Por Rodrigo Lavalle do blog Paris à Porter
Dentre as 20 grandes tendências para o outono/inverno 2013 citadas pela Vogue Paris em seu site, a mais forte delas é, sem dúvida, o “grunge”. Prova disso é que a edição de setembro da revista – a mais importante do ano – foi totalmente dedicada a ela.
O grunge foi aquele movimento musical lá do começo dos anos 90 que teve como principais expoentes as bandas Nirvana e Pearl Jam. Dentro desse universo, os ícones da época foram o vocalista do Nirvana, Kurt Kobain e sua sempre louca esposa, Courtney Love. Tudo o que eles vestiam no dia a dia, de uma forma corriqueira, acabou virando referência de estilo na época e da época.
Para os homens: camisas xadrez de flanela; jeans detonados; suéteres largos e desabados; tênis all star velho.
Para as mulheres: vestidos-camisola fluidos, desestruturados e floridinhos; suéteres oversized; xadrez e coturnos.
A idéia era um visual naturalista, sem rebuscamento, sofisticação ou teatralidade. Estética que encontrou ressonância na obra de fotógrafos como Corinne Day e Juergen Teller.
Como a moda de uma época volta a ser relevante 20 anos depois de seu auge, em 2013 foi a vez dos estilistas olharem para trás e ressuscitarem o grunge para a geração que não o viveu. Na verdade, o grande culpado disso foi o novo estilista da Yves Saint Laurent, Hedi Slimane, que sempre foi fascinado pelo universo do rock. Apesar de sua coleção outono/inverno 2013 ter sido mal recebida pela imprensa (séria) especializada, ela foi influente e conseguiu captar a atenção do público e das marcas fast fashion. Hoje em dia em Paris você encontra a indefectível camisa xadrez de vermelho e preto em toda e qualquer vitrine e em todo e qualquer corpo.
Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono que o Conexão Paris, juntamente com outros blogs de brasileiros que moram na Europa, estará publicando.
- Alemanha! Por que não? – Como se vestem os alemães no outono
- Londres para principiantes – Como arrumar a mala para o outono em Londres
- Milão nas mãos – Tendências moda outono inverno em Milão
- Passaporte BCN – A moda outono em Barcelona
- Turomaquia – Moda outono inveno na Espanha
Leia também os outros posts da série:
- Espetáculos, concertos e musicais no outono parisiense
- Outono, a estação dos cogumelos e das trufas na França
- Parques e florestas para você ver o outono em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Marcia Lube
Concordo com Marcello Brito.
Moda para mim é isso mesmo; você faz o seu visual com a combinção que melhor lhe agradar. Não importa se ela tem xadrez, estampado, pois ou listas.
E sobretudo, ter um estilo próprio.
Marcello Brito
Particularmente moda nao está no meu radar primeiro de interesses, mas acho que esse post não é sobre o que usar no outono/inverno de 2013 e sim sobre a principal tendencia da moda neste periodo, sem merito de valor.
Se o Grunge foi tema completo de uma das mais importantes e influentes revista de moda do planeta como a grande e principal tendencia do momento e é o “it” referencial do agora e das conversas interessadas no tema na cidade, a informação é relevante e merece um post, fazendo deste blog um organismo vivo dos acontecimentos de ponta de Paris.
Tudo é adaptação e como Jorge, fico feliz de poder usar por mais uma temporada minha camisa xadrex vermelha e preta cansada de guerra, e mais ainda, o casaco emprestado de amigo 4 numerações acima da minha. E, ufa, nao se importar se a sueter tem padronagem de losangos, a camisa é xadrex e o casaco em listas. Mas a parte a brincadeira, acho que é por ai mesmo: pescar na estetica proposta o que agrada , o que liberta e o que sugere.
jorge fortunato
Particularmente, não curto o visual grunge. Acho que sou meio careta. Porém, como moda é tendência, aproveitamos as cores e alguns acessórios e vamos montando nosso look. Sou fã de camisas xadrez e até topo um suéter desabado, aliás, adorei essa expressão!
Juliana
Lenna, Madá e Beth: eu até faço parte do time das “mais novinhas”, mas também gostaria de uns insights mais clássicos – afinal, não dá pra sair por aí toda grunge todo dia hehe
Beth
Rodrigo
Concordo com a Lenna e a Madá…
Abs.
Madá
Também gostei dos coturnos, meias finas e vestidos curtos, mas vou reforçar o pedido da Lenna para sugestão de visual de outono para as mais conservadoras.
Tânia Ziert Baião
Eu gosto muito desse contraste de vestidos fluidosXcoturnos.
Lenna Ranghetti
Rodrigo, mil desculpas! Meu iPad, às vezes, toma decisões por mim e troca palavras. É “look” e não “lobos”.
Sophia
Nossa, que criativo. #sqn
Lenna Ranghetti
Rodrigo, acredito que esses lobos sejam para as jovens. Gostaria de ver alguns para as mais maduras. Merci!