Os franceses são grandes apreciadores de alfaces servidas, normalmente, no final da refeição para acompanhar o queijo.
Antes de me mudar para Paris, eu não tinha o hábito de preparar uma salada simples de alface e, para falar a verdade, não me passava pela cabeça servir folhas sem outros produtos mais interessantes.
O contato prolongado com a gastronomia francesa me revelou que o segredo e o charme das folhas está na vinaigrette. Este molho, bem preparado, transforma não importa o quê em um prato delicioso. Mesmo uma banal e insossa alface.
Cada um tem a sua receita de vinaigrette e a minha leva azeite, vinagre, mostarda, sal, pimenta do reino. Faço grande quantidade e guardo na geladeira. Com ela eu tempero batatas e legumes cozidos no vapor, saladas, quinoa e mesmo carnes grelhadas.
Deliciosa, a vinaigrette é também uma bomba calórica. De olho na balança, passei a pesquisar e testar vinaigrettes mais leves. Surpresa, elas são mais interessantes que a clássica.
Um primeiro passo seria misturar, na receita clássica, o azeite com água: no lugar de 4 colheres de sopa de azeite, colocar 2 de azeite e 2 de água.
Mas, se no lugar da água, misturamos o azeite com sucos de legumes ou de frutas a vinaigrette fica mais saborosa. Exemplo: suco de laranja + suco de cenoura + suco de limão + 1 colher de azeite + mostarda + vinagre de framboesa + sal e pimenta do reino.
Podemos também eliminar completamente o azeite e substituí-lo por iogurte o% como nesta receita: salsinha + manjericão + iogurte + suco de laranja + mostarda. Neste caso bata tudo no liquidificador e guarde na geladeira.
Outra versão da vinaigrette verde seria iogurte + vinagre + mostarda + todas as ervas que encontrar (manjericão, hortelã, estragão, cebolinha, coentro) batidas no liquidificador.
Eu não uso cebola crua na vinaigrette por uma questão de gosto. Mas para os fãs vale também acrescentá-la à qualquer das receitas acima. Assim como o alho cru.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris nós oferecemos tours gastronômicos guiados feitos por uma chef brasileira. Clique aqui e aqui e saiba mais.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Lena Ranghetti
Excelentes receitas para valorizar e acompanhar as saladas de folhas. Vou experimentar todas. Merci!