Por Rodrigo Lavalle
A Moynat, inaugurada em 1849 (5 anos antes da Louis Vuitton) pelos artesãos Octavie e François Coulembier, é a mais antiga fabricante de malas da França. Assim como a sua principal concorrente na época, a empresa iniciou suas atividades quando as estradas de ferro (e posteriormente os carros) começavam a dominar o mundo.
Sempre pesquisando e utilizando novos materiais e técnicas construtivas, a marca ficou famosa por suas malas leves (tão importantes quanto hoje para se evitar o pagamento de excesso de peso), impermeáveis, seguras e com design inteligente que as faziam se adaptar aos carros da época.
Apesar de toda o seu sucesso e prestígio e de ter criado uma gama de outros produtos além das malas, a marca foi se tornando obsoleta com o passar dos anos, acabando por encerrar suas atividades em 1976. Desde então o nome foi passando de mão em mão e, ironia das ironias, foi comprado em 2010 por Bernard Arnault, CEO da LVMH, empresa que possui, entre outras marcas, a Louis Vuitton.
No fim de 2011 a Moynat foi relançada e uma nova loja de 200m2 foi aberta no número 348 da rue Saint-Honoré, corredor fashion da cidade, próximo a loja da também concorrente Goyard. Os produtos são sofisticadíssimos e caríssimos (pouca coisa por menos de 1.000€), o design é simples, elegante e unissex. O foco fica nas alças e nos fechos das bolsas, obssessão dos fundadores da marca. O marketing tem sido discreto e a intenção é se manter como um produto de luxo conhecido por poucos. Imagino que Bernard Arnault, depois da sua tentativa frustrada de comprar a maioria das ações da Hermès, tenha querido lançar um competidor à altura e que pudesse, no futuro, se igualar à Hermès e às suas bolsas-ícone.
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22 Comentários
Maria das Graças
Jorge Fortunato, conheço duas marcas super-conhecidas no Brasil que tem malas ultra-leves. Em uma delas o modelo menor, de cabine, que pesa apenas 2,5kg, com 4 rodas, lançado no ano passado e cujo o preço beirava os R$1000,00 já está quase pela metade.
Augusto Souza
Acho que por esse preço, Luciano Melo, essa mala aguenta até tiro!
Luciano Melo
O problema é pagar tudo isso por uma mala dessas e depois ela ser atirada de qualquer jeito nos embarques e desembarques dos aeroportos da vida, quando não roubadas, arrombadas ou extraviadas…
Ana Gomes
Oi Rodrigo. Passei em frente a essa loja procurando justamente a Goyard, que loja linda!!!
Infelizmente minhas posses não permitem entrar nem em uma nem na outra, só posso apreciar….e ler os seus textos são adoráveis.
Madá
Adorei seu texto Rodrigo! Que loja linda!
Na hora de arrumar a mala, a gente sofre e sonha com o design associado à praticidade, acabamento perfeito, espaços que parecem ser feitos para uma necessidade específica e ainda por cima leve, como disse o Jorge. Se a gente abre mão do design, consegue boas marcas com o restante e preços que refletem o custo/benefício. Agora alguns designs de malas, muitas vezes com detalhes artesanais, têm o valor artístico que depende da emoção provocada.
jorge fortunato
As bolsas cada vez mais caras e as cópias vendidas aos milhares. Em Veneza, um chinês entrou numa loja da Louis Vuitton e fotografou a bolsa inteirinha. Nem preciso dizer o que vai acontecer…
Meu sonho de consumo era ter uma dessas malas bem leves. A minha já tem uns 5 ou 6 quilos vazia…rs
Tania Baião
Se eles conseguirem manter uma qualidade pelo menos próxima da Hermes….
O difícil é ver os preços que colocam em bolsas feitas aos milhares e que você encontra uma igual na próxima esquina…
Augusto Souza
É o que eu digo!
Rodrigo Lavalle
Augusto, realmente não existe justificativa para se cobrar uma valor desses. Aliás, a única que eu vejo é: tem quem pague!
Abs,
Rodrigo Lavalle
Augusto Souza
Sempre entro em discussão com a minha mulher porque não vejo por onde uma bolsa custa um valor desses. Uma bolsa!