Se você tem entre 18 e 30 anos e seu sonho sempre foi morar e trabalhar na França, a partir do dia 1° de março isso será possível.
Muitos sonham em passar uma temporada mais extensa na França mas sempre esbarram em barreiras legais (não é permitido aos brasileiros ficar mais de 90 dias no país) e econômicas (mesmo que se consiga um visto de longa duração, ele não permite trabalhar).
O Programa Férias-Trabalho, estabelecido pela França e o Brasil, vai ajudar algumas dessas pessoas a realizar esse sonho. Ele visa a oferecer aos jovens brasileiros e franceses, com idade entre 18 e 30 anos, a oportunidade de permanecer durante 1 ano no outro país, em uma viagem de descoberta cultural com a possibilidade de trabalhar para se sustentarem.
A experiência profissional adquirida, além de uma simples forma de complementar os recursos financeiros, é também uma maneira de inserção e descoberta da sociedade do país de acolhimento e de seu modo de vida.
Quando?
Os pedidos de visto Férias-Trabalho serão aceitos a partir de dia 1° de março 2018, data de entrada em vigor do programa.
Quais a condições?
- Não ter sido beneficiado por esse programa no país em questão;
- Ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto;
- Não partir com crianças sob seus cuidados;
- Ser titular de um passaporte válido;
- Adquirir uma passagem aérea de volta ou ter recursos suficientes para comprar a passagem de volta;
- Dispor de recursos financeiros necessários para atender às suas necessidades no início da estadia;
- Apresentar uma carta de motivação e CV (em francês);
- Apresentar um atestado médico e um certificado de nada consta;
- Dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados à doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia;
- Saber falar francês não é obrigatorio mas preferível.
Como solicitar o visto Férias-Trabalho?
O pedido de visto deve ser feito junto à representação diplomática ou consular do país em questão. No Brasil o pedido pode ser entrego ao Consulado da França no Rio, em São Paulo ou em Brasília.
O visa de longa duração que lhe será entregue será válido por um ano. A duração da estadia não pode exceder um ano, a não ser por meio de um dispositivo específico, sem possibilidade de prorrogação. A princípio, não é possível mudar o estatuto durante a estadia. A duração do trabalho em um mesmo empregador pode, além disso, ser limitada.
Para mais informações e dúvidas entre em contato com a Embaixada da França no Brasil ou com o Consulado francês que atende o seu estado (clique aqui, aqui, e aqui).
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
52 Comentários
Ismael souza
Olá assim como todo cidadão tem sonhos, está aqui o meu trabalhar,em outro país inclusive França aprendendo novas tradições e comunicações,tenho facilidade em comunicação ao público,sou garçon,mensageiro manobrista,motorista e estoquista e disposto a aprender novas áreas por meios de oportunidades.
Aldiceia Brandão de souza
Boa tarde
Estou desempregada tenho muita vontade de conhecer e trabalha em outro país não falo francês em inglês tenho experiência como serviços gerais há 4 anos gosto muito do que eu faço gostaria de ter oportunidade de trabalhar em outro país como França
Marina Cruz
Boa Tarde.
O Programa de O Programa Férias-Trabalho ainda esta em vigor ?
Rodrigo Lavalle
Marina, sim.
Ana Lúcia Tomé
Tenho 53 anos sera que consigo um trabalho na França sou formada em gastronomia e pos -graduada em gestão da qualidade da gastronomia.O meu sonho é pode ir pra França trabalhar em restaurantes ou em hotel .Um abraço.
Rodrigo Lavalle
Ana Lúcia, o mercado não é fácil, principalmente para estrangeiros mas vale a tentativa. Envie seu CV para os locais nos quais gostaria de trabalhar.
Anne
Olá, boa tarde!!
Vi no site do consulado que é preciso ter uma conta bancaria com extratos recentes, mas sera que é obrigatório ter uma conta no banco ? pq não tenho .. não posso levar o dinheiro todo necessário em mãos ? se puderem me ajudar com essa informação vou ser muito grata !!
Rodrigo Lavalle
Anne, você pode trazer o dinheiro todo em espécie.
Mariana Corrêa
Tem data limite pra se inscrever? Termimo meu mestrado em junho então gostaria de pedir o visto só para depois dessa data. É possivel?
Rodrigo Lavalle
Mariana, não foi mencionado no comunicado nenhuma data de término no programa/visto. Qualquer outra informação sugerimos que você entre em contato com o consulado ou embaixada franceses no Brasil.
Rachel
Estou ansiosa para que chegue dia 1º, estou planejando ja a mudança! Vocês tem previsão de mais informações do tipo se o conjuge pode ir acompanhando durante esse período e se ele poderia ir para trabalhar?
Rodrigo Lavalle
Rachel, não sabemos lhe informar. Entre em contato com o consulado francês no Brasil.
Andressa Brum
Nossa adorei a notícia!! Tenho 27 anos, nada de francês e inglês fluente. Acho que vale a pena entrar em um cursinho pra aprender o básico e me aventurar com o marido!! Amei amei amei!!
Mariana
Olá eu tenho 21 anos e gostei bastante de saber sobre , e me interessei bastante !!! Eu gostaria de saber de até o programa está disponível , se tem uma data prevista de ida para as pessoas que conseguem e se o local de moradia é nos que temos que procurar ou fica por conta do programa??. Obrigada 🙂
Rodrigo Lavalle
Mariana, todas as informações que sabemos está no artigo acima. Sugiro que você entre em contato com o consulado francês no Brasil para mais informações. O visto tem validade de 1 ano a partir do dia em que ele for concedido. Você tem que procurar o lugar pata morar e o emprego, o programa vai lhe dar a permissão de morar e trabalhar na França por 1 ano.
Jessica Pinheiro
Adorei a noticia 🙂 tenho 25 e formada em gastronomia aqui em SP, sei que a frança é o país da gastronomia hahaha fui para Paris ano passado pela segunda vez, morar la deve ser incrivel! chegando la tenho que enviar curriculos aos lugares e tentar a sorte de trabalhar?? Mas para me concederem o visto tenho que provar recursos financeiros pra poder me sustentar la enquanto nao acho emprego, é isso? Nao faço ideia de quanto kkkkk
Rodrigo Lavalle
Jéssica, sim, a procura de emprego é por sua conta.