Vasculho sempre as entrevistas dos chefs para descobrir novos produtos e boas dicas.
A última que li foi um “passeio no supermercado com Alain Passard”, chef três estrelas do restaurante L”Arpège.
Primeira informação, até nos supermercados podemos encontrar bons produtos. Não é preciso correr até Épicerie do Bon Marché ou na Lafayette Gourmet. No Monoprix mesmo encontro boa qualidade.
Dos produtos citados por Passard, o que mais me interessou foi a mostarda de Martin Pouret. Sou maníaca por mostarda e, se não me controlo, coloco em todos os pratos. Adoro alfaces temperadas com mostarda forte, coelho cozido com molho de mostarda, cenoura ralada com mostarda, azeite e azeitonas e quando faço uma torta salgada, antes de colocar o recheio, cubro o fundo da massa folhada com mostarda.
Não conhecia a marca Martin Pouret e descobri que se trata de uma antiga empresa de Orleans, uma das últimas a fabricar seus produtos com métodos tradicionais.
Eles são especialistas em vinagres envelhecidos em tonéis de carvalho. A maison oferece 4 tipos: vinagre de vinho, vinagre com suco de framboesa, vinagre com echalottes (uma variedade da cebola) e vinagre com estragão.
Ela fabrica também geléias de vinagre com figo para acompanhar carnes, aves, saladas.
Voltando à mostarda, com o apoio de Alain Passard, esta empresa recuperou uma antiga receita regional e lançou a Moutarde d’Orleans, fabricada com vinagre de excelente qualidade e com o famoso sal de Guérande. Uma delícia.
Você encontra este produto nos supermercados Monoprix e também nas boas épiceries como Le Bon Marché e Falayette Gourmet.
Leia aqui outro artigo onde comento as Mostardas Maille.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Augusto Souza
Olá, vou dar uma chegada em Paris no fim do mês e será minha primeira viagem internacional. Uma dúvida do iniciante aqui: Pode trazer essas comidas, temperos, bebidas para o Brasil?
conexaoparis
Augusto
Legalmente não.
Ariane Freidman
Oi Lina,
quando estive por ai no ano passado comprei alguns potes….
Abri essa semana uma com cassis…nossa fiquei impressionada com o sabor!!!
Fiquei curiosa com que tipo de alimentos vocês consomem esse tipo de mostarda. Confesso que fiquei na dúvida principalmente com as carnes.
Tem dicas?
Grande abraço,
Ariane
conexaoparis
Ariane
Este condimento é ideal para carnes, sobretudo caças: javalis, coelhos…Ótimo também com cordeiro.
Lara
Oi, Lina!
Os vinagres da Martin Pouret são realmente deliciosos. Além dos citados, experimente o de papoula: é um assombro!
Ludwig
Lina, também adoro mostarda!
Maria das Graças
Lina, prestarei atenção a essa classificação na próxima compra para dosar melhor na hora de usar. Obrigada.
Jaqueline Fontes
Vocês sabem me dizer onde encontro mostarda amarela, do tipo que temos no Brasil, em Paris?
conexaoparis
Jaqueline
Você encontra todo tipo de mostarda na Grande Épicerie de Paris no Department store chamado Bon Marché. Tem linl no artigo acima.
Maria das Graças
Suely, por adorar mostarda comprei no mercado, na esquina do apto alugado no 7º arrond, em Paris, em 2010, um pote de uma marca famosa francesa que tem loja la na Place de la Madeleine. Era do mesmo tipo que costumo comprar aqui no Rio mas a picância era muitas vezes mais forte. O resultado é que não deu para comer, o que não acontece com a mesma quantidade que uso aqui.
Aliás, a moça da loja da Place de la Madeleine, que serviu a mostarda ao Guy Martin, no programa de ontem, estava usando um avental preto igualzinho ao que comprei e uso aqui no Rio. Aliás, avental de excelente qualidade pois o tecido não solta tinta.
Suely
Maria das Graças
Também assisti o documentário ontem, muito interessante. Esse sabor picante e amargo da mostarda de Dijon é bem diferente da nossa aqui do Brasil, não diria que agrada a maioria, falta de costume. Quando estive em Bordeaux fiz a festa comprei vários potinhos de diferentes sabores, com cassis, em grãos, etc…
conexaoparis
Maria das Graças e Suely
Na França podemos escolher mostardas fortes, picantes ou não.
Eu gosto da mais forte, aquela que “sobe pelo nariz”.
Maria das Graças
Lina, por coincidência ontem à noite eu revi o programa Épicerie Fine, com o Guy Martin, na TV5 e o assunto foi a mostarda de Dijon e da Bourgone. Interessante saber do esforço que os produtores estão fazendo para recuperar o terreno perdido para os grãos vindos do Canadá e para garantir a continuidade da produção de um produto de qualidade, com processos modernos de fabricação e com padrões de higiene. Afinal de contas a mostarda de Dijon é um produto francês conhecido no mundo inteiro.
Aqui em casa uma boa mostarda faz parte da minha cesta de produtos coringas. Junto a ela tenho o tomate italiano sem pele enlatado, um bom parmesão e um bom azeite.
Lina, diga-me uma coisa. Achei a mostarda dai muitas vezes mais picante que a daqui. Será que a que vem para cá é adaptada ao gosto do brasileiro?