Para nós, que moramos em Paris e trabalhamos com turismo, é sempre interessante saber o que os turistas acharam da cidade. O leitor Edu Von nos conta suas impressões de Montmartre após ter ficado hospedado no bairro.
Maio 2017
The Outsider em Paris …ou melhor: Le Outsider à Paris…
Agora que já fui até na feira do bairro comprar minhas maças, posso dizer que não sou mais um simples turista. Sério, até alguns já me pararam para pedir informação!
Pela terceira vez na ville lumière, sinto-me mais à vontade para andar pela cidade e começar a me misturar aos locais, mesmo sem dominar o idioma. Mas isso um dia eu resolvo.
Na primeira vez, passeios obrigatórios pelos pontos turísticos que fazem parte do (in)consciente coletivo. Na segunda vez afastei-me para os parques, boulevares e museus diferentes. Agora é tempo de foco e zoom em Montmartre. Escolhi o bairro por sua história, acolhimento e clima descolado. Não é moderninho como “Marré” ou chique como 7ème arrondissement, o bairro da Torre Eiffel.
Mas Montmartre é la butte (a colina) mais simpática, cheia de atrações e lugares escondidos da maioria dos simples turistas mortais.
Rua a rua, se pesquisar antes, vai encontrar ecos do passado de arte e cultura que permeiam o lugar. Quase se pode sentir a presença de artistas, pintores, ver os moinhos funcionando, ouvir música e os animais das casas desta antiga e distante periferia rural dos anos 1900.
Picasso, Utrillo, Modegliani, Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Tolouse Lautréc, dentre muiros outros, moravam ou vinham se divertir por aqui.
Arquitetura também é linda, como a Villa Léandre, a casa de [Adolf] Loos, Poulbot, Picasso, e tem até uma estátua saindo de um muro!!
Acredite: tem dois cemitérios por aqui, vinhedo que ainda produz, teatros, lojas de tecidos coloridos, pintores de rua, torre com caixa d’água, cinemas, café do filme, uffa!!!
Sem falar nas escadas! Prepare-se. O melhor spa do mundo está aqui. Não custa nada e suas pernas vão doer no fim do dia… mas por uma boa causa.
Aqui o sagrado vai desde o martírio de Saint Denis (ano 253) até a construção da Sacré Coeur no início do século XX.
A Rue des Abbesses divide um pouco a região. Oferece comida e bebida, boas lojas e comércio variado. Tem praças que vai ter que descobrir!
O pecado mora ao lado: Pigalle. Na parte de baixo do morro está o bairro boêmio e erótico da cidade. Pigalle concentra muitos cabarés, sex shops e afins na região.
Famoso pelo Moulin Rouge, sempre achamos lugares bacanas por perto quando temos tempo para “flâner” (caminhar sem preocupação…) pela cidade.
Pão é Pão: a Boulangerie (“padaria”) Pacífica fica na 15 Avenue Trudaine (atrás da Place Anvers) e é mais uma experiência que deixa saudade. Não porque é uma ótima boulangerie de bairro, mas pela cortesia, alegria e atenção gentilmente dadas pelas donas. Os sorrisos sinceros de felicidade e amor pelos pães e massas servidas são mais gostosos que as melhores boulangeries do mundo… que ficam aqui perto, em Abesses. Grato meninas.
Enfim, Montmartre é um resumo de Paris e tem tudo de bom: igreja, museu, café, bebida, pecados e perdões, artistas e arte, parisienses e muitos turistas!! Eu já estou mais para viajante!!
A bientôt!!
Edu Von, 53 anos, engenheiro mecânico com MBA pela USP, apaixonado por arte, arquitetura, blues, estética, design, gente educada e Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Riany
Que legal! Adorei! 🙂 As duas vezes que fui em Montmartre mesmo só passeando eu adorei! Quero voltar!
Rodrigo Lavalle
Riany, volte sim!
Sofia H S Cavalheiro
Oi Rodrigo,
Estou definindo os passeios e já reservei com vcs o passeio guiado de Montmartre para sábado de dia e no domingo a noite o passeio de bike por Paris iluminada. Minha dúvida é o que fazer durante o dia de domingo, pois não podemos andar demais para darmos conta do passeio de bike, mas também não queremos perder nada!!!kk
Chegaremos na sexta bem cedinho e ficaremos até terça-feira a tarde. Já comprei o guia 5 roteiros em 4 dias para nos ajudar também!! Obrigada e abraço. Adoro todas as dicas de vcs!!
Rodrigo Lavalle
Sofia, praticamente tudo a ser feito em Paris envolve andar, seja passear pela cidade ou visitar museus. Sugiro o passeio de barco pelo Sena, um brunch demorado, um espetáculo de dança mais cedo.
Ricardo
Só na rue de abbesses há ainda a boulangerie coquelicot, uma pequena mas muito boa loja de vinhos, quitandas, a igreja em frente à saída do metrô, enfim… O bairro abriga também o museu de Salvador Dali, a estátua de Dalida, Sacre Coeur, restaurantes míticos; é tanta coisa que parece uma cidade! Montmartre é realmente único!
Thamís
Que relato mais gostoso de ler! Uma visão bem carinhosa desse maravilhoso bairro. ^-^
MonicaSA
Edu, ótimo texto! Assim como você, sou uma apaixonada por Montmartre. Fiquei com vontade de conhecer a boulangerie. Da próxima vez, vou lá para conferir. Merci
Alcilene M. de Sousa
Bom dia CP. Adorei as informações , Edu. Amoo Paris , mas nunca explorei Montmartre, na proxima viagem com certeza irei conhecer melhor esse bairro maravilhoso. Um abraço