Se você tem entre 18 e 30 anos e seu sonho sempre foi morar e trabalhar na França, a partir do dia 1° de março isso será possível.
Muitos sonham em passar uma temporada mais extensa na França mas sempre esbarram em barreiras legais (não é permitido aos brasileiros ficar mais de 90 dias no país) e econômicas (mesmo que se consiga um visto de longa duração, ele não permite trabalhar).
O Programa Férias-Trabalho, estabelecido pela França e o Brasil, vai ajudar algumas dessas pessoas a realizar esse sonho. Ele visa a oferecer aos jovens brasileiros e franceses, com idade entre 18 e 30 anos, a oportunidade de permanecer durante 1 ano no outro país, em uma viagem de descoberta cultural com a possibilidade de trabalhar para se sustentarem.
A experiência profissional adquirida, além de uma simples forma de complementar os recursos financeiros, é também uma maneira de inserção e descoberta da sociedade do país de acolhimento e de seu modo de vida.
Quando?
Os pedidos de visto Férias-Trabalho serão aceitos a partir de dia 1° de março 2018, data de entrada em vigor do programa.
Quais a condições?
- Não ter sido beneficiado por esse programa no país em questão;
- Ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto;
- Não partir com crianças sob seus cuidados;
- Ser titular de um passaporte válido;
- Adquirir uma passagem aérea de volta ou ter recursos suficientes para comprar a passagem de volta;
- Dispor de recursos financeiros necessários para atender às suas necessidades no início da estadia;
- Apresentar uma carta de motivação e CV (em francês);
- Apresentar um atestado médico e um certificado de nada consta;
- Dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados à doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia;
- Saber falar francês não é obrigatorio mas preferível.
Como solicitar o visto Férias-Trabalho?
O pedido de visto deve ser feito junto à representação diplomática ou consular do país em questão. No Brasil o pedido pode ser entrego ao Consulado da França no Rio, em São Paulo ou em Brasília.
O visa de longa duração que lhe será entregue será válido por um ano. A duração da estadia não pode exceder um ano, a não ser por meio de um dispositivo específico, sem possibilidade de prorrogação. A princípio, não é possível mudar o estatuto durante a estadia. A duração do trabalho em um mesmo empregador pode, além disso, ser limitada.
Para mais informações e dúvidas entre em contato com a Embaixada da França no Brasil ou com o Consulado francês que atende o seu estado (clique aqui, aqui, e aqui).
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
52 Comentários
Victor
Tem noção de quanto é necessário financeiramente pra solicitar o visto?
Rodrigo Lavalle
Victor, não sabemos informar. Entre em contato com um dos consulados franceses no Brasil.
Rafaela
Bom dia,
Então com esse visto posso por exemplo pegar um curso de francês e trabalhar ao mesmo tempo? Planejo ir a Paris em breve pra passar uma temporada queria aproveitar e aprimorar meu francês, mas não queria pegar um curso de um ano, é possível? Vocês acham que esse seria um daqueles vistos super difíceis de conseguir ?
Rodrigo Lavalle
Rafaela, acreditamos ser um visto fácil de conseguir. Você pode fazer um curso de francês e trabalhar, o objetivo do visto é esse.
Francielle
Nem com 35??? Poxaaaa!!! Pq só até 30??
Aline de Oliveira
Oi, fiquei com uma dúvida. Quais empresas vão contratar os brasileiros ? Empresas brasileiras ou francesas ? Tem que arrumar o emprego aqui no Brasil primeiro ? Mas como? Tem na área de direito? Sou advogada e pretendo ir morar na França no fim desse ano. Vocês saberiam me informar como conseguir uma colocação no mercado francês na área de direito?
Rodrigo Lavalle
Aline, o objetivo do programa não é o emprego. O visto permite que você trabalhe caso seja necessário para o seu sustento. De posse do visto que permite trabalhar você pode se candidatar a empregos em empresas na França.
Vera Juliana R.C.M.Bastos
Ah, como queria, mas já passei dá idade 58 e meu francês é ruim! Grande sonho passar uns meses em Paris e trabalhar!
Ana Carolina
No comentário anterior disse que passei 2 anos…digo que tenho 32 e esse ano faço 33 anos…
Ana Carolina
Ai que tudo…
Pena que passei 2 anos para conseguir essa maravilha…
Pretendo algum dia ir para Paris atraves de intercâmbio.. .
Maria Sigales Gonçalves
Sonho meu!Mas tenho 67a será que eh possível,meu Deus eh quem sabe? Leitaria,RESTAURANTE,ESCOLA OU HOTEL.sonho meu a Deus pertence!
Edson diodo de castro
Pena passei um pouquinho da idade…kkk
Rodrigo Lavalle
Edson, que pena…
Alcilene M. de Sousa
Bom dia, CP . Sempre tive vontade de mora na França, adorei essa noticia, mas nao tenho mais essa idade. Gostaria de saber de voces se é verdade(escutei comentario) , quando se aposentar é possivel morar na França? Inclusive, pais de uma francesa nativa se aposentaram e moram aqui no Brasil. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Alcilene, existe o visto de longa duração (que citamos acima). Ele te permite morar, sem trabalhar, mas você deve provar que tem meios para se sustentar na França.