ouro…
Adorei o post! Amei a loja!
Rodrigo Lavalle
Eymard e Beth,
realmente a parte da exposição dedicada ao Vuitton é mais interessante e rica de informações que a parte dedicada ao Marc Jacobs.
Beth
Ruan carlos
Concordo com vc!
Tenho uma mala-armário para viagens de navio, herança do meu avô, que hoje é peça de decoração na casa da minha filha…
Beth
Eymard
Malas também são história!
Mostram o que os homens precisavam no seu dia-a-dia, o que era necessário transportar…
Eymard
Interessante a exposição Louis Vuitton/Marc Jacobs no museu de artes decorativas! A técnica das malas na história é muito interessante!
Ruan Campos Lambert
Ai conheço essa belissima marca as malas e bolsas saõa divinas e muitas das vezes entendo porq as pessoas vão para um preço q pra muitos um absudor mas e bom lembra vc esta adiquirindo um produto que vai durar muitoas q outros ai pelo mercadoe sem falar q e um investimento .