O Mont Saint Michel recebe mais de 3 milhões de turistas por ano e é um dos monumentos mais visitados da França. Saiba como chegar lá, o que visitar, ingressos etc.
Por Maurício Christovão
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O Mont Saint Michel
O Mont Saint Michel recebe mais de 3 milhões de turistas por ano e é um dos monumentos mais visitados da França. Sugiro não ir lá nos finais de semana.
O acesso ao monumento é muito bem organizado. Para receber os turistas, foi criada uma estrutura distante 2.5km do MSM. Esta estrutura conta com um Centro de Informação Turística, um estacionamento e um eficiente sistema de transporte.
Caso você vá de carro, aconselho memorizar bem a localização do seu veículo, pois o estacionamento (pago) é enorme. Os pontos de pagamento ficam no centro de visitantes. Uma sugestão, fotografe a placa com as coordenadas do local. Nós não fizemos isso e custamos um pouco para achar nosso carrinho na volta.
Os turistas são transportados por um ônibus especial (navettes) chamado le Passeur, que sai continuamente da praça ao lado do centro de visitantes. São gratuitas, é só entrar e partir. Elas param também perto de alguns hotéis que ficam na estrada de acesso ao monumento.
Quem preferir pode caminhar, ou pedalar, por uma estrada que vai do estacionamento até a passarela de acesso ao Mont.
Antigamente havia histórias terríveis de carros submersos, mas isso não ocorre mais, pois os carros particulares ficam todos no estacionamento. Hoje pode-se visitar o monumento sem susto.
Aconselho uma consulta do site oficial do MSM, que traz a tabela de marés para o ano todo. As chamadas marés vivas, com as maiores variações de altura, ocorrem nas luas Nova e Cheia. Essas variações são semelhantes às de Saint Malo. Leia aqui artigo sobre Saint Malo e suas marés.
A vista do MSM ao longe, na planicie, é impactante e rende boas fotos. A entrada inicial do monumento é livre, a cobrança do ingresso é feita dentro de um dos acessos da Abadia. Lá podemos alugar aparelhos com audioguias em várias línguas.
Como o fluxo de visitantes é intenso, existe um sentido de visita que deve ser obedecido. Tiro o meu chapéu para os velhinhos europeus que, de bengala e tudo, sobem aqueles caminhos de pedra até a Abadia. Se você tem alguma dificuldade de locomoção, avalie bem suas condições físicas, pois o sobe e desce nos caminhos medievais é cruel.
Os restaurantes e lanchonetes concentram-se próximos à entrada, inclusive o Mère Poulard e sua famosa omelete de 45 euros. Se quiser se abastecer, o local é esse, pois lá para cima não há opções. As lojas de souvenirs tradicionais também estão por ali, mas na abadia existe também a loja oficial do MSM.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Um pouco mais acima ficam as opções de hospedagem, para quem quiser apreciar todo o ciclo das marés e a noite num lugar tão cheio de histórias. Uma noite de lua cheia ali deve ser de arrepiar os cabelos!
Segundo os livros de história, o MSM era inexpugnável. Carcassonne, Aigues Mortes e o MSM foram muito importantes para a formação da França como nação e a definição de suas fronteiras.
Existem vários mirantes nos jardins externos que permitem uma visão de toda a região que é muito plana. Na maré baixa, podemos ver os grupos de turistas caminhando pela areia. O CP já publicou um post sobre essa aventura que só deve ser tentada com guias locais. Leia o artigo aqui.
A arquitetura da Abadia de São Miguel é realmente impressionante. Seu interior simples, quase despojado, forma com os discretos vitrais um conjunto que convida à meditação e ao recolhimento.
Alguns vitrais apresentam o desenho de uma “Coquille Saint Jacques”, a nossa vieira, símbolo dos peregrinos do Caminho de Santiago.
Lá dentro, percorremos um caminho bem intrincado, passando por salões e um belo jardim no pátio interno.
Na ponta da torre mais alta, a 170 metros, a estátua dourada do Arcanjo São Miguel, de espada em punho, protege a abadia, os fiéis e os turistas também, espero!!!
Como ir de Paris até o Mont Saint Michel
Existem várias maneiras de ir de Paris até o Mont Saint Michel:
Opção 1: A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
Opção 2: As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles. O horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados.
Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
Opção 3: Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 3
- Uma visita inusitada ao Mont Saint Michel
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Leonardo
O MSM é um lugar muito lindo, a vista da abadia é maravilhosa.
Fui em uma tarde para tentar ver o monte se iluminar durante o por do sol e ao tentar me aproximar do monte para tirar umas fotos quase fui devorado por uma nuvem de pernilongos, eles eram enormes e picavam até por cima da roupa. Então uma dica: Leve repelente se quiser caminhar em direção ao monte ao entardecer.
Vanessa Bordin
Lindo o post! Muito bacana o blog, pois traz um pouquinho de tudo sobre os lugares. Vou aproveitar e deixar aqui o endereço do meu blog para quem quiser conhecer: vanessabordin.wordpress.com
Madá
Super texto, fotos maravilhosas! É um lugar místico além da beleza. Sugiro levar um gorro, devido ao vento lá em cima.
Mauricio Christovão
É bom saber que os restaurantes fecham cedo no MSM. Pretendo voltar lá para pernoitar e acompanhar todo o ciclo das marés, e ficar com fome à noite é muito triste!!!
Marcelo Baptistella
Estive duas vezes no Mont Saint Michel e acho que não é um passeio comum e sim uma experiência mística. Fiquei duas vezes hospedado em Saint Malo, que é perto. Da última vez fui ao Monte de carroça a cavalo…acho que isso não será mais possível. Em vez do omelette da Mère Poulard, invista em um crêpe acompanhado de cidra e depois tome um ou mais de um sorvete na ilha, são deliciosos!
Marcia Lube
Mauricio Cristhovão : o turista-reporter .
Escreva sempre, adoro os seus posts !
Alexandre
Estive por uma noite agora em meados de dezembro. Mesmo com o frio e a chuva valeu a pena. Utilizei a dica do blog Turista Profissional, cujo link peguei aqui mesmo em um post do Conexão Paris, onde segui a dica de um hotel bem simples no próprio monte Saint Michel! para 4 pessoas, um quarto escondido atrás da brasserie Pollard (atenção, não é o restaurante e sim a pequena Brasserie) com vista para o mar!!!! inesquecivel!!! a unica coisa é que dormindo na ilha vc não tem a vista da própria à noite. Mas isto não é um problema pois eu saí do monte e fui até a passarela de acesso para ver a vista iluminada pelo lado de fora….fantástico. Para quem quiser o site do hotel é: http://www.hotel-saintmichel.com/. Chegando lá descobri que ele nada mais é do que um conjunto de quartos baratinhos e simples gerido pelo hotel Terrasse Pollard, este sim mais caro….
Adorei !!! voltarei!!!
Carla araujo
Nao sou religiosa, mas amo ver as construçoes humanas e me emocionei muito nas tres vezes que fui ao Mont
Saint Michel.É lindo, vale muito a pena.Ainda retornarei, talvez para dormir e ver as marés variarem…
Cintya DaCol
AMO DE PAIXÃO…MSM é espetacular…! Nos leva de volta a tempos remotos da Idade Média… Onde sentimos na Alma o resplendor das Orações e ficamos mais perto de Deus. É mágico…!!! Tenho lindas recordações deste maravilhoso Pais que é a França e suas riquezas históricas. FELIZ ANO NOVO em 2015…!!!
Katia Almeida
Estive aí com três amigas em abril de 2014. O lugar é lindo! Nosso único problema foi em relação à alimentação. Fomos ver o por do sol lá fora e ele aconteceu bem tarde. Quando voltamos não encontramos nenhum lugar para jantarmos. Todos fecham 21h. Tentamos voltar lá para fora e tb td estava fechado. Voltamos ao Monte e parecia uma cidade fantasma. Até o hotel estava as escuras e sem ninguém n recepção. Por isso nos deram a chave.
Resolvemos ir dormir. Passamos fome com dinheiro no bolso. Tomem cuidado com este detalhe!